Você quer fugir da rotina e aproveitar uma folguinha durante a semana, mas não sabe o que levar para uma viagem de cinco dias? Que tal algumas dicas para se organizar sem se esquecer de nada?

Independentemente da duração da viagem, se programar com antecedência é fundamental para aproveitar o passeio sem preocupações. Por isso, preparamos um checklist com tudo o que você precisa levar na bagagem. Confira! 

1. Documentos 

A primeira coisa que costumamos ter em mente ao pensar sobre o que levar para uma viagem de cinco dias são as roupas. Porém, antes disso, é importante considerar aspectos mais “burocráticos”, como documentos pessoais, licenças, declarações e até comprovantes de vacinação.

A seguir, listamos alguns itens básicos que não podem faltar em uma mala para viagem curta. A lista foi montada para destinos nacionais. Por isso, no caso de viagens internacionais, é importante consultar a companhia aérea e o site do Governo Federal.

  • Carteira de identidade ou outro documento oficial de identificação com foto (CNH e passaporte são aceitos);
  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira Nacional de Habilitação, caso você vá dirigir;
  • Certificado nacional de vacinação contra a COVID-19, expedido no site do ConecteSUS ou do Poupatempo.

Além dos documentos mencionados, caso você pretenda realizar algum passeio em um local com visitação controlada, que exija a apresentação de informações, declarações ou permissões adicionais, organize tudo com antecedência para expedi-las e levá-las.

Outra dica importante é providenciar um boletim de ocorrência caso perca algum documento de identificação. Ele pode ser requerido pela internet e justifica a falta dos itens originais.

2. Roupas e acessórios

Não tem como definir o que levar para uma viagem de cinco dias sem mencionar as roupas e os acessórios. Na hora de escolhê-los, a dica é considerar o tipo de destino, o clima local e as atrações que deseja conhecer.

Por se tratar de um período curto, a ideia é ter roupas limpas todos os dias. Por isso, quando você for montar a mala ideal para a viagem, faça combinações com todas as peças que pretende usar durante a estadia. Nossa sugestão é levar cinco combinações para o dia, no mínimo, e três para eventos especiais à noite, como jantares e passeios. 

Além disso, inclua na sua lista algumas opções de reserva para ocasiões não planejadas ou imprevistos. Sobre as peças íntimas e as roupas de banho, também é recomendado levar uma para cada dia, garantindo que sempre haja opções limpas e secas.

Já no caso dos calçados, você pode usar o mesmo durante muito tempo. Aqui, a melhor maneira de se programar é pensar em quais são os passeios programados e qual é o item que pode ser utilizado em cada atividade. Leve sempre um tênis, um calçado aberto confortável — pode ser um chinelo — e algo mais formal para jantares e eventos.

3. Peças especiais para esportes e passeios

Com tamanho quase continental, o Brasil abriga destinos com os mais diversos tipos de atrações, como cachoeiras, trilhas, piscinas termais e muito mais. Por isso, na hora de organizar sua mala, não se esqueça de incluir roupas para passeios e esportes. 

Para isso, a dica é definir as atividades que pretende fazer e verificar as condições climáticas antes de embarcar. Assim, é possível selecionar as peças e os objetos especiais necessários, como tênis de caminhada, óculos escuros, boné, protetor solar, repelente e roupas confortáveis.

4. Kit de medicamentos e itens de higiene pessoal

Na hora de pensar sobre o que levar para uma viagem de cinco dias, é importante considerar os kits de medicamentos e os itens higiene pessoal. Afinal, nunca sabemos quando vamos precisar de um remedinho ou uma pasta de dente nova. Para não se esquecer de nada, faça um checklist de viagem com todos os objetos que devem ser levados.

Caso a viagem seja de avião, lembre-se de ficar atento às diferenças entre a bagagem despachada e a bagagem de mão, além das restrições de transporte de determinados objetos na aeronave. O mesmo vale para o ônibus. 

Imagem de um casal andando com duas malas de viagem

Destinos para conhecer em uma viagem de cinco dias

Agora que você já sabe o que levar para uma viagem de cinco dias, que tal conhecer algumas dicas de destinos para explorar? Confira três opções incríveis para visitar no Brasil! 

Paraty (Rio de Janeiro)

Se você deseja fazer uma viagem rápida para um lugar cercado de natureza e repleto de histórias, Paraty é um excelente destino. Localizada a 200 km da capital do Rio, a região possui um enorme valor histórico-cultural, com construções datadas de mais de um século, e abriga belíssimas praias de águas cristalinas. 

Costa do Sauípe (Bahia)

Se a ideia é investir em uma viagem de cinco dias com bastante sombra e água fresca, o complexo de hotéis Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia, é uma ótima alternativa. Banhando por praias exuberantes, o resort conta com sistema all inclusive e atrações incríveis para todas as idades, como spa, quadras poliesportivas e muito mais. 

Rio Quente (Goiás)

Você já imaginou aproveitar os dias de descanso em um paraíso de águas aquecidas naturalmente? A cerca de 200 km de Goiânia, a cidade de Rio Quente abriga piscinas termais quentinhas, com efeitos terapêuticos para você relaxar sem preocupações. 

Com sol praticamente o ano todo, a região é cercada pelas belezas do Cerrado e atrai milhares de visitantes todos os dias. No município, você pode se hospedar no Rio Quente Resorts, um complexo de hotéis que conta com uma infraestrutura completa, além de atrações para todas as idades e acesso ilimitado a um dos maiores parques aquáticos da América Latina, o Hot Park

Você está interessado e quer desfrutar de toda essa comodidade? Então, não perca tempo! Confira agora mesmo nossos pacotes promocionais, escolha a opção que cabe no seu bolso e faça sua reserva! 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos