imagem panorâmica com o cerrado goiano e um dos morros na Chapada dos Veadeiros

De Norte a Sul de seu território, o Brasil está repleto de paisagens naturais impressionantes.

Quem nunca se encantou com a beleza das cachoeiras do interior de Minas Gerais ou das praias da Bahia, por exemplo? Pois é, não dá para negar que nosso país é agraciado com verdadeiros tesouros que passam pela flora exuberante das florestas, pela imponência das serras e pelos enormes campos do cerrado.

Aliás, já que estamos falando dele, sabia que o cerrado é um bioma cheio de cenários diferentes? Para vivenciar toda essa riqueza, muitos viajantes escolhem passar as férias e aproveitar o turismo em Goiás. É que lá, a natureza é a protagonista absoluta e oferece muitas oportunidades únicas para quem adora uma boa aventura.

Pode respirar fundo por um momento. Imagine os passarinhos cantando e o cheiro de mato trazido pela brisa suave. Estamos prestes a te conduzir por uma experiência única que só o turismo ecológico em Goiás pode proporcionar. Pode ir separando seus melhores sapatos de trilha por aí!

Goiás é um bom lugar para passeios ecológicos?

Para quem curte contato com a natureza, o estado de Goiás guarda alguns dos melhores destinos turísticos do país.

Afinal, a biodiversidade lá é tão preciosa que existem muitas áreas de preservação ambiental dedicadas especialmente a protegê-las. Como mencionamos ali em cima, o cerrado de Goiás tem muitas caras diferentes: durante as suas aventuras, você vai se deparar com montanhas cobertas por matas verdes, florestas úmidas, nascentes cristalinas que brotam do chão feito mágica e planícies que parecem não acabar nunca.

O melhor é que tudo isso pode ser aproveitado de várias formas diferentes, já que o ecoturismo em Goiás inclui trilhas ecológicas, passeios em mirantes, esportes radicais e muitas outras atividades emocionantes. Por isso, é o lugar perfeito para esquecer daquela correria da rotina e se desconectar dos problemas cotidianos. Todo mundo merece um descanso, né?

Vamos falar mais sobre como é o ecoturismo já já. Antes disso, queremos te mostrar um pouquinho do que espera por você nesse estado apaixonante.

Quais são as melhores épocas do ano para praticar ecoturismo em Goiás?

Uma das características mais marcantes do cerrado é o clima, que se divide em estações bem marcadas ao longo do ano. Por isso, para quem deseja aproveitar tudo que o ecoturismo em Goiás oferece, é importantíssimo se ligar na previsão do tempo e entender como funcionam as variações sazonais por lá.

As temperaturas em Goiás geralmente ficam ali na casa dos 25ºC, mas podem chegar a 16ºC nas épocas mais frias e 30ºC no alto verão. Mas o fator que influencia mesmo a maioria dos passeios turísticos é a frequência das chuvas. Em relação a isso, o ano é bem dividido no cerrado: durante seis meses, o tempo fica seco e o céu aparece quase sempre aberto.

Na outra metade do ano, as precipitações são constantes e podem acabar atrapalhando alguns passeios. É um pouco difícil caminhar em uma trilha se estiver chovendo muito forte, né?

Então pega nossa dica de ouro: a melhor época para conhecer as belezas do turismo ecológico em Goiás é o período entre maio e setembro. Essa é a janela mais seca do cerrado, em que dá para curtir todos os cenários fantásticos sem ficar refém do guarda-chuva.

Embora a natureza dos destinos que vamos te mostrar abaixo seja sempre encantadora, é nos meses de maio e junho que ela fica mais exuberante: como esse é o início da temporada de estiagem, a vegetação ainda está verdinha, as cachoeiras estão mais bonitas e as temperaturas amenas deixam todos os passeios mais agradáveis. E aí, anotou?

Quais são os principais destinos de ecoturismo em Goiás?

Se você nunca foi a Goiás e nem sabe como começar a desbravar as paisagens do estado… relaxa, a gente te ajuda.

Aqui embaixo, você encontra uma lista de destinos que têm tudo para ficar marcados para sempre no seu coração. Se você cansou daquelas férias “mais do mesmo”, é hora de explorar vivências novas. Os lugares da nossa seleção vão te proporcionar momentos incomparáveis, com direito ao melhor do ecoturismo nacional.

Chapada dos Veadeiros

Aqui estão algumas das maiores belezas do coração do Brasil. É difícil não se impressionar com os imensos desfiladeiros, os chapadões que se espalham a perder de vista e os rios de água pura que brotam das montanhas. Estamos falando do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, situado na porção nordeste do estado.

Os visuais estonteantes e as mais de 120 cachoeiras da região fazem da Chapada dos Veadeiros o destino mais procurado de ecoturismo em Goiás. Ela abrange vários municípios, mas a maior parte da infraestrutura turística fica na cidade de Alto Paraíso.

Alguns pontos famosos, como o Vale da Lua e a Cachoeira dos Cristais, têm uma beleza quase mágica. Por isso, há quem diga que a Chapada dos Veadeiros emana uma energia curativa e poderosa. Mas até quem não acredita nessa teoria concorda: o parque tem mesmo uma atmosfera diferente, que só existe lá.

Pirenópolis

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Pirenópolis. Mas deveria!

A simpática cidade é o destino perfeito para quem curte imersão na natureza e também passeios históricos. Ao caminhar pelas charmosas ruas de paralelepípedo, os visitantes se deparam com exemplares lindíssimos da antiga arquitetura colonial, erguidos em meio aos trechos de mata verde.

O principal destaque do município é o Parque Estadual da Serra dos Pireneus, que abraça também as cidades de Corumbá e Cocalzinho de Goiás. São mais de 2.800 hectares de natureza vibrante, casa de espécies únicas da fauna e da flora do cerrado. As quedas d’água também são maravilhosas, principalmente a Cachoeira do Abade e a Cachoeira do Lázaro.

Depois de tomar um banho refrescante nas águas puras das cachoeiras, vale a pena visitar o Museu das Cavalhadas e o Museu Rodas do Tempo. Dá para terminar o dia tomando um coquetel e apreciando um jantar refinado nos estabelecimentos da Rua do Rosário, que tem boas opções para quem não abre mão da vida noturna. É diversão para todo mundo!

Caiapônia

Você consegue se imaginar praticando escalada em um grande paredão rochoso junto ao fluxo das cachoeiras?

Se sua resposta foi “sim”, prepare-se para algumas das aventuras mais emocionantes da sua vida! Mas se você respondeu “não”... sem problemas! Na cidade de Caiapônia, as riquezas naturais rendem ótimos passeios tanto para quem gosta de adrenalina quanto para os fãs de programas mais tranquilos.

Essa versatilidade ainda conta com paisagens de tirar o fôlego, como a vista da Serra do Caiapó. Os vales e cânions da região também ostentam cachoeiras de rara beleza, como a Santa Helena, a Cachoeira da Samambaia e a Gruta das Águas Santas. Os cenários são perfeitos para praticar atividades radicais, como rapel, ou simplesmente respirar o ar puro do cerrado e limpar a mente.

Formosa

A cidade de Formosa tem um nome bem autoexplicativo, né?

Ela fica em uma região realmente graciosa, em que as águas são um tesouro: elas se espalham por grutas, lagos, cânions e cascatas espetaculares. Tem também 35 nascentes puras e a maior cachoeira de todo o Planalto Central, o Salto do Itiquira. São 168 metros de altura, acredita?

Apesar de toda a formosura da cidade, um de seus atrativos mais famosos se chama Lagoa Feia. Bem, parece até que o nome é uma tentativa de enganar os desavisados, porque a área tem um visual belíssimo. Os sete quilômetros de extensão desse maravilhoso lago são perfeitos para passeios de lancha relaxantes. Caso você seja da turma da adrenalina, tem jet-ski e várias outras opções também!  

Ah, as trilhas mais adoradas em Formosa são as que levam até o Buraco das Araras, uma colina com 105 metros de profundidade que abriga uma floresta densa cheia de samambaias gigantes. Parece coisa de filme!

Quais são as atividades de aventura disponíveis em Goiás?

cachoeira na Chapada dos Veadeiros com pedras e vegetação nas laterais

A nossa parte preferida do ecoturismo em Goiás é que ele pode ser aproveitado por visitantes de perfis bem variados. Só precisa mesmo gostar de contato com a natureza, porque isso tem de sobra!

Para quem não é muito fã de roteiros radicais e prefere tranquilidade, há trilhas ecológicas fáceis, mirantes e vários parques onde você não precisa se esforçar para apreciar a exuberância das paisagens.

Se quiser adicionar toques de emoção, as grandes formações rochosas e corpos d’água são perfeitas para praticar atividades como tirolesa, rapel, escalada, arvorismo, trekking, hiking, rafting, caiaquismo e stand-up paddle. Além disso, o ecoturismo em Goiás inclui várias oportunidades de aprender mais sobre a fauna e a flora do cerrado, então é comum encontrar projetos de proteção ecológica que oferecem passeios super enriquecedores voltados para a educação ambiental.

As chapadas goianas também são ponto de nascimento das águas termais, que já brotam do solo em uma temperatura de 37ºC. Elas podem ser aproveitadas em parques aquáticos e piscinas que são verdadeiros presentes da natureza. Esse é, inclusive, o principal atrativo de algumas cidades, como Caldas Novas.

Em outras palavras, tem muita coisa para fazer! A vibe da sua estadia vai depender mesmo é de como você deseja viver a sua experiência.

O que é necessário ao planejar uma viagem de ecoturismo em Goiás?

Já quer planejar as melhores férias da sua vida?

Bem, para aproveitar ao máximo o ecoturismo em Goiás, é importante dedicar um tempinho ao planejamento. E o primeiro ponto que precisa da sua atenção é justamente a escolha do destino. Pense assim: um dos propósitos do ecoturismo é permitir que os recursos naturais sejam apreciados de maneira sustentável, sem prejudicar o equilíbrio dos ecossistemas. É importante cuidar de lugares tão preciosos, né?

Na hora de decidir o que visitar primeiro, escolha destinos que têm boas políticas de preservação ambiental e levam a proteção da natureza a sério. Caiapônia, Pirenópolis, Formosa, Caldas Novas e Chapada dos Veadeiros são algumas das regiões que garantem diversão para os visitantes e manutenção da biodiversidade ao mesmo tempo. Pode confiar na nossa lista sem medo!

Lembre-se também de dar preferência a hospedagens e atrações turísticas eco-amigáveis e com boas práticas de consciência socioambiental. A infraestrutura do lugar onde você vai ficar também faz toda a diferença na hora de curtir a natureza!

Ah, muitos desses lugares ficam distantes dos grandes centros urbanos. Que bom, né? Mas não deixe de pesquisar bem sobre as possibilidades de deslocamento e planejar seu itinerário considerando todas as paradas necessárias. Dá para conhecer muita coisa do ecoturismo em Goiás usando ônibus e transfers, outros pontos só podem ser acessados de carro, alguns exigem trilhas longas… mapeando todo o seu trajeto com cuidado, ele com certeza vai ser tranquilo.

Cuidados para levar a sério na prática de passeios ecológicos

Pronto, planejamento encaminhado!

Mas e quando você estiver no seu destino, como aproveitar a viagem com segurança e responsabilidade? É importante tomar alguns cuidados básicos durante suas atividades de ecoturismo, mas não precisa se preocupar. Basta seguir as dicas que a gente listou abaixo:

  • Nunca abra mão dos equipamentos de segurança em práticas como rapel, escalada ou mergulho. Eles são realmente indispensáveis para garantir a integridade física de todo mundo!
  • Procure o auxílio de instrutores qualificados e certificados na hora de desbravar as paisagens. Assim, você não corre o risco de se perder e ainda aprende muito mais sobre os cenários das suas aventuras.
  • Pesquise sobre os melhores dias e horários para conhecer as atrações que você tem interesse em visitar. Entendendo o fluxo turístico das regiões, você consegue agendar seus programas com mais calma e fugir dos momentos de maior agitação.
  • Não leve nada retirado da natureza durante os passeios. Nem mesmo uma pedrinha de lembrança, tá? Até mudanças pequenas como essa causam impactos grandiosos nos ecossistemas. Também não deixe nenhum tipo de resíduo nos locais visitados: se precisar jogar algo fora, por exemplo, prefira guardar em uma sacolinha plástica e levar de volta para a hospedagem.
  • Evite fazer os passeios com bolsas muito grandes e não exagere na bagagem. Muitas vezes no ecoturismo, menos é mais! Mas também não deixe de fora os itens essenciais, como: trajes e sapatos para trilhas, roupas de banho, lanterna, repelente, protetor solar, dinheiro em espécie e documentos.

Guardando essas sugestões na cabeça, você tem tudo para explorar a potência do ecoturismo em Goiás respeitando a natureza e se protegendo contra qualquer imprevisto. Perceba que são medidas fáceis e capazes de deixar qualquer passeio mais tranquilo. Melhor prevenir do que remediar, hein?

Que tal dar aquela relaxada no Rio Quente Resorts após as aventuras?

A gente pode até tentar descrever, mas a verdade é que só dá para saber como é a experiência do ecoturismo em Goiás depois de conhecê-lo.

Não dá para colocar em palavras a sensação de mergulhar nas águas naturalmente quentes de Goiás em meio ao verde das florestas milenares. Nem a emoção de compartilhar com sua família um passeio de caiaque pelo rio ou a calmaria de acordar de frente para paisagens cinematográficas.

Ao contrário do que muita gente pensa, para desfrutar de tudo isso, você não precisa passar desconforto. A infraestrutura completa e acolhedora do Rio Quente Resorts está pronta para te receber! É o melhor da hospitalidade do cerrado, com ambientes lúdicos, opções de lazer para toda a família, integração com a natureza fenomenal da região, gastronomia especial e todos os recursos necessários para viver as experiências inesquecíveis do ecoturismo em Goiás.

E aí, que tal mergulhar nessa aventura?

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos