araras coloridas voando uma ao lado da outra e um paredão de pedra ao fundo

Se você adora viver o ecoturismo, que tal aproveitar uma jornada pelo coração de Goiás? Hoje a gente vai te levar por um passeio incrível e cheio de tesouros escondidos pela natureza: o Buraco das Araras e mais algumas aventuras!

Localizado a uma curta distância do Distrito de Bezerra, Formosa, em Goiás, este lugar vai muito além do que o nome sugere. Por mais que seja a ideia original, o Buraco das Araras não é habitado por araras coloridas, mas sim por uma quantidade enorme de maritacas que passam o dia por ali e revoam ao redor da dolina. Mesmo que tenha havido a confusão e as aves não sejam as mesmas, o nome pegou e até hoje as pessoas conhecem o lugar como Buraco das Araras.

Agora, prepare-se para uma informação impressionante: o Buraco das Araras é uma das maiores dolinas de colapso do Brasil e a segunda maior do centro-oeste. Com seus 105 metros de profundidade e uma largura imponente de 295 metros, esta maravilha natural oferece um espetáculo visual que vai além da imaginação.

Se encante com o Buraco das Araras

É claro que é incrível ver complexos geológicos como esse, mas um passeio no Buraco das Araras é muito mais do que os olhos captam. Por lá, você vai respirar o ar puro e fresco da floresta que se enraíza nas paredes do buraco, vai ouvir os cantos alegres das maritacas e, com sorte, vai encontrar com algumas famílias de macacos bastante curiosos.

E as surpresas não param por aí! Abaixo da superfície, o buraco se transforma em um labirinto subterrâneo, repleto de formações rochosas e passagens.

Cada curva do Buraco das Araras revela um novo mistério, uma nova maravilha da natureza esperando para ser descoberta por você. As formações de estalactites e estalagmites que pendem do teto e surgem do chão são obras de arte esculpidas ao longo de milhares de anos.

E, se você está preocupado com o grau de dificuldade do passeio, fique tranquilo! Esta experiência não é exclusiva para exploradores experientes. O Buraco das Araras oferece trilhas e caminhos seguros, permitindo que todos, dos novatos aos mais experientes, se aventurem a conhecer esse mundo subterrâneo.

Visite também o Buraco das Andorinhas

Localizado em Formosa, este tesouro geológico não é apenas um lugar para visitar, é uma experiência para viver quando falamos de cavernas em Goiás.

Você vai explorar uma caverna colossal, com uma entrada que leva a uma dolina de colapso, uma maravilha natural criada há aproximadamente 60 milhões de anos. Por lá, você vai encontrar uma floresta densa, repleta de vegetação endêmica e samambaias gigantes que parecem saídas de uma daquelas histórias de fantasia. Mas a verdadeira surpresa aguarda você no coração da caverna. Um salão majestoso revela uma lagoa subterrânea de água azul - uma das maiores do Brasil, com 180 metros de extensão - formada pelo lençol freático.

Mas vale destacar que essa não é uma simples visita; é uma aventura que requer preparo físico e mental. Consulte mais informações sobre os desafios que essa jornada reserva, assim você consegue avaliar o seu condicionamento!

Saiba mais sobre a Caverna São Bernardo


A Caverna São Bernardo é um complexo fascinante que vai te levar por um passeio maravilhoso!

Localizada no Parque Estadual de Terra Ronca - o lar de algumas das maiores e mais emocionantes cavernas do Brasil - você vai passar por uma estrada íngreme para entrar em um mundo subterrâneo onde os rios São Bernardo e Palmeira correm livremente.

Mas, falando da  Caverna São Bernardo, ela é, na verdade, um sistema de três cavernas interconectadas, totalizando aproximadamente 4 quilômetros de exploração aquática. Você não apenas caminhará, mas nadará por corredores e salões adornados com estalactites e estalagmites que se estendem do teto ao chão.

A sensação de estar rodeado por essas formações rochosas é mágica! E um dos destaques do complexo subterrâneo é o Salão das Pérolas, uma câmara com formações rochosas que se assemelham a pérolas esculpidas pela natureza ao longo de milênios.

A verdade é que cada curva da Caverna São Bernardo revela uma nova maravilha, desde piscinas naturais escondidas até galerias adornadas com os segredos geológicos da região. Nas paredes das cavernas, você encontrará pinturas rupestres antigas, de ancestrais que viveram nestas terras há mais de 10 mil anos. Já imaginou?

E vale um lembrete: essa não é uma jornada que você deve fazer sozinho. A visita à Caverna São Bernardo exige a orientação de um guia experiente, alguém que conheça os meandros das cavernas e possa garantir tanto a sua segurança quanto a preservação deste lugar inesquecível.

Aprecie a beleza da Gruta Terra Ronca

Ao entrar na Gruta Terra Ronca, você vai caminhar por corredores com formações de estalactites e estalagmites, cada uma contando sua própria história de milênios de evolução geológica.

O som suave das gotas d'água ecoando nas câmaras da gruta cria uma sinfonia tranquila, envolvendo você em uma atmosfera bem serena. Inclusive, o nome "Terra Ronca" não é apenas uma coincidência. Enquanto você explora, você vai ouvir o eco das águas que dá nome a esta caverna, um som que ressoa como uma canção da própria Terra.

A cada passo, você vai descobrir câmaras enormes, piscinas naturais e formações rochosas que parecem esculpidas artificialmente. Por lá, você também vai encontrar pinturas rupestres nas paredes que datam de tempos antigos, conectando você diretamente com as civilizações antigas que um dia viveram na região.

Para aproveitar ao máximo esta experiência, também é essencial contar com um guia. Eles não apenas garantirão sua segurança, mas também compartilharão histórias fascinantes sobre a geologia da gruta e os segredos que ela guarda.

Curta a natureza na Gruta dos Ecos

Prepare-se para uma jornada sonora e sensorial que vai te fazer curtir a natureza de uma forma completamente nova!

Na Gruta dos Ecos, ou ainda Caverna do Ecos, você vai caminhar por corredores escuros, onde cada passo ecoa suavemente, criando uma sinfonia de sons que parece vir de todas as direções. O nome, é claro, não é apenas uma coincidência.

Por lá, suas vozes e risadas serão refletidas pelas paredes rochosas, criando uma experiência única que você vai querer compartilhar com todos os seus amigos. Mas esta não é apenas uma experiência auditiva. A Gruta dos Ecos é também um santuário para a vida selvagem, com formações rochosas que servem como abrigo para morcegos e outros animais fascinantes. Além disso, este é um lugar perfeito para os entusiastas da fotografia! Com a iluminação natural entrando pelas aberturas da caverna, você encontrará oportunidades incríveis para capturar a beleza intocada do ambiente subterrâneo.

Para aproveitar ao máximo sua visita, é altamente recomendado contar com um guia local. A Gruta dos Ecos fica no município de Cocalzinho, pertinho de Brasília e a mais ou menos 130 km de Goiânia.

E já que estamos falando de natureza, que tal um descanso nas águas termais do Rio Quente?

Além das cavernas, não dá pra negar que Goiás conta com atrações naturais que valem muito a pena conhecer! Um exemplo são as refrescantes cachoeiras de Goiás, assim como seus rios tranquilos.

Agora, se você ainda não experimentou um mergulho numa piscina vinda de uma fonte de águas termais, não sabe o que está perdendo. Além de fazer super bem pra saúde, a sensação de relaxamento é indescritível. Por isso, que tal vir conhecer o Rio Quente Resorts? Além da natureza super integrada em cada cantinho do complexo, você ainda aproveita toda a nossa hospitalidade, atrações para todo os tipos de pessoas e uma gastronomia sensacional!

A gente tá esperando você!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos