Fazer uma viagem é sempre um momento especial. Não importa se acontece no feriado prolongado ou nas férias, cair na estrada e conhecer novos lugares é uma experiência emocionante. No entanto, para fazer isso de maneira segura, é importante saber escolher os carros para viajar.

Quando o destino é próximo e a estrada está em boas condições, o sedan da família consegue dar conta do recado. Entretanto, viagens mais longas e que possuem um trajeto difícil, exigem um carro para viagem mais preparado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão ajudar na escolha do melhor carro para a sua viagem. Veja, a seguir, quatro fatores devem ser considerados.

1. Tipo de veículo

Existem diversos tipos de veículos e carrocerias. O carro pode ser de um modelo hatch, sedan, crossover ou SUV, por exemplo. Ao analisar os carros para viajar, é fundamental entender as diferenças entre os modelos e saber quais vantagens cada um oferece. 

Sabendo escolher o modelo mais adequado, a viagem fica ainda melhor. E, para isso, é fundamental analisar o percurso que será feito. Assim, será possível saber quais os melhores carros para viajar naquelas condições específicas.

Em uma viagem radical, com um percurso de estradas de terra, um 4x4 apresenta uma performance melhor do que um sedan, por exemplo. Já para quem está indo à praia e tem chances de pegar trânsito na serra precisa considerar o conforto do carro, o hatch ou o SUV podem ser uma opção mais vantajosa.

2. Tamanho e conforto

Se você quer fazer uma boa viagem de carro, precisa considerar o tamanho e o conforto do automóvel. E, quando a família inteira resolve pegar a estrada, esses fatores são ainda mais importantes.

Em primeiro lugar, é necessário que o veículo tenha assentos para todos. Além disso, também é importante dispor de um porta-malas com espaço suficiente para a bagagem dos integrantes.

O estofado precisa ser confortável e o espaço para as pernas também. Afinal, isso faz toda a diferença em longos percursos. Caso haja crianças, uma boa ideia é levar brinquedos, iPad ou DVD portátil, para que elas se mantenham entretidas.

carros para viajar

3. Consumo de combustível

Alguns veículos consomem mais combustível que outros. Isso pode não ser muito importante para quem usa o carro apenas no dia a dia e faz trajetos curtos. Entretanto, é um fator fundamental para analisar no seu carro para viagem.

Afinal, um automóvel que consome muito vai aumentar os custos da sua viagem de carro em família. Desse modo, analise a performance do carro para que ele tenha uma boa relação entre quilômetros rodados e litro de combustível.

Vale lembrar que os carros a diesel, modelos híbridos e à gasolina possuem a tendência de consumir menos combustível na estrada. 

4. Segurança

Os melhores carros para viajar são aqueles que proporcionam segurança a toda a família. A maior parte dos veículos conta com airbags duplos e freios ABS — responsável por amenizar os riscos de derrapagem.

Entretanto, alguns equipamentos completam essa segurança básica, deixando o carro mais preparado para imprevistos. Alguns desses itens são: airbags laterais, sensor de pedestre e sistema Isofix.

Alugar um carro pode ser uma boa opção

Os carros para viajar precisam apresentar uma boa performance para que o percurso seja calmo e seguro. Entretanto, o veículo utilizado no dia a dia nem sempre tem essa capacidade, pois não foi comprado para tal utilidade.

Por isso, se você deseja dirigir na estrada com segurança, alugar um carro para viajar pode ser uma boa escolha. Assim, a família consegue aproveitar a experiência de maneira confortável e sem passar por situações inconvenientes.

Então, caso seu carro não seja adequado para uma viagem específica, como um trajeto com muitas estradas de terra no interior, não é necessário cancelar a viagem ou mudar os planos. Considere o aluguel de um veículo apropriado para a situação.

Venha para o Rio Quente Resorts de carro!

Agora que você já sabe como escolher um carro adequado para viajar, já pode programar uma viagem para o Rio Quente Resorts. Assim, a família consegue aproveitar as paisagens e conhecer lugares interessantes ao longo do caminho.

Em tempos de pandemia, essa é uma forma de viajar de maneira segura, mantendo o distanciamento social. Estamos preparados para te receber seguindo todos os cuidados de higienização! Então, não deixe de conferir nossos pacotes promocionais.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - São Paulo

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia