Além da culinária típica, em uma Festa Junina, não podem faltar as tradicionais brincadeiras de São João. Garantia de diversão em qualquer idade, elas podem ser adaptadas de acordo com o local e o público que vai participar da festa.

Neste post, vamos mostrar quais são as melhores brincadeiras de São João, como elas funcionam e dicas sobre como organizá-las. Então, acompanhe, descubra e divirta-se! 

Argolas

Se já participou de uma Festa de São João, certamente, você viu alguém arremessando argolas em Festa Junina. Brincadeira típica desse tipo de celebração, o espaço destinado para as argolas está sempre movimentado.

A brincadeira é simples: os participantes precisam acertar as argolas em garrafas. As regras podem variar de acordo com o nível de dificuldade e a idade dos participantes. Normalmente, o jogador tem cinco tentativas e precisa acertar as argolas no gargalo das garrafas para ganhar o prêmio.

Boca do palhaço

A boca do palhaço é outra brincadeira que testa a mira e a precisão. Ela funciona como uma espécie de tiro ao alvo, a diferença é que o objetivo do jogador é pegar as bolinhas e acertá-las na boca do palhaço posicionado à frente dele.

Faz mais pontos quem tem a melhor mira. A brincadeira pode ser individual e render premiações, mas há festas em que acontecem competições com a participação de vários jogadores. O objetivo é sempre o mesmo: acertar o máximo de bolinhas na boca do palhaço.

Cadeia

A cadeia de Festa Junina é, provavelmente, a brincadeira mais tradicional e divertida. Ela acontece nas festas de norte a sul do país e funciona de uma maneira simples: em um local separado da festa, monta-se uma cadeia onde as pessoas são presas. A prisão é feita “sob encomenda”, ou seja, alguém solicita ao delegado a prisão de outra pessoa, que é abordada e levada para a cadeia.

Os capturados só podem sair quando cumprirem um determinado castigo e, caso não queiram fazer isso, devem ficar por lá durante todo o período em que durar a “pena”. As regras mudam de uma festa para outra e, geralmente, são fixadas na frente da cadeia para que todos os participantes da festa possam ler e brincar.

Correio elegante

Em contraposição à cadeia, o correio elegante é uma brincadeira mais “fofa”. Trata-se de uma carta anônima que pode ser enviada durante a festa. Durante a festa, o carteiro segura a cesta, fica disponível para receber as cartas dos remetentes e entregá-las aos destinatários, que também estão na festa. 
Imagem de um grupo de pessoas vestidos com roupas típicas de Festa Junina para dançar quadrilha.

Corrida do saco

A corrida de saco é uma brincadeira muito comum entre as crianças, mas diverte pessoas de todas as idades. Além de ser usada em gincanas, ela é comum em festas juninas.

A brincadeira é supersimples: o objetivo é entrar em um saco de pano e pular em direção à chegada, segurando as pontas do saco e sem cair. É como uma corrida normal, mas os corredores precisam correr dentro do saco. Será o ganhador aquele que chegar primeiro na linha final. 

Cabo de guerra

Outra brincadeira popular entre as crianças, o cabo de guerra faz sucesso em festas juninas. O mais legal dessa brincadeira é que não existe um número máximo de participantes, cabendo dezenas deles.

Para fazer o cabo de guerra na Festa Junina, você só vai precisar de uma corda de sisal com uma marcação no meio. Depois, basta dividir os participantes em dois grupos segurando lados opostos da corda. Após o sinal, as equipes puxam cada lado da corda, vencendo aquele puxá-la para o próprio campo.

Pescaria

Outra brincadeira supertradicional é a pescaria de Festa Junina. O objetivo é pescar peixes de papel usando varas improvisadas, em caixas de papelão que simulam pequenos lagos. Os peixes ficam presos com aros e os jogadores precisam pescá-los com uma vara especialmente confeccionada para a brincadeira. 

Rabo do burro

Quando se fala sobre quais são as brincadeiras de São João, não podemos deixar de mencionar o rabo do burro. Ele mistura a habilidade na pontaria com um pouco de sorte. O objetivo é que o participante — que vai brincar vendado — consiga espetar o rabo do burro em uma placa com o desenho do animal. 

Brincadeiras de São João é no Arraiô do Rio Quente!

Como você viu, há muitas brincadeiras para se divertir durante a Festa Junina. Este ano, os eventos juninos prometem atrair milhares de pessoas. Já imaginou aproveitar a sua festa em um Parque Aquático

O Arraiô é uma festa organizada pelo Rio Quente que reúne culinária e atrações típicas das comemorações juninas: decoração temática, comidas típicas, brincadeiras de São João,  espetáculos, música ao vivo, quadrilhas e casamento caipira. 

Ficou interessado? Entre em contato conosco, acompanhe a programação e o calendário da festa. No Arraiô Rio Quente, não vão faltar brincadeiras de São João e muita diversão. Confira nossos pacotes promocionais para o período das festas juninas. 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos