Ao viajar de carro, é possível garantir uma experiência única, que permite conhecer novos lugares, curtir a estrada e aproveitar um tempo em família. Entretanto, é preciso planejar antes de sair de casa. Nesse momento, uma das dúvidas mais comuns é: como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?

Apesar de simples, é importante ter atenção na hora de realizar o cálculo de consumo de combustível. Afinal, é necessário ser preciso ao estimar os gastos, principalmente agora, que os valores sofrem aumentos constantes. 

Por isso, preparamos este artigo recheado de dicas e informações para ajudá-lo a responder sua dúvida sobre “como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?”. Confira!

1) Defina qual vai ser a rota da sua viagem

Antes de fazer o cálculo de combustível, você deve saber qual vai ser o trajeto percorrido até o destino. Por meio de aplicativos específicos de mobilidade, é possível verificar a distância em km desde o ponto de partida até o final, aproveitando diferentes opções de rotas.

Definir o trajeto da viagem é fundamental para calcular os custos e programar eventuais paradas, principalmente se for uma viagem mais longa. Além disso, ao estabelecê-lo, é possível somar a quantidade de pedágios até a localidade para verificar se os valores condizem com seu orçamento. 

2) Descubra qual é o consumo médio do seu veículo

Agora, você já sabe qual é a primeira informação necessária para responder à pergunta: “como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?”. Então, é hora de fazer uma análise da autonomia do seu veículo.

Os modelos de carros podem apresentar diferenças significativas. Para projetar os custos, é importante que você saiba calcular a quantidade de gasolina ou álcool por km.

Para fazer essa equação, é possível utilizar a fórmula: MC (média de consumo) = trajeto percorrido dividido pela quantidade de combustível utilizado. Você também pode consultar o gasto médio do seu carro pela internet, a partir de informações específicas, como ano e modelo do veículo.

3) Verifique o custo médio do combustível

Uma informação essencial para descobrir o gasto aproximado da viagem é o preço do combustível. Se você dirige diariamente, sabe que ele tem sofrido reajustes frequentes. Por isso, nossa dica é verificar o custo médio do litro próximo à data do passeio.

Além disso, o valor pode variar entre as cidades. Então, não é possível ter 100% de certeza em relação aos gastos. Entretanto, na internet, você pode utilizar uma calculadora de combustível para comparar os preços entre gasolina e álcool, optando pela melhor alternativa para o seu carro e o seu bolso, independentemente do município. 

Apesar do aumento nos custos de combustível, viagem de carro ainda é uma alternativa economicamente viável e recomendada, especialmente para quem gosta. Para certificar-se de que essa é a opção ideal para seu bolso, vale verificar e comparar os custos em relação ao ônibus ou ao avião.

Imagem de uma pessoa calculando os custos de uma viagem

4) Aplique a fórmula e calcule o custo de combustível

Agora, você já sabe a resposta para aquela pergunta inicial: “como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?”. Porém, é necessário ter as seguintes informações para calcular o consumo de gasolina ou álcool:

    • rota de viagem e quilometragem a ser percorrida até o destino;
    • autonomia do veículo/consumo médio;
    • preço do combustível.

    Com esses dados em mãos, é possível definir o gasto de gasolina ou álcool na viagem, além de descobrir a quantidade necessária para percorrer o trajeto. Basta saber que o combustível exigido é igual à distância a ser percorrida dividida pelo consumo médio do carro.

    Por exemplo, imagine que o veículo tenha um consumo médio de 12 km/L e a distância até o destino seja de 305 km. Nesse caso, o cálculo para descobrir a quantidade de combustível necessário é: 305 ÷ 12 = 25,41 L. 

    Agora, com essas informações definidas, você deve consultar o valor e aplicar esses números na seguinte fórmula: combustível necessário para a viagem × valor do litro.

    De volta ao exemplo anterior, em uma viagem de ida e volta, seriam necessários cerca de 50 L de combustível. Com a gasolina comum a um preço médio de R$ 7,00/L, o gasto total seria de R$ 350,00.

    Aperte os cintos e conheça o Rio Quente!

    Agora que você já sabe como calcular os custos de uma viagem de carro, que tal começar a organizar sua próxima aventura? Se a ideia é conhecer um paraíso com águas termais, o Rio Quente é a opção ideal. 

    Localizada a cerca de 200 km da capital de Goiás, a cidade conta com sol praticamente o ano inteiro, além de abrigar as deliciosas piscinas de águas termais. Na região, é possível se hospedar no Rio Quente Resorts, um complexo de hotéis que possui uma infraestrutura completa para seus dias de folga. 

    Opções de hospedagens

    Para atender a todos os tipos de viajantes, o resort do Rio Quente conta seis opções de hospedagens: Hotel Rio Quente Cristal, Hotel Turismo, Hotel Pousada, Hotel Giardino, Hotel Luupi e Eco Chalés. Elas possuem acomodações superaconchegantes, além de acesso a todas as alas do complexo. 

    Atrações 

    O Rio Quente Resorts também abriga diversas atrações para todos os gostos e idades, como quadras poliesportivas e spa. Além disso, ele garante acesso ilimitado ao Hot Park, um dos maiores parques aquáticos da América Latina.

    Programação recheada

    O complexo de hotéis também possui uma programação recheada, com eventos especiais em todos os meses do ano. É o caso do Festival Remexa, que acontece durante os meses de agosto e setembro, com oficinas de dança, esportes e muito mais.

    Gostou das dicas e quer aproveitá-las para conhecer o Rio Quente? Agora que você sabe a resposta para “como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?”, não perca tempo! Confira nossos pacotes promocionais e faça sua reserva!

    Quer falar com a gente?

    É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

    Central de reservas

    Capitais

    4000-1449
    (Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

    Demais localidades

    DDD + 4000-1449
    (Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

    Eventos