* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Cachoeira de Salto Corumbá, cercada de um paredão de pedra com alguma vegetação.

Se você nunca ouviu falar no Salto Corumbá, pode ir se preparando: estamos prestes a te apresentar um lugar que com certeza vai entrar na sua lista de viagens dos sonhos!

Não é novidade que Goiás é um grande paraíso para quem curte turismo de aventura. De ponta a ponta do território goiano, é possível encontrar espaços cheios de natureza exuberante e opções de atividades para todos os gostos. Quem nunca ouviu falar nas maravilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, por exemplo? Esse e outros tesouros nacionais menos famosos, como o Salto Corumbá, fazem com que muitos turistas se apaixonem pela magia goiana todos os dias.

Para te ajudar a passar suas próximas férias juntinho da natureza, em meio a paisagens de tirar o fôlego, viemos te mostrar um pouco do que espera por você no Salto Corumbá. Mas não é só isso, hein? Também fizemos uma lista especial com os nossos parques ecológicos de Goiás mais queridos.

Continua por aqui para descobrir as melhores sugestões de lugares para descansar, se aventurar e curtir toda a riqueza do Cerrado goiano!

Afinal, o que é um Parque Ecológico?

Antes de partirmos para a nossa seleção de destinos incríveis, queremos solucionar logo uma dúvida muito comum: afinal, o que são os parques ecológicos e por que eles são tão especiais?

É simples: parque ecológico é um dos vários tipos de Unidade de Conservação (UC) existentes no Brasil. Assim como as outras UCs, os parques ecológicos são áreas repletas de recursos naturais preciosos: rios, matas, cachoeiras, cavernas, animais, plantas nativas, formações geológicas antigas e outras joias que precisam ser protegidas com carinho.

Esses espaços de natureza deslumbrante são delimitados para garantir a preservação ambiental e a conservação dos animais que vivem neles. Os parques ecológicos muitas vezes são mantidos pelo governo, como é o caso do Parque Estadual Altamiro de Moura. Mas também há vários deles que são mantidos por empresas e outras instituições privadas, como o Salto do Corumbá.

Além de proteger os ecossistemas nativos dos lugares onde são criados, os parques ecológicos também abrem suas portas para atividades de lazer, educação ambiental e turismo. Afinal, todo mundo merece aproveitar espaços tão fantásticos! Por isso, os parques ecológicos estão cheios de passeios perfeitos para fãs de ecoturismo, como vamos te mostrar aqui embaixo.

Confira quais são os principais parques ecológicos de Goiás:

Agora que você já se animou para conhecer os parques ecológicos de Goiás, é hora de começar nosso passeio!

Os destinos da nossa lista de favoritos vão te presentear com tudo de melhor que a natureza goiana tem a oferecer: você poderá mergulhar nas águas revigorantes dos rios de Goiás, desbravar o verde das matas em trilhas ecológicas, se divertir com atividades radicais e muito mais.

Salto Corumbá: espetáculo natural das águas

Para quem busca muita diversão em família pertinho da capital goiana, o Salto Corumbá é o destino perfeito.

O incrível parque ecológico abriga algumas das mais lindas cachoeiras de Goiás e ainda faz parte de um complexo que tem uma excelente infraestrutura de lazer e serviços. Entre as lindas áreas de vegetação verde, é possível encontrar espaço para camping, arvorismo, tirolesa, rapel, boia-cross e várias outras opções de entretenimento, além dos ótimos restaurantes. As várias trilhas disponíveis levam até as grandes protagonistas do Salto Corumbá: as cachoeiras.

São sete quedas d’água que foram responsáveis pela fama do local. E é fácil de entender: a maior das cascatas, chamada Cachoeira do Salto, é tão bonita que já esteve na capa da revista National Geographic. Na estrela do Salto Corumbá, a água despenca do alto de um paredão que tem 50 metros de altura, proporcionando um visual impressionante. A Cachoeira da Gruta, com seu poço cristalino e suas cavernas, tem uma atmosfera mágica.

O Salto Corumbá fica a 123 quilômetros de Goiânia, no município de Corumbá, próximo a Pirenópolis. A entrada para day use custa R$ 50,00 por pessoa nos dias úteis e R$ 65,00 nos fins de semana, e existe a opção de se hospedar no local.

Parque Macambira: um oásis de maravilhas naturais

Quem disse que você precisa ir para o interior se quiser curtir a natureza de Goiás? No Parque Macambira, é possível aproveitar essa riqueza sem sair da capital.

Situado em Goiânia, o Parque Ambiental Macambira faz parte de um projeto urbano bem interessante. Ele tem um formato linear, construído para acompanhar o Córrego Macambira e o Ribeirão Anicuns. Os extensos gramados dividem espaço com a robusta infraestrutura pública, que conta com recursos como piscinas, pistas de skate, sanitários, locais para aulas e palestras e muito mais. Responsável por embelezar uma orla urbana antes esquecida, o Parque Macambira se une com o Parque da Pedreira e o Parque das Águas para formar um incrível espaço de lazer a céu aberto em linha reta.

O Parque Macambira fica na porção sudoeste de Goiânia, no bairro de Faiçalville.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: o coração do Cerrado

panorâmica da Chapada dos Veadeiros

Portador do título de Patrimônio Natural Mundial, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é internacionalmente famoso pela exuberância de seus cenários.

Até quem nunca pisou em Goiás já deve ter visto as imagens dessa gigantesca preciosidade por aí: as enormes formações geológicas de quartzito se exibem em forma de paredões, chapadas e cânions. Tudo isso fica rodeado pela flora e pela fauna do Cerrado goiano, que são um show de biodiversidade. Além das paisagens estonteantes, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros encanta os visitantes por causa de suas preciosas águas: rios, cachoeiras, nascentes, riachos e muitos outros tesouros refrescantes podem ser acessados por meio de trilhas com variados níveis de dificuldade.

Os 65 mil hectares de área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros se dividem principalmente entre os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás.

Parque Ecológico de Valparaíso de Goiás: refúgio da biodiversidade

O Parque Ecológico de Valparaíso de Goiás é uma excelente opção de passeio para quem pretende ficar uns dias no Distrito Federal.

Situada no município de Valparaíso de Goiás, a apenas 37 quilômetros de Brasília, a Reserva Paraíso – apelido carinhoso do parque – é um ponto de encontro popular entre valparaisenses e turistas. Com um lindo paisagismo composto por gramados verdes, áreas arborizadas e um grande lado, o lugar recebe todos os dias muitas famílias, grupos de amigos e fãs de atividades físicas ao ar livre.

O Parque Ecológico de Valparaíso de Goiás foi inaugurado em 2018 e conta com pistas de cooper, playground, academia a céu aberto e até área para camping. É o lugar perfeito para aproveitar um delicioso piquenique, se divertir com as crianças ou colocar o corpo em movimento!

Parque Estadual Altamiro de Moura: recanto de belezas naturais

O Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP) é uma Unidade de Conservação importantíssima para o ecossistema goiano.

Afinal, ele protege a maior área remanescente de Mata Seca existente no estado. Os 2 mil hectares do espaço também abrigam relíquias arqueológicas com até 15 séculos de existência que indicam a presença de antigos povoados indígenas na região. Como se não bastasse, o Parque Estadual Altamiro de Moura ainda conserva o Reservatório João Leite, responsável pelo abastecimento hídrico de boa parte da Região Metropolitana de Goiânia.

Além de exercer todas essas funções, o Parque Estadual Altamiro de Moura proporciona passeios maravilhosos para quem ama contato com a natureza. São várias opções de trilhas, com destaque para a Trilha do Peba, a Trilha do Quati e a Trilha do Lago. Também é possível se divertir com atividades como mountain bike. Já imaginou a emoção? O melhor é que o Parque Estadual Altamiro de Moura fica no município de Goianápolis, a apenas 23 quilômetros de Goiânia.

Parque Ecológico Diacuí: a rica natureza de Goiás

Apesar de ser pequenino, o Parque Ecológico Diacuí conquista os corações de muitos visitantes que passam pela cidade de Jataí.

Situado bem no coração do charmoso município, ele foi criado para preservar a nascente do lindo Córrego Diacuí. Por isso, o Parque Ecológico Diacuí estende suas belas áreas arborizadas ao redor das águas escuras do córrego, conjunto que forma uma paisagem encantadora. No pôr do sol, o cenário fica ainda mais apaixonante! Além disso, o parque é um espaço muito querido pelos jataienses, já que tem pistas de skate e caminhada, playgrounds e até um lindo mural de azulejos coloridos.

O Parque Ecológico Diacuí fica a 324 quilômetros de Goiânia. Aproveite a viagem para conhecer também outros pontos turísticos de Jataí, como o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Histórico de Jataí!

Parque do Itiquira: pedras d’água e aventuras na natureza

Situada a 80 quilômetros de Brasília, a adorável cidade de Formosa é conhecida por abrigar algumas das paisagens naturais mais adoradas de Goiás. E muitas delas ficam no Parque do Itiquira.

Desde sua criação, em 1981, o Parque do Itiquira é a união perfeita entre preservação ambiental e diversão ecoturística. É nele que você encontrará o grandioso Salto do Itiquira, uma queda d’água com 169 metros de altura (sim, tudo isso!) que está entre as 7 maiores do país. Se você for visitar o Salto do Itiquira pela manhã, terá a oportunidade de apreciar os arco-íris formados pelas gotículas de água na base da cachoeira e a revoada das andorinhas, simpáticas habitantes do espaço. O visual é de causar arrepios!

Além disso, o Parque do Itiquira também conta com 5 poços para banho onde é possível desfrutar de mergulhos super relaxantes. O lugar tem ainda um restaurante, parquinho infantil, várias trilhas pequenas e estrutura de sanitários. Os ingressos, para quem não é morador de Formosa, custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Aproveite cada minuto destes parques ecológicos e depois continue sua experiência inesquecível aqui no Rio Quente!

E aí, já está sonhando com os parques ecológicos de Goiás?

Seja no Salto Corumbá, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ou em qualquer outro destino da nossa lista, você com certeza vai renovar suas energias e se conectar com a natureza de uma forma inesquecível. Goiás é um estado cheio de maravilhas únicas mesmo, e nos lugares que você acabou de conhecer, a natureza é sempre a maior estrela.

E aqui no Rio Quente também! Se quiser curtir férias diferentes de tudo que você já viveu, essa é sua chance de mergulhar na exuberância da natureza goiana e nas águas naturalmente quentes das fontes termais com toda a estrutura de um resort premiado. Se hospedando no Rio Quente, você ainda fica pertinho do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Tem como ficar melhor?

Os parques ecológicos de Goiás e a experiência Rio Quente esperam por você!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos