O handebol é um esporte apreciado na vida dos brasileiros. No Brasil inteiro, a modalidade figura nas aulas de Educação Física, além de estar presente nas seleções femininas e masculinas, que dão show nas competições.

Porém, mesmo com essa difusão, muita gente não sabe, ao certo, as regras do esporte e onde praticá-lo. Quase todos têm contato na escola e na televisão, mas não conseguem levar o handebol para a vida pessoal.

Pensando nisso, o Rio Quente Resorts preparou este artigo para você entender tudo sobre a modalidade. Também não deixe de acompanhar o festival Remexa em nossos hotéis, que apresentará a prática de esportes e de atividades físicas.

A história do handebol

A história do handebol começou na Alemanha. Ele foi criado por Karl Schelenz, professor de Educação Física e atleta, em 1919. No começo, o esporte era praticado somente por mulheres em campos de grama. 

Pouco depois, o esporte foi jogado em campos de futebol e também por homens. No começo, cada equipe continha 11 jogadores, mas depois foi estabelecida a regra atual, de 7 participantes de cada lado. A primeira aparição olímpica do handebol foi em 1936. Após um hiato, reapareceu somente em 1972.

Chamado handebol ou handball, o esporte tem esse nome justamente pelos termos do inglês hand, que quer dizer mão, e ball, para bola. É essa a principal característica do esporte: o jogo com as mãos, que envolve troca de passes, arremessos e bloqueios.

Regras do handebol

Muita gente confunde as regras do handebol com outros esportes de quadra, mas não é difícil entendê-lo! Assim como em outros, o objetivo é fazer gols. Para isso, cada jogador não pode dar mais de três passos ou ficar mais de três segundos com a bola antes de passar e arremessar.

Uma partida de handebol oficial possui dois tempos de 30 minutos, com 10 minutos de descanso. Ele é bastante dinâmico e possui regras para manter essa característica. Além disso, não é permitido tocar a bola com os pés, arrancá-la das mãos do adversário e utilizar a violência no contato físico.

A regra dos pés, entretanto, não se aplica aos goleiros. Há um espaço demarcado, chamado área do gol, onde os jogadores de linha não podem pisar, e os goleiros podem utilizar todas partes do corpo e até conduzir a bola. No entanto, quando passam dessa área, estão sujeitos às mesmas regras dos demais atletas.

A quadra de handebol tem 40 por 20 m, as traves medem 3 m de comprimento por 2 m de altura. A área do gol possui 6 metros de comprimento. Em caso de faltas em situações claras de gol, é marcado o tiro de 7 m, equivalente ao pênalti do futebol.

jogador em quadra arremessando bola de handebol

Handebol no Brasil

Compreendeu o que é handebol? Principalmente em época de jogos olímpicos e pan-americanos, ele recebe muita atenção dos brasileiros. Todavia, é um esporte que ainda precisa de mais reconhecimento, mesmo com grandes conquistas nacionais.

O esporte chegou na década de 1930 no Brasil e, já em 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol. Em 1979, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) foi criada. Além de ser praticado amplamente no nível escolar básico, médio e superior, há campeonatos estaduais e nacionais.

O Brasil tem conquistas e partidas históricas no esporte. A seleção feminina conquistou o ouro nos jogos pan-americanos de 1999, no Canadá, e venceu o campeonato mundial em 2013, na Sérvia. 

As seleções mais vitoriosas do handebol, tanto na modalidade masculina quanto feminina, são europeias, como França e Dinamarca. Outros países têm força internacional, como a Coreia do Sul e o próprio Brasil.

Benefícios do handebol

Por ser um jogo rápido, dinâmico e que utiliza o corpo inteiro, os benefícios do handebol são múltiplos, sem contar o alto nível de diversão e a comunidade que se forma em torno do esporte.

Os membros inferiores e superiores do corpo são exercitados durante a prática do handebol. Os jogadores fortalecem os músculos e desenvolvem a coordenação motora. Pelo fluxo constante dos movimentos, o sistema cardiorrespiratório é beneficiado, auxiliando a prevenir doenças.

Contudo, é preciso tomar os cuidados necessários para a prática do esporte. Use sempre tênis próprios para quadra e roupas leves. Caso se sinta mais seguro, pode utilizar joelheiras e munhequeiras. Na prática profissional, os jogadores usam uma espécie de cola para a melhor aderência da bola à mão.

Venha praticar esportes no Rio Quente Resorts!

Gostou de conhecer mais sobre o handebol? A modalidade é familiar ao brasileiro, mas precisa ser mais praticada. Por que não começar hoje e procurar jogadores na sua cidade? Quanto mais você jogar, mais entenderá as nuances dessa modalidade tão dinâmica e emocionante!

Que tal praticar e conhecer atividades físicas no Rio Quente Resorts? Nos meses de agosto e setembro, apresentamos o festival Remexa, com atrações para toda a família, desde clínicas de tênis e surfe até ioga, passando por danças, meditação e hidroginástica.

Então, escolha um de nossos pacotes promocionais e venha curtir com a gente! O Rio Quente Resorts tem acesso ao Hot Park, além de atrações para todas as idades e restaurantes deliciosos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos