Se você está pensando que ao conhecer Corumbá de Goiás você irá conhecer nada além de belas paisagens e cachoeiras refrescantes, estamos aqui para enriquecer ainda mais sua experiência!

Corumbá de Goiás é um patrimônio histórico nacional, e representa a história do povo goiano com muita beleza e experiências inesquecíveis.

Embarque com a gente nessa aventura cheia de história, belezas naturais e cultura goiana!

História de Corumbá de Goiás

Algo muito importante sobre Corumbá de Goiás é que este é um destino que vai muito além das opções de ecoturismo.

Corumbá é um atrativo bastante recomendado para quem gosta de aprender mais sobre a história do Brasil e do estado de Goiás. A povoação da região surgiu em 1731, sendo um polo de mineração no Rio Corumbá e Ribeirão Bagagem.

A região ganhou fama entre os paulistas e portugueses que partiam em busca de pedras preciosas, e aí construíram suas moradias às margens do rio.

E você já deve ter ouvido falar sobre o ciclo de ouro, né? Apenas relembrando, as cidades que fizeram parte foram a Cidade de Goiás, Cocalzinho, Jaraguá, Abadiânia e Pirenópolis - onde fica Corumbá de Goiás.

Por isso, você vai encontrar várias representações na arquitetura, pontos turísticos e ruas que parecem nunca ter mudado desde o século 18! É tudo tão bem preservado que a cidade toda foi tombada como patrimônio histórico e artístico nacional.

Onde fica Corumbá de Goiás

Construções coloniais de Corumbá de Goiás

Como comentamos acima, Corumbá de Goiás fica em Pirenópolis, localizada a 110 km da capital.

Quem vive viajando pelas estradas da região, e já pegou a BR-414 partindo de Brasília é porque está com a intenção de chegar em Corumbá!

E, se você pegar essa estrada, o Salto de Corumbá com certeza vai chamar a sua atenção pelo caminho. A grandiosidade e beleza chamam a atenção de quem passa por lá! Inclusive, a maioria dos viajantes adoram dar uma pausa para curtir a vista do mirante à beira da estrada.

Clima em Corumbá de Goiás

Quando falamos em Goiás, já separe uma roupa leve e fresca, porque é certo que vai fazer muito calor! Em Corumbá, não é diferente. O verão é uma longa estação, ocupando quase o ano todo com suas altas temperaturas. Já o inverno é curto e a queda da temperatura não é um choque repentino, mas sim gradativo.

Para você ter uma ideia, ao longo do ano, a temperatura média é de 17ºC a 33ºC. Bem agradável, não é mesmo?

Corumbá de Goiás: turismo com as mais belas paisagens em lugares surpreendentes

Bora explorar o que Corumbá tem a oferecer?

Você vai amar conhecer cada canto dessa cidade goiana!

Igreja Nossa Senhora da Penha de França

Para começar, precisamos destacar um ícone histórico, cultural e religioso. A Igreja de Nossa Senhora da Penha de França foi construída pelos bandeirantes paulistas, como forma de agradecimento ao ouro que encontraram em Corumbá.

Este foi um feito marcante especialmente pelo fato de ser a primeira construção feita em alvenaria em toda a cidade! E, no teto da igreja, a riqueza dos detalhes para representar a aparição de Nossa Senhora dos Pirineus Franceses - padroeira da cidade - é de encher os olhos. Para você ter uma ideia, a igreja recebeu o título de patrimônio histórico e artístico nacional em 1988. Vale muito a pena conhecer, viu?

Ela fica no centro da cidade, na R. Comendador Félix Curado, 122.

Cine Teatro Esmeralda

Falando em construções antigas, o Cine Teatro é outro lugar impressionante para conhecer!

O local é super conservado, representando o estilo de vida da época em que foi construído. E o legal é que a sua estrutura foi uma das primeiras do Brasil a oferecer equipamentos para entretenimento e tecnologia ao alcance da população local.

Ele fica bem próximo à igreja, e vale conferir a programação pelas redes sociais da prefeitura para conseguir aproveitar o Cine Teatro em grande estilo!

Cachoeiras de Corumbá

Cachoeira em Salto do Corumbá

Se você está indo para Corumbá, não dá para deixar de aproveitar um dia para dar aquele mergulho em uma cachoeira, mas lembre-se que para curtir um dia de muito sol e água refrescante, é preciso se preparar para evitar perrengues.

Algumas cachoeiras oferecem infraestrutura para você não se preocupar com muita coisa, mas vale lembrar de levar um lanchinho, protetor solar, repelente, uma troca de roupa, dinheiro em espécie e muita disposição para explorar algumas trilhas!

Vamos lá?

Salto Corumbá

Lago em Salto do Corumbá com o pôr do sol ao fundo

O Salto Corumbá é um dos maiores atrativos da região!

O local é um Parque Ecológico, que além das cachoeiras, oferece atividades como rapel, escalada, tirolesa, arvorismo e até boia cross para mais aventura correndo pelas suas veias.

E se pintar a vontade de passar a noite, tudo bem! O parque oferece camping e pousada para você e sua família aproveitarem tudo o que tem direito por mais tempo! Agora, falando do Salto Corumbá, a cachoeira tem 65 metros de altura. Não é atoa que é uma das favoritas de quem passa por lá.

Para chegar até ela, você vai fazer uma trilha de 800 metros. Algumas partes dessa trilha são um pouco desafiadoras, mas nada que ultrapasse um nível fácil de trilha, já que conta com escadas e apoios ao longo do caminho.

Separe a roupa de banho e se jogue nessa aventura!

Cachoeira da Gruta

Ainda dentro do Parque Salto Corumbá, como dissemos, você encontra outras cachoeiras, e uma delas é a Cachoeira da Gruta.

Às vezes, ela é até mais visitada que a do Salto, porque o acesso é ainda mais fácil pela trilha. Mas também tem a questão do visual: a água cai do paredão em uma gruta. É uma vista impressionante! Tire várias fotos por lá, viu?

Cachoeira do Ouro

Ainda mais fácil de ser visitada dentro do parque, é a Cachoeira do Ouro. Perfeita para quem viaja com a criançada, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.

Ela fica bem pertinho da sede do parque, e há dois caminhos a serem seguidos: para a parte de cima ou para a parte de baixo. Por se tratar de uma cachoeira, você já deve imaginar que a parte de cima é acima da queda, e a de baixo é o poço d’água para se banhar, não é mesmo? A vista de cima é de cair o queixo, parece uma paisagem que saiu diretamente de um filme! Mas, pelo fluxo da água, não é uma área própria para banho.

Se a ideia é curtir o dia todo, pegue a trilha que te leva para o poço!

Cachoeira do Rasgão

Se as outras são trilhas mais curtinhas e de fácil acesso, a Cachoeira do Rasgão é a trilha mais longa. Também fazendo parte do parque, a trilha para a cachoeira é de 2 km, ida e volta, em meio ao cerrado.

Você vai conhecer de pertinho os cactos, flores, afloramento rochoso e muito mais!

Ainda, o Córrego do Rasgão forma mais 3 cachoeiras menores, com um grande poço para banho. É muita beleza!

Corumbá de Goiás tem ainda mais encantos para tornar a sua viagem inesquecível, e você ainda pode contar com a melhor estadia no Rio Quente!

Complexo Rio Quente no meio do cerrado goiano

Se a vontade de explorar ainda mais os atrativos goianos estiver batendo aí, vale a pena conhecer as piscinas de águas termais. Além de relaxante, a água é naturalmente quente, com propriedades minerais que fazem muito bem para o seu corpo!

Por que não aproveitar uns dias pelo interior de Goiás, no coração do cerrado goiano e depois sair ainda mais na rotina?  O Rio Quente, é um complexo de hoteis all inclusive com piscinas naturalmente quentes, perfeitas pra você se divertir e descansar.

Ah…e já que vai estar por aqui, reserve um dia para aproveitar o Hot Park - um dos melhores parques aquáticos do mundo!

O que acha? Estaremos esperando por você e toda a sua família!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos