* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
O enjoo é um problema comum durante viagens, principalmente entre as crianças, mas não pense que são apenas os pequenos que sofrem com isso, adultos também podem passar por situações incômodas no carro, no ônibus ou no avião. Nesse contexto, surge a dúvida: o que fazer para não enjoar na viagem?

Esse desconforto é uma condição chamada cinetose ou enjoo de movimento. Em alguns casos, representa apenas um mal-estar, em outros, vem acompanhado de sintomas como sudorese, dor de cabeça, palidez, tontura e até mesmo sensação de desmaio.

O que acontece é que o nosso cérebro recebe informações confusas da visão, da audição e dos nervos periféricos, que estão à movimentação do corpo. Pensando em ajudar você a lidar com o problema, preparamos algumas dicas de como evitar enjoo em viagem. Confira!

Conheça truques que ajudem a minimizar o enjoo

Antes de mais nada, você precisa estar atento a alguns truques que, se colocados em prática, vão ajudá-lo a saber o que fazer para não enjoar na viagem. O primeiro deles diz respeito a sua preparação. Hidrate-se e consuma alimentos leves antes de sair de casa. Nada de consumir álcool, café, alimentos pesados e gordurosos, ok?

Caso você queira saber o que fazer para não vomitar na viagem, a alimentação é o primeiro cuidado. Não viaje em jejum e evite alimentar-se em excesso ou com produtos que seu organismo vai ter mais dificuldade para digerir. É necessário que se encontre um equilíbrio.

Adiante, falaremos mais sobre a questão da alimentação, mas antes vale a pena conferir outros cuidados, como a escolha do assento adequado. Sempre que possível, prefira os assentos centrais, seja em carros, ônibus ou aviões. Esses assentos balançam menos, com isso, a movimentação é menor e, consequentemente, o risco de você se sentir enjoado.

Na viagem de ônibus e de carro, prefira sempre as janelas abertas. Por proverem ventilação, previne-se o mal-estar e também pode ser uma boa ajuda caso você se sinta mal durante o trânsito.

Por fim, quem tem mais propensão a se sentir enjoado deve evitar fixar o seu olhar no momento constante na estrada, isso pode contribuir para a sensação de mal-estar. Nesse caso, fixe o olhar em um ponto imóvel e evite acompanhar o movimento.

Saiba quais alimentos ajudam a evitar o enjoo

Quando se fala sobre o que fazer para não enjoar na viagem de ônibus, de carro ou de avião, a alimentação é sem dúvida um dos pontos de maior atenção. Como mencionamos, uma alimentação equilibrada e leve antes da viagem vai fazer toda diferença para não enjoar na viagem.

A maçã, por exemplo, é uma aliada na saúde do seu estômago. Você pode ingerir a fruta antes da viagem ou durante o trajeto, quando se sentir mal. A composição dela ajuda a eliminar substâncias que contribuem para aumentar o mal-estar.

Outro alimento que pode contribuir para diminuir a náusea é o biscoito de água e sal. O amido presente no biscoito contribui para a absorção dos ácidos do estômago, eliminando o mal-estar. Ele pode ser consumido antes ou quando surgir o sintoma. Somado a ele, as oleaginosas são uma boa opção de lanche de viagem, pois, além de saudáveis, elas ajudam a reduzir o mal-estar causado pelo enjoo.

Por fim, tenha sempre uma garrafinha de água por perto, um organismo devidamente hidratado está mais seguro contra os riscos de enjoo. A seguir, listamos alguns alimentos que devem ser evitados pelas pessoas com predisposição a cinetose:

  • café;
  • bebidas alcoólicas;
  • bebidas gaseificadas;
  • alimentos que fermentam, como, brócolis, couve-flor, melancia, leite e derivados; 
  • alimentos gordurosos;
  • doces.



Entenda seu corpo e conheça os sinais 

Não existe uma fórmula mágica sobre o que fazer para não enjoar na viagem. O enjoo em viagem é um problema que pode acontecer com pessoas diferentes e por razões que também diferem entre si.

Por exemplo, há pessoas que conseguem ler livros, revistas e ficam no celular dentro do carro ou do ônibus sem problemas. Entretanto, outras pessoas se sentem enjoadas e não conseguem ler uma página sequer sem se sentir mal.

Isso acontece porque nosso cérebro recebe a informação da visão de que ela está parada, enquanto isso o labirinto envia para o cérebro a informação de que a pessoa está em movimento. Esse conflito de informações faz com que o cérebro não consiga entender se a pessoa está parada ou em movimento.

Entretanto, isso muda de uma pessoa para outra, por isso é fundamental que você conheça o seu corpo e entenda os sinais. Observe como o seu organismo responde aos estímulos durante a viagem e evite reproduzir qualquer situação que seja um gatilho para o surgimento do enjoo.

Use medicamentos apenas com orientação médica

Por fim, uma solução muito utilizada de como evitar enjoo em viagem de ônibus e outros meios de transporte é o uso de medicamentos específicos para náusea. De fato, essa pode ser uma alternativa em casos mais graves, entretanto, a dica é fazer uso deles apenas em caso de necessidade e com a devida orientação médica. 

Existem muitas maneiras e dicas de como não sentir enjoo na viagem e você pode estar atento a elas antes de recorrer a substâncias químicas. Entenda como o seu organismo se comporta, alimente-se de forma adequada e hidrate-se antes da viagem, isso já vai fazer toda a diferença.

O cuidado com a saúde durante as viagens é sempre uma preocupação de todos os turista. Mesmo agora, com a vacinação em fase avançada e o retorno das viagens de avião e das férias, situações envolvendo o cuidado da saúde devem estar em primeiro lugar. Cuide-se, previna-se e viaje com tranquilidade e segurança.

Agora que você já sabe o que fazer para não enjoar na viagem, que tal planejar suas próximas férias conosco? Conheça nossos pacotes promocionais e aproveite para viver uma experiência incrível e única.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia