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Mesmo com um planejamento minucioso, alguns contratempos podem acontecer em uma viagem. Um dos mais conhecidos é o voo atrasado, que prejudica a vida de alguns turistas, principalmente aqueles que estão viajando a trabalho ou precisam estar no destino em um horário específico.

Pensando nisso, o Blog do Rio Quente preparou um conteúdo para orientá-lo nessa situação. Vamos contar quanto tempo o voo pode atrasar, quais são as obrigações das companhias aéreas e como reivindicar seus direitos. Afinal, não há nada melhor do que poder viajar com tranquilidade e praticidade, não é mesmo?

Quais são os motivos para o atraso de um voo?

O primeiro passo do que fazer nesses casos é compreender quais são os motivos para essa mudança. Existem várias situações que podem atrasar a decolagem de uma aeronave. Por isso, separamos alguns exemplos de como saber se o voo atrasou.

  • Causas meteorológicas, como chuvas fortes e neve, por exemplo;
  • Atraso na conexão;
  • Manutenção na aeronave;
  • Troca de aeronave;
  • Overbooking: quando ocorre um excesso de reservas, e não há lugares disponíveis para todos.

Para saber o que fazer quando o voo atrasa, verifique o horário de saída e embarque do aeroporto. Se notar que já passou da hora marcada, vá até o guichê da companhia aérea, informe-se sobre o motivo do atraso e saiba quais são as suas opções para aquela situação. 

Conheça seus direitos em caso de atraso no voo

Notou que já passou do horário de decolagem do avião? Então, é hora conhecer seus direitos nessa situação. Primeiro, é importante estar com todos os documentos para ter como comprovar o atraso de voo, como passagem e cartão de embarque.

Nesse caso, as companhias aéreas têm o dever de informar imediatamente sobre o motivo do atraso, além de dar atualizações sobre novo horário de chegada e destino da aeronave a cada 30 minutos. Caso essa espera passe de uma hora, a empresa é obrigada a tomar algumas medidas para o conforto dos passageiros.

Voo com uma hora de atraso

Nesse caso, a companhia deve fornecer meios de comunicação, como internet e telefone. Assim, os passageiros poderão explicar sobre o voo atrasado para quem está esperando no destino, além de informar sobre o novo horário de chegada.

Duas a três horas de atraso

Com um voo atrasado de duas a três horas, a companhia é obrigada a fornecer opções para alimentação dos passageiros até a chegada da nova aeronave. Por isso, para aprender como e onde reclamar atraso de voo nesse caso, exija lanches e bebidas ou até um ticket alimentação por parte da empresa.

Quatro horas ou mais

Se o atraso de voo for superior a quatro horas, a empresa deve oferecer acomodações e transporte. Caso você esteja na sua cidade de residência, a companhia deve disponibilizar meios para retornar a sua casa e voltar para o aeroporto depois.

voo atrasado

Outras opções para casos de voo atrasado

Além das opções que citamos acima, as companhias aéreas devem oferecer as alternativas de reembolso, mudança de voo ou até possibilidade de viajar por outra empresa. Confira o que fazer em cada situação.

Reembolso

O reembolso só é permitido para voo atrasado por mais de quatro horas. Você pode solicitar a devolução do valor total ou parcial no guichê da companhia aérea. Isso é feito de maneira imediata, à vista ou no cartão de crédito, de acordo com a modalidade de pagamento do cliente.

Você também pode optar por receber o reembolso em forma de pontos ou milhas da companhia aérea escolhida. Assim, pode viajar em outra ocasião, sem contratempos.

Mudança de voo

Se quiser optar pela mudança de voo, existem duas alternativas. Uma delas é escolher outra aeronave da empresa, agendando o dia e o horário mais próximo para fazer sua viagem. A segunda opção é viajar por outra companhia aérea, que siga para o destino desejado o mais rápido possível, sem custos adicionais.

O que fazer se o voo for cancelado?

Pegou um voo atrasado que foi cancelado, depois de muita espera? Então, é importante saber o que fazer nesse momento. Existem duas alternativas: para quem está no aeroporto de partida e para quem está no local de conexão ou escala.

Caso esteja no aeroporto da partida, as companhias aéreas devem fornecer as opções de reembolso e mudança de avião, conforme explicamos acima. Agora, se a situação ocorrer em um local de conexão ou escala, você poderá:

  • receber o reembolso integral e retornar ao local de partida sem custos;
  • permanecer no local e receber reembolso do trecho que não foi percorrido;
  • remarcar o voo na mesma empresa, sem custos;
  • embarcar em outro avião da mesma ou de outra empresa, sem custos;
  • concluir a viagem por outro meio de transporte, com assistência material da companhia aérea.

Viaje sem contratempos!

Viu só? É muito fácil garantir seus direitos em casos de voo atrasado. Agora que já sabe o que fazer nessa situação, que tal conhecer um destino incrível em meio às belezas de Goiás? O Rio Quente tem cinco opções de hospedagens com atrações para agradar a todas as idades.

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