Você já conhece a Cidade de Pedra de Goiás? Mossâmedes, também chamada de “Mossangeles”, é um destino que tem muito a oferecer para você. Por ser uma cidade pequena, de apenas 5 mil habitantes, você encontra lá aquele aconchego de cidades interioranas e muita simpatia dos moradores.

Além dos pontos turísticos que exaltam a beleza natural do cerrado goiano, você também vai conhecer tradições culturais e a história da região. O pacote completo!

Está preparado? Vamos lá!

Entenda a história de Mossâmedes, GO

Para começar falando da história da cidade, vale destacar que ela tem quase a mesma idade de Goiás, a capital do estado.

A comunidade teve início em 1755, conhecida como Aldeia de São José, para ser o lar das tribos indígenas Akroás e Naundós. Anos depois, em 1774, a região foi repovoada com edificações construídas pelo comando do Governador da Capitania de Goiás, José de Almeida Vasconcelos Several de Carvalho, também conhecido como Barão de Mossâmedes.

Ao longo dos anos, em determinado momento, a região passou a se desligar da cidade vizinha e se tornou a Freguesia de São José de Mossâmedes, depois, se tornou o Distrito de São José de Mossâmedes, passando também a pertencer ao município da Cidade de Goiás.

Foi só em 1938 que o nome se tornou apenas Mossâmedes, e alguns anos depois, em 1953, se tornou um município independente.

Saiba onde fica este patrimônio

Mossâmedes fica a 147 km da capital, e a 37 km da Cidade de Goiás. A proximidade dela com o Parque Estadual da Serra Dourada é um grande motivo de alegria para os moradores.

Acaba que, pela proximidade, a Serra Dourada faz parte da paisagem, e também é um grande ponto de lazer para quem mora na Cidade de Pedra.

Inclusive, esse apelido foi conquistado porque, na Serra Dourada, em uma área bem próxima da cidade, existia a Pedra Goiana. Ela era uma pedra enorme, de toneladas, apoiada naturalmente em duas pequenas pedras. Era uma formação de natureza impressionante!

Como chegar: melhores rotas para conhecer esta cidade única

Estrada que leva a Mossamedes, em Goiás

Para chegar em Mossâmedes, você tem mais de uma escolha. Você pode chegar até lá de carro, ônibus de turismo ou avião. Na verdade, os únicos meios de transporte que vão te levar diretamente até a cidade são o ônibus - porque a cidade tem o seu próprio terminal rodoviário - ou o seu carro.

Por ser uma cidade pequena, ela não conta com um aeroporto próprio, então você teria que chegar na capital para pegar outro meio de transporte até lá. Se você estiver pensando em viajar de carro, não esqueça de planejar a melhor rota partindo da sua cidade, e calcular os custos da viagem.

Para chegar na cidade, seja de carro ou de ônibus, você vai chegar em um dos sentidos da Rodovia Raul Caiado Fleury, a GO - 164, que atravessa Mossâmedes. E olha, a vista da estrada é de encher os olhos!

Clima de Mossâmedes

O clima do estado é bastante conhecido pelas suas altas temperaturas. Isso porque o clima é predominantemente tropical. Mas é calor o ano inteiro? Bom, no inverno, com massas de ar frio, a temperatura média varia entre 10º C a 22º C. Na sua cidade, isso ainda é calor ou é frio?

Por exemplo, se você é da região sul do Brasil, provavelmente não considera essa média tão fria assim, não é mesmo?

Agora, voltando para Mossâmedes, vale destacar que, assim como o restante do estado, as estações do ano são separadas em duas: a temporada de seca e a de chuvas fortes. O período seco vai de maio a setembro, enquanto o chuvoso acontece de outubro a abril.

Escolha bem a época que mais favorece a sua viagem!

Romaria dos Carros de Boi: uma tradição levada a sério

carro de boi parado em frente a um lago

Antes de falarmos sobre essa tradição regional, você sabe o que são os Carros de Boi?

O próprio nome já entrega um spoiler, é claro, mas pode ser entendido como veículos que transportam bois. Mas acontece que é o oposto disso! Sabe as carroças que são comumente puxadas por cavalos? Então, um carro de boi é uma carroça puxada por bois. Já sabia?

Bom, o carro de boi é um dos meios de transporte mais primitivos e simples, que ainda são utilizados nos meios rurais.

Agora, falando da tradicional Romaria dos Carros de Boi, o evento é um desfile dos carros de boi que representa a força e o respeito às tradições do homem do campo. Geralmente, os carros são decorados com flores e fitas coloridas.

O desfile acontece como parte da Romaria na Festa do Divino Pai Eterno. Isso aconteceu porque, em meados do século 19, os moradores de regiões rurais precisavam se transportar para a festa em carros de boi, e ao longo dos anos, a chegada dos participantes passou a fazer parte da tradição.

Vale destacar que a tradição começou em Trindade, onde é a maior Festa do Divino Pai Eterno de Goiás!

Não deixe de participar! A celebração acontece todo quarto domingo do mês de julho.

Os pontos turísticos de Mossâmedes esperam por você

Agora que você está mais por dentro da história e cultura de Mossâmedes, vamos conhecer os pontos turísticos?

Separamos alguns lugares que você precisa visitar quando estiver por lá!

Cachoeira da Andorinha

Por Mossâmedes ficar em uma região que faz calor quase o ano todo, os moradores da região adoram fugir para os recursos naturais que ajudam a dar aquela refrescada. Ainda bem que as opções de cachoeiras em Goiás são várias, né?

Bom, a Cachoeira da Andorinha é uma ótima opção para você tomar um banho bem refrescante, já que fica a cerca de apenas 10 km da cidade, no Parque Estadual da Serra Dourada.

Inclusive, já deixe marcado aí que este parque é quase a principal fonte de lazer da região. A sua visita é quase obrigatória!

Praça Leinor Oliveira dos Santos - Fonte da Biquinha

Outro lugar muito legal para você conhecer é a Fonte da Biquinha. Antigamente, era ali que os moradores coletavam água para cozinhar, se banhar e beber. Com o passar do tempo, a fonte já não era mais utilizada para este fim, visto que com a modernidade as pessoas passaram a ter água em suas próprias casas.

Mais legal ainda é que, com a reforma do local, a praça foi construída em homenagem aos moradores antigos, que precisavam da fonte para viver. Inclusive, o nome da praça é em homenagem a uma das moradoras. Você também vai encontrar outros totens com nomes de outras pessoas e até mesmo fotos dos mesmos.

A praça fica na região central da cidade, fácil de encontrar!

Serra Dourada

Aqui estamos falando da “menina dos olhos” da região!

Um dos grandes motivos, além da beleza natural da serra, é o fato de que a sede municipal está localizada aos pés de Mossâmedes. Vale destacar também que a Serra Dourada é um dos principais divisores de águas da região central do Brasil, além de ser uma das formações rochosas mais antigas do planeta!

De acordo com estudos, ela data do período pré-cambriano, cerca de 70 milhões de anos atrás. Impressionante, não é mesmo? A natureza é demais!

O local, que faz parte do Parque Estadual, é área de proteção ambiental e conta com um parque que é reserva da Universidade Federal de Goiás. Os alunos, quando precisam ir à campo, ficam hospedados em uma casa com uma vista impressionante de toda a paisagem da serra. Nada mais inspirador do que isso, não é mesmo?

Pelo Parque Estadual da Serra Dourada, você vai explorar trilhas de diferentes níveis de dificuldade, apreciar formações rochosas milenares, conhecer milhares de espécies típicas e raras do ambiente do cerrado e muito mais!

Ah, contrate um guia turístico para fazer o passeio com segurança e para aproveitar o melhor do parque com quem já conhece cada cantinho de lá.

Praça Acylino Luiz Pereira

Bem no centro da cidade, você vai encontrar a Praça Acylino Luiz Pereira. Ela é considerada uma das principais praças da cidade.

E, se você é de uma cidade pequena ou já visitou outras cidades como Mossâmedes, você sabe que uma praça popular é um ótimo lugar para conhecer os moradores, passear, praticar exercícios ou apenas sentar e contemplar o movimento da cidade tranquila.

A praça conta com opções de comida ao redor, então é legal passar um tempinho por lá enquanto experimenta algum prato regional!

Igreja Matriz São José

Que tal conhecer o único monumento histórico do estado de Goiás que foi genuinamente construído pelo Governador José de Almeida Vasconcelos Soveral e Carvalho?

A Igreja Matriz de São José foi construída em 1774, quando Mossâmedes ainda pertencia à província de Goiás, como contamos para você anteriormente. Ela tem tanta importância que foi homologada como Patrimônio Histórico do Estado de Goiás!

Já sabe, né? Vale a pena visitar e conhecer de perto cada detalhe do local, mesmo tendo sido reformado em 1997 para preservar suas instalações. Ah, e a igreja fica em frente a uma grande praça que reúne diversos moradores e fiéis em dias de celebrações religiosas.

Conheça Mossâmedes e todos os seus encantos e aproveite para conhecer o Rio Quente!

Piscina de águas quentes do Rio Quente, no meio do cerrado goiano

Goiás é um estado com muita riqueza natural, não é mesmo?

Inclusive, você já conheceu as piscinas naturais de águas termais? Elas são um grande atrativo do estado, seja pelas propriedades medicinais ou pela sensação de relaxamento, vale a pena experimentar! A distância de Mossâmedes até o Rio Quente - onde você pode se hospedar no Rio Quente Resorts - pode até ser um pouco longa, mas a diversão de conhecer um lugar novo não é justamente explorar novos horizontes? A viagem dura cerca de 4h30, e você pode fazer o trajeto com o seu próprio carro ou de ônibus. De qualquer forma, as paisagens que você vai encontrar no caminho fazem tudo valer a pena!

E aí, topa embarcar nessa aventura? Estaremos esperando você e a sua família de braços abertos! Faça a sua reserva agora mesmo.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos