Seja para registrar um momento especial ou somente para captar as belezas dos destinos, as fotos de viagem são sem dúvidas uma boa forma de eternizar diferentes aventuras.

Por isso, se você deseja saber como tirar fotos em viagens, não perca tempo! Confira todas as dicas e truques que a equipe do Rio Quente preparou para você e aproveite!

1. Escolha sua câmera

O primeiro passo para garantir boas fotos de viagem é escolher a sua câmera. Seja a do celular ou alguma profissional, é preciso saber como cada mecanismo funciona antes de se aventurar pelos destinos.

Para isso, a dica é explorar bem todas as funções do modelo e descobrir tudo o que ele pode fazer. Algumas câmeras de celulares possuem até ferramentas parecidas com as das máquinas fotográficas profissionais e saber como utilizá-las pode render ótimos resultados.

2. Treine antes da viagem

Caso você realmente deseje captar imagens de qualidade, um bom caminho a seguir é treinar antes da sua viagem. Assim, você poderá aprender novas técnicas para garantir o resultado desejado no destino.

Treinar ângulos de foto, assim como enquadramento, luzes e filtros, é uma boa maneira de começar. Para isso, você pode fazer fotografias de lugares que gosta e de pessoas presentes no seu cotidiano.

3. Busque uma boa iluminação

Uma das principais dicas de fotografia é buscar uma boa iluminação. A luz é o que dá as diretrizes da foto e, por isso, é muito importante procurar lugares com a melhor incidência de luminosidade.

Alguns fotógrafos destacam que os melhores horários para capturar imagens ao ar livre são normalmente antes das 10h00 e depois das 15h00. A hora dourada também rende boas fotografias e acontece 30min antes e depois do nascer e do pôr do sol.

4. Utilize as linhas-guias

Para quem procura bons truques de fotografia, é necessário conhecer as linhas-guias! Basicamente, esse truque consiste em utilizar linhas para levar o olho do espectador a um determinado local ou objeto da imagem.

Sabe quando você olha uma foto e seu olho mira diretamente para determinado ponto dela? Então, é sobre isso! No caso de momentos na praia, você pode utilizar o horizonte como guia, já no caso de monumentos e objetos, tente mantê-los centralizados, bem no meio da fotografia.

fotos de viagem

5. Atente-se à simetria

Outro ponto que chama bastante a atenção do espectador é a simetria das imagens. Além de equilibrar os elementos da foto, ela utiliza mecanismos que aumentam a qualidade da fotografia, como as linhas-guias e a profundidade. 

Atentar-se à simetria dá uma impressão mais profissional à foto e garante que nenhum ponto ou objeto fique de fora, fazendo com que o cenário seja captado por inteiro.

6. Procure bons ângulos

Você deseja obter resultados únicos e com o seu estilo? Um ótimo truque de foto é procurar bons ângulos e posicionamentos. Testar diferentes posições ao fotografar dará um toque bem particular à sua imagem.

Um bom exemplo disso é experimentar diferentes enquadramentos, como usar formas naturais do cenário com a ideia de moldura. Outra opção é aproveitar os elementos da paisagem ao seu favor, como o reflexo da água do mar e a areia.

7. Uma boa perspectiva muda tudo!

Uma técnica muito utilizada por fotógrafos em fotos de viagem é a perspectiva. Esse elemento garante imagens mais profundas e um maior volume dos objetos presentes na imagem, podendo ser explorado de diversas formas.

Já viu aquelas fotos em que os objetos parecem bem maiores do que as próprias pessoas? Isso é perspectiva! Por isso, utilizá-la dará um resultado inovador e surpreendente às suas imagens.

8. Brinque com a regra dos terços

Sendo um clássico entre os truques para fotografia, a regra dos terços é uma técnica de composição muito utilizada por fotógrafos. Ela consiste em dividir a imagem em nove quadros, traçando duas linhas horizontais e duas verticais imaginárias, que posicionam o objeto a ser destacado nos pontos de cruzamento. 

Sabe aquela opção “grid” do seu celular? Ela faz a divisão proposta pela regra. Todo esse processo tende a equilibrar a imagem e a dar ênfase naquilo que você deseja evidenciar no cenário. Então, se quer fotos de qualidade, entre na brincadeira e utilize essa técnica!

9. Use acessórios de apoio

Ter alguns acessórios de apoio pode ajudar muito na hora de garantir boas fotos de viagem. Com eles, você tem mais controle do seu equipamento e pode garantir os momentos capturados de diferentes formas.

Inclusive, um dos truques de fotografia com celular mais comum é usar um selfie stick, popularmente conhecido como pau de selfie. Esse acessório facilita muito na hora de fotografar e permite que você tenha mais segurança para fazer uma selfie sozinho, a dois ou em família.

10. Capriche nas edições

Após utilizar os truques e as dicas de fotografia, é hora de editar. A edição é uma parte importante do processo para garantir boas fotos, por isso é necessário caprichar!

Utilizar ferramentas de edição e apostar em alguns filtros pode dar um destaque especial às suas imagens. Hoje, você encontra diferentes apps para celular que contam com diversas funções para edição, então é só aproveitar e experimentar!

Garanta cenários incríveis para suas fotos no Rio Quente!

Agora que você já sabe o que precisa fazer para obter boas fotos de viagem, que tal vir para Rio Quente colocar tudo em prática? Aqui, você encontra os mais lindos cenários do Cerrado brasileiro para fotografar!

É sempre importante lembrar que nenhum dos protocolos de saúde contra a COVID-19 está sendo ignorado. Cada um deles é cuidadosamente respeitado, de acordo com o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda. Por isso, basta conferir nossos pacotes promocionais e fazer já sua reserva!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos