* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Se você gosta de fazer caminhadas em meio à natureza e passeios que incluem trilhas na mata, precisa estar preparado para lidar com imprevistos. Por isso, é fundamental saber o que levar para uma trilha e aproveitar o seu passeio ao máximo.

Neste artigo, selecionamos alguns itens essenciais e que não podem faltar na sua mochila de trilha. Antes de fazer o passeio, lembre-se de pesquisar sobre as condições climáticas e especificidades de cada trilha. Agora vamos às dicas? Confira!

Protetor solar

O protetor solar é um item que não pode faltar na sua mochila de trilha. Ele deve ser usado antes da exposição solar e, preferencialmente, seguindo as orientações do seu dermatologista. 

Alguns protetores são indicados para praticantes de esportes e podem ser uma alternativa mais adequada para quem vai fazer trilhas. Esses protetores contam com maior capacidade de fixação, absorção e facilidade de espalhar.

Sapatos apropriados

Para tornar a sua experiência mais tranquila e sem intercorrências, não se esqueça de separar bons sapatos para trilha. Para escolher o sapato ideal, você precisa saber o nível de dificuldade da trilha, o tempo de duração da caminhada e as condições do terreno. 

Repelente

Ao montar a lista com o que levar para uma trilha, o repelente é outro item essencial. As caminhadas são feitas em matas, áreas em que habitam muitos insetos. Com o repelente, você reduz o risco de picadas e reações alérgicas. 

Existem diversas opções de repelentes disponíveis no mercado e, dependendo da região onde você vai fazer a trilha, podem ser indicados produtos específicos. Sempre busque informações antes de adquirir esse tipo de produto. 

Lanches e bebidas

Para garantir um passeio tranquilo, não esqueça da hidratação e da alimentação. Leve água suficiente para toda a caminhada, especialmente se a trilha for em um local com pouca infraestrutura.

Outra coisa que não pode faltar são lanches leves e que ofereçam energia para a caminhada. Você pode optar por barras proteicas, barras de cereal, frutas frescas ou frutas secas e lanches que não precisam de refrigeração (já que eles vão ficar na mochila por um período de tempo maior).



Toalha de banho

Se a trilha envolver algum tipo de contato com água, como lagos e cachoeiras, você não pode esquecer de levar toalhas de banho. Leve toalhas pequenas próprias para trilhas e não esqueça de ter em mãos um saquinho plástico para acondicioná-las.

Passeios em cachoeiras, tardes na praia e visitas a parques aquáticos são atividades que têm tudo a ver com o verão. Por isso, aproveite essa época do ano para usufruir desse tipo de atração.

GPS e mapa da Região

Considerados dois itens de segurança imprescindíveis para quem vai fazer trilhas mais longas e em locais sem estrutura, o GPS e o mapa da região são fundamentais para a sua localização durante a trilha.

Há uma infinidade de opções de GPS disponíveis no mercado, desde GPS portátil até relógios que marcam a localização e criam gráficos específicos que podem ser analisados após o passeio.

Apesar de todas as opções tecnológicas, é sempre bom ter em mãos um mapa da região. É possível encontrar muitos mapas disponíveis para impressão na internet. Caso não encontre, entre em contato com o parque onde a trilha está localizada para verificar a disponibilidade desse item. 

Roupas de trilha

As roupas de trilha incluem peças leves e confortáveis que não prejudiquem a transpiração. Opte por blusas de dry-fit, calças ou bermudas. Não esqueça do calçado apropriado e lembre-se de ter sempre uma peça reserva na sua mochila, especialmente se entrar em rios ou cachoeiras.

Para se proteger do sol, use bonés ou chapéus, e não se esqueça de levar bons óculos de sol. Esses itens trazem mais conforto durante o passeio e evitam dores de cabeça causadas pela longa exposição ao calor. 

Kit de primeiros socorros

Quem sabe como fazer uma trilha conhece os desafios e dificuldades que pode encontrar no caminho. Por isso, além de todos os itens já mencionados, não podemos deixar de citar o kit de primeiros socorros.

Um kit de primeiros socorros para trilha deve conter, entre outros itens: luvas cirúrgicas, gaze, tesoura, curativos, soro fisiológico e antisséptico. Você pode encontrar todos os artigos necessários em uma farmácia.

Lembre-se de levar também uma capa de chuva, canivete, pastilha de tratamento de água, lanterna, isqueiro e apito. Tudo isso em uma boa mochila para trilha, em tamanho adequado para o período de duração da sua caminhada.

Você gostou de saber o que levar para uma trilha? Então que tal começar a planejar a sua próxima viagem e viver uma experiência de conexão com a natureza? Conheça os nossos pacotes promocionais e aproveite as ofertas exclusivas que preparamos especialmente para você! 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

Demais localidades