Plantação de cajá manga no cerrado goiano

Se você está planejando conhecer Goiás, tenha em mente que, provavelmente, você será fisgado pelos pratos típicos do estado! A gente por aqui costuma falar bastante sobre festas, tradições culturais e lugares cheios de mistérios e natureza, mas nada melhor do que misturar tudo isso com um toquezinho de sabor, né?

O motivo da gastronomia goiana ser tão rica e irresistível, é principalmente pela região. No cerrado goiano - o segundo maior bioma do Brasil - você encontra mais do que paisagens marcantes e o clima quente, mas também suas frutas únicas e saborosas!

E pra te ajudar a chegar por aqui e já saber o que experimentar primeiro, vamos explorar juntos as maravilhas que a natureza oferece por lá. Afinal, há muito mais do que pitanga e pequi para você curtir!

A riqueza natural do estado encanta

Quando estiver explorando o turismo em Goiás vai perceber que a região conta com uma riqueza natural que vai muito além de suas fronteiras geográficas! O cerrado goiano é extremamente fértil, o que faz com que tudo fique mais gostoso.

Sua vegetação típica, neste pedacinho do Planalto Central, forma frutas de sabores únicos, que desafiam secas intensas e o sol escaldante. O resultado? Polpas suculentas e cheias de nutrientes! E o legal é que, pelas tradições históricas de Goiás, diversas frutas do cerrado foram incorporadas às receitas deliciosas que você precisa experimentar, viu?

Confira algumas frutas únicas da região:

Preparado para se aventurar pelos sabores do cerrado goiano? Embarque com a gente nessa jornada deliciosa e descubra algumas das frutas que enriquecem a gastronomia local.

Olha, já adiantamos que a natureza caprichou, e agora é a sua vez de curtir cada sabor que ela oferece!

Está preparado? Vamos lá!

Pitanga

Foto aproximada de uma pitanga ainda presa no galho e suas folhas

Vamos falar sobre uma das estrelas do cerrado goiano: a Pitanga!

Além de ser encontrada nos cerrados, ela também está presente nos campos dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Aqui, estamos falando da Pitanga do Cerrado (Eugenia pitanga), que é um arbusto rizomatoso que atinge até 2 metros de altura. E, além da localização, o que a torna especial? A pitanga surpreende pela incrível precocidade na produção de frutos!

Desde pequenas mudas com apenas 15 cm, a Pitanga do Cerrado já começa a florescer, segurando suas frutificações de forma surpreendente. Por isso, é uma excelente opção para cultivo em vasos pequenos dentro de casa - desde que recebam uma boa dose de sol, viu?

Agora, sobre o sabor, os frutos dessa espécie são suculentos e doce-acidulados, bem semelhante à Pitanga tradicional. Caso esteja pensando em levar uma muda para casa, saiba que ela se adapta aos mais variados tipos de solo e, para garantir frutos mais adocicados, é recomendável cultivá-la sob a luz plena do sol.

Não deixe de experimentar!

Cajá-Manga

Proveniente da cajazeira, que pode alcançar impressionantes 20 metros de altura, o cajá-manga cativa paladares com sua polpa agridoce e a casca lisa e fina de coloração alaranjada.

A fruta, assim como a maioria das frutas do cerrado, carrega consigo um arsenal de nutrientes, incluindo vitaminas A e C, fibras, cálcio, fósforo e ferro. Muitas pessoas não sabem, mas a fruta é originária das Ilhas da Sociedade, no Oceano Pacífico. Porém, o cajá-manga se adaptou muito bem em todo o território brasileiro, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Inclusive, talvez você já tenha experimentado a fruta ao natural ou incorporado em diversas preparações, como coquetéis, licores, sorvetes e geléias, pois o cajá-manga se destaca como uma opção versátil e deliciosa!

Pequi

Flor e fruto do pequi preso na árvore

Vamos falar sobre um dos frutos mais populares do cerrado goiano: o Pequi!

Conhecido cientificamente como Caryocar brasiliense, o fruto ganhou seu nome por conta da característica única de sua "pele espinhenta", segundo a língua Tupi. O Pequi é nativo do cerrado brasileiro, e você reconhece facilmente pela altura da árvore, assim como as folhas e uma penugem peculiar que as envolve.

Se você nunca viu, o fruto é aproximadamente do tamanho de uma maçã e apresenta uma polpa amarela, macia e extremamente saborosa! Mas aqui vai um aviso importante: a polpa está protegida por uma camada de espinhos finos por baixo. Então,o segredo para aproveitar a fruta corretamente é raspar delicadamente com os dentes até que o amarelo da polpa comece a ficar esbranquiçado, revelando os espinhos.

Nada de morder um pequi! Caso contrário, você corre o risco de ficar com a língua e o céu da boca cheios de pequenos espinhos. Não deixe de experimentar o pequi em pratos típicos como arroz com pequi. Uma delícia!

Ah! E de tão famoso, a gente tem até um artigo exclusivo sobre o pequi. Dá uma olhadinha lá para aprender mais e curtir alguns pratos típicos.

Baru

Você já teve a chance de curtir o sabor único do Baru?

O fruto, proveniente de uma árvore leguminosa que pode atingir até 15 metros de altura, é uma das favoritas da região dos cerrados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O sabor do baru remete ao gosto do amendoim, mas também surpreende pela sua versatilidade e benefícios nutricionais, um equilíbrio entre uma textura crocante e um sabor robusto, enriquecido por sua alta concentração de proteínas e óleos graxos.

Seja em versão torrada para um snack saudável, transformado em paçoca, pé de moleque, rapadura ou em outras variações irresistíveis, você vai adorar o baru!

Pitomba

Cachos de pitomba amarrados em um bambu

Talvez você conheça a pitomba (Talisia esculenta) como olho de boi, pitomba da mata ou pitomba de macaco, afinal, essa árvore existe em várias regiões do Brasil, como na Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica e, é claro, no Cerrado.

E aqui vai uma curiosidade: além destas regiões, ela também vive muito bem na Bolívia e no Paraguai. Bom, o fruto é proveniente da pitombeira, uma árvore que pode atingir mais de 10 metros de altura! Já o seu nome é originário do tupi, significa sopapo, bofetada ou chute forte. Se você está imaginando o motivo do significado “carinhoso”, é porque a pitomba se destaca por sua casca dura. Porém, ela é fácil de ser aberta e logo revela uma polpa fina, suculenta e doce, acompanhada por um caroço que ocupa a maior parte do conteúdo.

Quando madura, a casca adquire um tom marrom, enquanto a polpa permanece branca.

Com cerca de dois centímetros de diâmetro, as pitombas se agrupam em cachos e são ricas em vitamina C. Ainda, as sementes possuem propriedades obstipantes e são usadas como adstringentes, enquanto o chá das folhas é indicado para "dores de cadeira" e problemas renais.

Murici

Você precisa sentir o sabor adocicado do murici, uma fruta que, apesar de pequena em tamanho, conquista paladares em todo o país!

Com coloração amarelada ou alaranjada, o murici tem uma polpa espessa e uma única semente. Ah, e não se engane com o tamanho modesto do murici, viu? Pois ele é uma verdadeira potência em termos de nutrientes! Além de rico em cálcio, ferro, proteínas e vitaminas B1, B2 e C, o fruto não apenas agrada ao paladar, mas também contribui para uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Além de ser consumido in natura, você vai encontrar ele em diversas preparações, como geleias, sorvetes, doces, compotas e até mesmo em farinhas. Ou seja: é impossível passar por Goiás e não experimentar o murici!

Jatobá

Frutos de Jatobá na árvore

Popularmente chamado de jatobá-do-campo e jatobá-da-serra, essa espécie de jatobá, encontrada no cerrado, apresenta uma árvore que pode atingir até nove metros de altura.

Essas delícias são bastante versáteis e ganham destaque na culinária local. Muitas vezes, são utilizadas na produção de mingaus, pães e bolos, adicionando um toque especial aos pratos tradicionais.

Além disso, o jatobá também marca presença em geleias e licores. Não deixe de experimentar! Se você está curtindo o turismo no cerrado, não deixe de curtir o sabor do jatobá. Com sua presença marcante na culinária regional, a fruta é uma experiência gastronômica que reflete a riqueza natural e cultural do cerrado.

Mangaba

Ta aí uma fruta pouco conhecida para quem é de fora da região, mas que vai te trazer uma super experiência na caatinga e no cerrado. Você precisa sentir o sabor azedinho da mangaba, fruto da mangabeira!

Originária da Caatinga, essa fruta faz muito sucesso nos sabores do cerrado. Enquanto passeia pela região, você certamente encontrará a mangabeira espalhada pela região, urbana ou rural. Não é atoa que a mangaba conquistou paladares por suas características marcantes e sua versatilidade na culinária. Em Goiás, assim como em estados do nordeste brasileiro, ela é amplamente utilizada na produção de sorvetes, doces, sucos e até mesmo bebidas alcoólicas!

Além de ser uma iguaria deliciosa, a mangaba também possui propriedades medicinais, sendo utilizada no controle da hipertensão. Suas folhas e cascas, comuns na medicina popular, são conhecidas por tratar diversos males, desde problemas renais até cólicas menstruais e gripe.

Se precisar, peça um chazinho de folha de mangaba que ele resolve quase tudo!

Ingá

Fruto do Ingá em uma fava aberta sobre uma mesa de madeira

O que acha de experimentar o pão do cerrado? É assim que o ingá do cerrado é conhecido!

A fruta encanta pelo seu sabor singular, e também se destaca pela versatilidade na culinária, conquistando os paladares mais exigentes.

O sabor lembra uma deliciosa mistura de banana, abacaxi e manga. Consegue imaginar?

E ela também é rica em nutrientes e vitaminas, sendo uma excelente opção para quem busca uma alimentação mais saudável e equilibrada. As suas propriedades medicinais não passam despercebidas, sendo uma fonte natural de fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Você vai adorar experimentar de diversas formas: fresco, assado, cozido ou como ingrediente em variadas preparações culinárias, como em bolos, tortas, sucos, saladas ou em outras receitas. Só não dá para deixar passar a oportunidade!

Araticum

Essa fruta, com sua casca grossa e relevo peculiar, pode até não parecer tão apetitosa, mas não se engane! A árvore que dá origem ao fruto, com uma altura que varia entre 4 a 8 metros, cresce de maneira gradual, e somente após atingir os 2 metros de altura é que os frutos começam a surgir.

Você com certeza será surpreendido pela doçura da sua polpa e, embora seja delicioso consumi-lo in natura, a fruta também se destaca em diversas preparações, como doces, sorvetes e sucos.

Quer experimentar cada um destes sabores? Então aproveite  para visitar Goiás e venha conhecer Rio Quente!

Visão aérea do complexo de hoteis e piscinas do Rio Quente Resorts

Quantas dessas frutas do cerrado você já conhecia? Conta pra gente nos comentários!

E se você quer explorar muito mais dos sabores de Goiás, uma ótima opção é se hospedar no Rio Quente Resorts! Você vai encontrar pratos típicos - incluindo os que utilizam os frutos para dar aquele charme - além de piscinas naturalmente quentes e várias opções de lazer. Topa?

Você tira uns dias pra sair da rotina e deixa sua estadia com a gente. Sua experiência vai ser incrível, com atividades para todas as idades. Inclusive, aproveita para conhecer o Hot Park: um dos melhores parques de diversões do mundo.

É só fazer a sua reserva! Estamos esperando você com um arroz com pequi delicioso!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos