O casamento pode ser um dos momentos mais importantes da vida, por isso, existem muitas formas de celebrá-lo. Para quem ama experimentar coisas novas, o destination wedding surgiu como uma maneira de ressignificar essa tradição. 

Por estar há pouco tempo no radar dos noivos, é comum ter dúvidas e não saber o que é destination wedding. Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a entender melhor o conceito e até mesmo experimentá-lo! Confira.

O que é destination wedding?

De acordo com a própria tradução, um destination wedding nada mais é que um “casamento no destino”. Nesse sentido, em vez de acontecer próximo à residência dos noivos, a cerimônia geralmente ocorre fora da cidade, longe do dia a dia do casal.

Transformando a ideia clássica, essa prática possibilita a união entre o local da cerimônia e o destino da lua de mel. Além disso, garante experiências únicas e surpreendentes aos noivos e aos convidados, sendo ideal também para quem deseja realizar um mini wedding.

Por ser uma tendência crescente, inúmeros hotéis, pousadas e resorts já oferecem serviços específicos para a celebração. Até se você pretende realizar seu casamento em resort, algumas hospedagens possuem assessoria para execução da cerimônia e uma infraestrutura completa para a realização.

Como organizar um destination wedding: passo a passo

Assim como um casamento tradicional, planejar um destination wedding requer esforço, tempo e atenção. Afinal, tudo vai acontecer longe do seu lar e precisa estar bastante organizado para que a cerimônia seja do jeito que você sempre sonhou.

Por isso, seguindo o passo a passo a seguir, você saberá o que fazer e garantirá que tudo ocorra como planejado. Além disso, você aproveita para conferir algumas dicas que ajudam na preparação e organização do casamento dos seus sonhos.

1. Defina um ponto de partida

Talvez essa seja a dica mais importante do processo: definir um ponto de partida. Nessa etapa, é necessário que o casal converse e decida sobre datas, locais, orçamentos e tudo o que envolve a cerimônia. Nesse caso, ao optar por comemorar no Rio Quente, é possível negociar um pacote com tudo o que precisa por um valor mais acessível.

Portanto, faça pesquisas de locais que vocês sempre quiseram ir e selecione algumas opções, escolhendo as que mais combinam com vocês e seu orçamento. O Rio Quente Cristal é uma excelente opção, pois além dos pacotes a preços acessíveis, é um local mais intimista.

Além disso, o ambiente conta restaurantes para a celebração, bares, adegas, sorveterias e cafés ideais para aqueles momentos de descontração durante uma comemoração prolongada.

Imagem de três pessoas brindando com taças de champagne

2. Faça visitas técnicas

Após pensar nas condições iniciais, é interessante conhecer bem a área. Nesse sentido, se for possível, agende visitas técnicas das opções escolhidas para avaliar qual se encaixa melhor ao que idealizou. Confira também se os locais possuem estrutura adequada para o casamento. 

Outro ponto a ser analisado nesse momento é a época em que a comemoração será realizada. Assim, saber sobre o clima da cidade, os meses com incidência de chuva ou de muito calor e até mesmo o calendário de eventos e feriados é um passo importante para nada atrapalhar o evento.

3. Verifique a burocracia

Ainda que seja um casamento diferenciado, um destination wedding também é uma viagem! Por isso, é importante se atentar às burocracias. Tanto para embarcar até o destino quanto para aproveitar o local, é necessário verificar previamente as documentações, regras e demais aspectos exigidos para a realização do evento.

Por exemplo, se for viajar de avião e o local escolhido para o casamento for muito longe do aeroporto, haverá necessidade de alugar um ônibus para a família e convidados? Os parentes mais próximos estão com a documentação em dia e poderão viajar sem qualquer problema no dia planejado?

4. Contrate uma assessoria

Ao conhecer novos lugares e definir o destino do casamento, é muito importante contratar um profissional especializado para ajudar na organização. Em alguns locais, é possível, ao contratar o espaço, já garantir uma assessoria própria para cuidar de todos os detalhes.

Entretanto, se o destino não contar com esses profissionais, buscar pelos serviços de uma assessoria local garantirá que você tenha ajuda nas tomadas de decisões, assim como um braço a mais para que tudo siga de acordo com as expectativas até o grande dia.

5. Passe todas as informações aos convidados!

Criar uma cartilha com informações sobre a viagem e enviar um “save the date” para os convidados é indispensável em um casamento destination wedding. Com isso, o casal informa o que será necessário para que a cerimônia ocorra bem e também evita que os convidados esqueçam ou marquem outros compromissos durante o grande dia.

Nesse passo, é imprescindível ter informações de quem vai e quem não poderá participar. Aos confirmados, envie uma cartilha com orientações do endereço, como chegar, dia, horário, regras do local escolhido, documentação necessária para viajar. Um grupo em um aplicativo de conversas pode facilitar na hora de tirar dúvidas dos convidados.

6. Crie uma programação

Diferentemente de um casamento cotidiano, em um destination wedding a festa não dura apenas algumas horas. Por isso, é primordial montar um roteiro para que os convidados e até mesmo os noivos aproveitem e fiquem inteirados de tudo o que irá acontecer.

Nesse caminho, contar com um beach day, pré-wedding e quem sabe até um after party pode ser uma boa ideia para desfrutar dos dias antes e depois da cerimônia. Inclusive, em alguns locais específicos para destination wedding, os pacotes já podem conter esses tipos de programas.

Nos hotéis do Rio Quente, todos poderão desfrutar das piscinas e dos restaurantes próprios em meio às belezas do Cerrado goiano. No dia da cerimônia, é possível utilizar uma das várias salas de reunião para planejar e comemorar a festa de casamento.

Venha realizar seu destination wedding no Rio Quente!

Depois de saber mais sobre o que é e como planejar um destination wedding, você se interessou pela modalidade e quer tudo isso para o seu grande dia? Não perca tempo! Venha celebrar o seu casamento no Rio Quente Resort!

Aqui, contamos com infraestrutura completa e pacotes promocionais para garantir a você e seus convidados as melhores experiências nesse momento tão especial. Com cenários deslumbrantes, acomodações confortáveis e um ambiente perfeito para uma comemoração prolongada, é impossível não aproveitar!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos