* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Viajar de carro é uma experiência fantástica. Além de passar mais tempo com a família, o trajeto entre a sua casa e o destino permite conhecer novos lugares e curtir a estrada. Antes de sair de casa, porém, é preciso planejar. Uma das dúvidas mais comuns de quem viaja de carro é: como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?

O cálculo de custo com combustível é simples, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes para não errar na hora de estimar os seus gastos, principalmente agora que os valores da gasolina têm sofrido aumentos constantes. Neste artigo, trazemos dicas que vão ajudá-lo a responder sua dúvida sobre “como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?”. Confira!

Defina qual vai ser a rota da sua viagem

Antes de fazer o cálculo de combustível, você deve saber qual vai ser o trajeto percorrido. Por meio de aplicativos específicos de mobilidade, você consegue verificar a distância da sua cidade até o destino, inclusive com diferentes opções de trajeto.

Uma viagem de carro deve ser feita com planejamento, independentemente de você estar viajando sozinho, em casal ou em família. É fundamental verificar os melhores trajetos, avaliar os custos e programar as eventuais paradas, especialmente em viagens mais longas em que pode ser necessário se hospedar pelo caminho.

O cálculo de pedágio e combustível só pode ser feito se você souber a rota traçada, já que, a partir disso, vai ter a quilometragem a ser percorrida e vai saber quais postos de pedágio vão ser encontrados ao longo do trajeto.

Descubra qual é o consumo médio do seu veículo

Você já sabe qual é a primeira informação necessária para responder à pergunta “como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?”. Agora, tendo em mãos informações sobre o trajeto percorrido, o próximo passo para saber um dos custos da sua viagem de carro consiste na análise da autonomia do seu veículo.

Os carros podem ter diferenças significativas em sua autonomia. Para projetar os custos, é importante que você saiba a quantidade de quilômetros o seu carro percorre com cada litro de combustível.

O consumo médio pode ser calculado aplicando a seguinte fórmula: média de consumo = trajeto que vai ser percorrido ÷ quantidade combustível utilizado. A maioria das pessoas com carro sabe a autonomia dele. Caso você não saiba, basta pesquisar no Google o consumo médio a partir de informações como ano e modelo do veículo.


Verifique o custo médio do combustível

Outra informação essencial, que ajuda quem está querendo saber como calcular combustível e estimar o gasto médio durante a viagem, é o custo do combustível. Então, se você usa gasolina, sabe que os preços têm sofrido reajustes frequentes, razão pela qual é necessário verificar o custo médio do litro próximo à data da viagem.

Além disso, os preços podem variar de uma cidade para outra, então não tem como ter 100% de certeza em relação aos gastos, já que você provavelmente vai abastecer mais de uma vez e em cidades diferentes.

No período entre outubro de 2020 e os doze meses seguintes, a gasolina teve um aumento médio de 60% em todo o país. Isso significa um custo expressivo no orçamento do turista, que precisa avaliar essa despesa durante o planejamento da viagem.

Apesar do aumento nos preços de combustível, viajar de carro ainda é uma alternativa economicamente viável e recomendada, especialmente para quem gosta da modalidade. A dica é sempre verificar e comparar os custos em relação a uma viagem de ônibus e de avião.

Aplique a fórmula e calcule o custo de combustível

Já sabe a resposta para aquela pergunta inicial: como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem? Como você viu, para calcular o consumo de combustível, é necessário ter a seguintes informações:

  • rota de viagem e quilometragem a ser percorrida até o destino;
  • autonomia do veículo/consumo médio de combustível;
  • preço do combustível.

Com essas informações em mãos, você consegue calcular o gasto de gasolina na viagem, bem como o combustível necessário para percorrer o trajeto. Para calcular isso, você pode aplicar a seguinte fórmula:

  • combustível necessário = distância a ser percorrida ÷ consumo médio do carro.
Imagine, por exemplo, que o carro tenha um consumo médio de 12 km/L e a distância até o destino seja de 305 km. Nesse caso, o cálculo para descobrir a quantidade de combustível necessário seria 305÷12 = 25,41 L. 

Agora, com a quantidade necessária para chegar até o destino, você deve consultar o valor e aplicar esses números na seguinte fórmula: combustível necessário para a viagem × valor do litro de combustível.

Usando o nosso exemplo anterior, em uma viagem de ida e volta, seriam necessários cerca de 50 L de combustível. Com a gasolina comum a um preço médio de R$ 7,00/L, o gasto total com combustível seria de R$ 350,00.

Lembre-se que esse é apenas o custo de ida e volta. Então, se você usar o carro durante a estadia, principalmente para percorrer trajetos mais longos, ele vai ser maior. Avalie todas as despesas de acordo com as particularidades da sua viagem e se organize com antecedência para aproveitar a sua estadia ao máximo.

Agora que você já sabe responder à dúvida sobre “como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem”, que tal aproveitar para conhecer nossos pacotes? Confira os pacotes promocionais do Rio Quente e venha aproveitar seu período de descanso com a gente.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia