* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Já pensou em poder unir trabalho e viagens na rotina? Ser capaz de conhecer lugares e culturas novas e exercer sua profissão enquanto faz isso? Assim é a vida de um nômade digital. Essas pessoas têm o mundo como o seu escritório e usam a internet como um meio para realizar um ofício.

Ficou curioso sobre essa prática? Fique tranquilo! A equipe do blog do Rio Quente preparou um conteúdo especial para você entender tudo sobre nômades digitais e o que fazer para ser um. 

O que é um nômade digital?

A primeira coisa que você precisa entender é o conceito do que é ser nômade. Essa pessoa é alguém que não tem uma moradia fixa e passa a vida viajando por vários lugares, estabelecendo residências por um tempo determinado. 

O nômade digital tem essas características, mas com um diferencial: ele trabalha durante as viagens e usa a internet para isso. Sem a presença física, ele depende de uma imagem on-line forte para conquistar clientes e receber uma remuneração. 

Vantagens de ser um nômade digital

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é nômade digital, vamos contar sobre as vantagens de quem escolhe ser um. É importante entendê-las se quiser explorar esse estilo de vida.

Rotina e carreira

Sem estar na estrutura de uma empresa, o nômade digital tem o controle da própria rotina. Ele pode estabelecer quantas horas e quais dias da semana vai trabalhar, montando um cronograma que esteja exatamente nos limites do que quer fazer no cotidiano.

Além disso, esse estilo de vida oferece liberdade para controlar a carreira. Um nômade digital pode escolher quais serviços quer fazer, de acordo com suas habilidades e com a disponibilidade da rotina montada. É ideal para quem prefere realizar um ofício que realmente gosta. 

Clientela

Por realizar o trabalho de forma on-line, o nômade digital consegue ter uma clientela de qualquer lugar no mundo. Assim, não é preciso firmar uma conexão física com quem o contrata. Essa praticidade de contato pela internet também pode ajudar a divulgar as habilidades do profissional em diferentes culturas e expandir ainda mais sua lista de clientes e contatos.

Contato com diferentes culturas

Uma das principais vantagens de quem escolhe ser um nômade digital é poder desfrutar de lugares variados. Por passar um tempo determinado inserido numa rotina de um local novo, o contato ajuda a entender melhor o que é ser parte daquele mundo. 

O nomadismo digital oferece um aprendizado que só o convívio diário com pessoas que vivem nesses costumes pode proporcionar. Você pode aprender tudo sobre culinária, idiomas, festas típicas, história e muito mais. 



O que preciso fazer para ser um nômade digital?

Ser um nômade digital requer muito planejamento, tanto antes de começar sua jornada, quanto depois. Para ajudar você a entender melhor sobre como viver nesse estilo, separamos algumas dicas para a organização das suas viagens e do seu dia a dia. 

Controle de gastos 

O primeiro passo para entrar no mundo do nomadismo digital é fazer uma organização financeira. Você vai precisar estabelecer um método para receber seus pagamentos pela realização de um trabalho. É importante sempre manter o registro de tudo que é lucrado, para, assim, evitar futuros contratempos.

Além disso, é fundamental lembrar que você terá gastos rotineiros, como alimentação, moradia e acesso à internet. Tente sempre montar um cronograma com tudo o que precisa pagar em cada destino. Dessa forma, pode saber quais tarefas necessita para se manter.

Montando sua mala

Antes de determinar o seu roteiro, tente reduzir o número de objetos que vai levar durante a sua vida como nômade digital. Por estar sempre mudando e utilizando vários meios de transporte como avião, carro e ônibus, é pouco prático manter muitas coisas na sua mala. 

Escolhendo o destino ideal

Na hora de escolher seu destino, pense sempre na questão do fuso horário, pois você pode lidar com clientes de todo o mundo, e eles podem realizar videoconferências para conhecer quem estão contratando. 

Não se esqueça de considerar um lugar com uma boa conexão à internet, já que é sua ferramenta de trabalho. Com a pandemia, é fundamental também pesquisar todas as restrições e quais máscaras são aceitas em cada lugar. 

Trabalhos indicados para nômades digitais

Após entender como ser um nômade digital, você precisa pensar em quais tarefas vai fazer para se manter nesse estilo de vida. Como já explicamos, há muita liberdade na hora dessa escolha, mas é essencial optar por ofícios que possam ser realizados virtualmente. Listamos alguns para ajudar!

  • Produtor de conteúdo digital;
  • Tradutor;
  • Redator;
  • Fotógrafo;
  • Criador de designs;
  • Empreendedor on-line;
  • Palestrante;
  • Professor.

É sempre legal entender onde essas profissões se encaixam nas culturas em que você tem contato como nômade digital. Outro detalhe importante é que saber línguas distintas pode ser um diferencial para aumentar sua clientela. É possível realizar cursos on-line, ao mesmo tempo que viaja pelo mundo.

Enquanto realiza seus trabalhos, é essencial montar um portfólio. Isso ajuda muito na hora de conquistar novos clientes, pois eles podem ver a qualidade do seu serviço. Para entender o que faz um nômade digital, lembre-se sempre de que a presença on-line é o que faz a diferença.

Pronto para conhecer lugares novos?

A vida de um nômade digital é muito interessante, certo? Se você quer se tornar um e não sabe qual vai ser seu primeiro destino, que tal optar por um resort com várias atrações em meio às belezas e a cultura de Goiás? O Rio Quente possui cinco hotéis e espaços gastronômicos para todos os gostos.

O resort conta com água naturalmente aquecida, que abastece todas as suas atividades, como o Hot Park e o Parque das Fontes. Além disso, o Rio Quente está seguindo todas as medidas de prevenção contra a COVID-19, prezando sempre pelo turismo responsável. Aproveite nossos pacotes promocionais e agende sua estadia!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia