Para algumas pessoas, planejar uma viagem é uma atividade corriqueira. Entretanto, montar o roteiro, monitorar as passagens, escolher a hospedagem e pesquisar sobre a documentação necessária pode ser bastante trabalhoso.

Uma viagem começa a ser vivida muito antes do embarque, por meio das pesquisas, da escolha do destino e da acomodação. Um bom planejamento é fundamental para que todos aproveitem a experiência da melhor forma. 

Pensando nisso, criamos um passo a passo que ensina como planejar uma viagem. Confira as nossas dicas.

1. Escolha o destino

Escolher o destino é um passo fundamental para planejar uma viagem. Mas sabemos que é difícil, afinal, são tantos lugares para visitar! Por isso, temos uma dica: crie uma lista com todos os destinos que você gostaria de conhecer. Assim, quando tiver a oportunidade de viajar, basta verificá-la.

Faça algumas perguntas: você quer ir para um lugar quente ou frio? É uma viagem nacional ou internacional? Qual o orçamento disponível? Quer conhecer muitas cidades ou relaxar? As respostas irão te ajudar a saber qual o destino que você está procurando para aquela ocasião.

2. Defina a duração da viagem

Passar 20 dias isolado no interior pode ser tempo demais, enquanto esse mesmo período passa voando em uma eurotrip. Por isso, é importante definir a quantidade de dias da viagem com base no destino. Outro fator que deve ser considerado são os dias de férias que a família tem disponível. 

Além disso, analise qual será o período da viagem. Pesquise sobre o clima e quando é a melhor época para visitar o seu destino, isso fará toda a diferença. Já imaginou ir para o Nordeste na época de chuvas? Ou pegar o El Niño em Machu Picchu? Com certeza a sua experiência seria prejudicada. 

3. Considere os protocolos de segurança

Após meses em isolamento social, é importante que a retomada do turismo seja feita de maneira responsável e siga os protocolos de segurança. Por isso, esse fator também deve ser considerado durante o planejamento. Uma viagem nacional, por exemplo, pode ser a melhor escolha para esse momento de reabertura.

Um resort proporciona relaxamento em meio à natureza e, no sistema all-inclusive, ainda é possível usufruir dos melhores serviços. No Rio Quente Resorts, a capacidade de hóspedes foi reduzida e as medidas de higiene estão sendo seguidas para que todos permaneçam seguros, sem abrir mão da diversão.


planejar viagem

4. Confira a documentação necessária

Durante o planejamento da viagem, você irá perceber que é necessário pesquisar sobre muitos fatores. Um deles é a documentação. Verifique se o destino exige algum tipo de visto ou vacina específica.

Assim, você evita imprevistos desagradáveis e pode ir se preparado para a viagem com a documentação correta. Aqui, vale uma dica: lembre-se de fazer um seguro viagem se for para o exterior. Dessa forma, você estará preparado para todas as situações.

5. Monitore os preços da passagem

Com o destino escolhido e com o período da viagem definido, comece a monitorar os preços das passagens. Para encontrar o melhor preço, é necessário paciência, pesquisa e muitas simulações em diferentes sites.

Alguns dias podem ser mais concorridos que outros, por isso, se tiver flexibilidade na agenda, busque voos um dia antes do planejado ou dois dias depois — a data pode influenciar muito no preço. Além disso, não deixe de conferir se o valor apresentado contém todas as taxas inclusas para evitar surpresas.

6. Escolha a acomodação

A acomodação é um dos pontos principais de planejar uma viagem, mas deixe para reservá-la depois de comprar as passagens aéreas. Se for optar pelo carro ou ônibus, é possível escolher a acomodação com bastante antecedência, já que não há necessidade de monitorar a passagem. Inclusive, fica mais fácil aproveitar as promoções do hotel.

Veja mais alguns fatores que devem ser observados para fazer uma boa escolha: localização, estilo da hospedagem, serviços inclusos e avaliação de outros hóspedes. Em uma viagem em família, piscinas e salas de jogos deixam tudo mais divertido, então não deixe de verificar se o local oferece opções de lazer.

7. Faça um roteiro

Você sabe como montar um roteiro de viagem? Comece pesquisando os pontos turísticos do seu destino e veja quais atrações culturais estarão disponíveis. Já imaginou acrescentar uma ida ao teatro ou a uma exposição? A experiência ficaria ainda mais completa.

Se você vai para o litoral, busque as praias e as trilhas que existem por lá, além de passeios de barco e mergulho, por exemplo. Sabendo todas as informações, fica fácil fazer um roteiro de viagem personalizado, composto das atividades que a sua família irá aproveitar. Além disso, lembre-se de pesquisar restaurantes típicos e bem avaliados na região.

Venha para o Rio Quente Resorts!

Agora que você já sabe planejar uma viagem, é a hora de programar o próximo destino. No Rio Quente Resorts você e sua família aproveitam para relaxar com as águas termais. Além disso, com toda a estrutura do local, diversão não falta em nenhum momento!

Estamos seguindo os protocolos de segurança para que os hóspedes possam se divertir e relaxar de maneira segurança. Confira os nossos pacotes promocionais e reserve diretamente pela Aviva para garantir benefícios exclusivos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no telefone a qualquer hora!

Central - São Paulo

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia