Pessoas paradas de costas observando o completo de Cavernas de Terra Ronca

Você está prestes a embarcar em uma jornada incrível pelo coração das cavernas da América Latina! Estamos falando, é claro, de Terra Ronca, um dos tesouros naturais do Brasil.

Oficialmente conhecida como Parque Estadual da Terra Ronca, este santuário natural foi criado para proteger e exibir a beleza do local deste enorme complexo de cavernas, famosas no Brasil e no mundo. Com uma área de mais de 57.000 hectares, este lugar é o lar de uma vasta biodiversidade e cerca de 150 cavernas catalogadas. E não estamos falando de qualquer caverna! Algumas delas estão entre as maiores e mais impressionantes do Brasil e até mesmo do mundo.

Estamos prestes a mergulhar nessa jornada incrível. Pronto para praticar o ecoturismo e explorar cada canto desse mundo subterrâneo? Vamos lá!

Viaje na história de Terra Ronca

Agora, vamos mergulhar mais fundo na Terra Ronca, a cidade onde o eco das águas deu origem a um nome e a um dos destinos mais intrigantes do país.  

Nos confins de São Domingos e Guarani de Goiás, na divisa de Goiás com a Bahia, o Parque Estadual Terra Ronca foi oficializado no dia 7 de julho de 1989.

Aninhado na vastidão do cerrado goiano e abraçado pela grandiosa Serra Geral de Goiás, o local se destaca não apenas pelas mais de 150 cavernas catalogadas, mas também pela quantidade e beleza de trilhas, rios e cachoeiras. Este é um esconderijo que poucos exploram turisticamente, mas fascina geólogos, biólogos e espeleólogos há décadas! Quando você for para lá, vai descobrir que essas cavernas se dividem entre as "secas" e as "molhadas", atravessadas pelos rios que esculpem o parque.

Essa mistura única de elementos naturais e históricos faz de Terra Ronca um local de descoberta contínua, uma oportunidade para desvendar os segredos guardados pela terra e pelas águas.

Confira onde fica Terra Ronca

O Parque Estadual de Terra Ronca, como comentamos anteriormente, fica em Goiás, na cidade de São Domingos. E quem acompanha a gente por aqui, sabe como a gente ama falar desse estado tão incrível.

Embora distante da agitação da capital, Goiânia, essa viagem de mais de 600 quilômetros reserva um destino que vale cada quilômetro percorrido.

Agora, embarque nessa jornada de descobertas e mergulhe na beleza desse destino extraordinário!

Como chegar no Parque Estadual da Terra Ronca

Normalmente, a entrada principal do parque está localizada próxima ao município de São Domingos, em Goiás. Uma viagem de carro, seja alugado, próprio, táxi ou carro de aplicativo, oferece mais flexibilidade e a chance de curtir a estrada.

Mas, se você prefere um transporte mais em conta, ônibus intermunicipais ou interestaduais são uma alternativa. Eles podem te levar até cidades próximas, como São Domingos, Cidade de Goiás e Formosa. E aí, a partir desses locais, é possível contratar serviços de guias locais ou táxis para facilitar o trajeto até o parque. Agora, se a sua jornada começa de longe, optar por voos para cidades próximas, como Goiânia ou Brasília, é uma escolha boa também. A partir dos aeroportos, a viagem pode continuar de carro ou ônibus até o destino final.

Indiferentemente do seu meio de transporte para chegar até lá, com certeza, explorar algumas das cavernas em Goiás é uma experiência inesquecível!

Quando ir a Terra Ronca

Indo direto ao ponto, a janela ideal para conhecer Terra Ronca costuma ser durante a estação seca, normalmente entre os meses de maio a setembro. Por quê? Porque nesse período, as chuvas diminuem consideravelmente, o que torna mais fácil o acesso às cavernas e trilhas. Com menos chuvas, os caminhos tendem a ser mais acessíveis, com mais tranquilidade e segurança.

É importante lembrar que, mesmo na época de seca, o clima pode variar, então esteja bem preparado para o que der e vier!

O que fazer em Terra Ronca

Cerrado goiano com vegetação rasteira e a mistura entre árvores secas com outras espécies coloridas
Agora sim! Tá na hora de falar um pouco sobre os passeios que você precisa colocar no seu roteiro.Além da exploração de cavernas, você vai caminhar bastante pelas trilhas, tomar banhos de cachoeira bem refrescantes, conhecer espécies de aves diferentes e muito mais.

Ah! Vale lembrar que para as aventuras que te esperam por lá, mesmo as que não vamos citar aqui, você pode dispor de passeios guiados. Nas cidades de entrada do parque, existem empresas de turismo de aventura que podem te ajudar, assim como na própria central do parque.

Parque Estadual de Terra Ronca

O Parque Estadual de Terra Ronca é o epicentro de toda a sua aventura pelo destino, você terá a chance de explorar um universo rochoso que guarda segredos milenares!

Por lá, entre as belezas do cerrado, você encontrará trilhas e veredas que conduzem a cenários impressionantes, banhados por rios e cachoeiras. A observação de aves também é uma atividade imperdível, já que o parque abriga uma rica diversidade de espécies. Seja para se conectar com a natureza, explorar um mundo subterrâneo ou simplesmente se deixar levar pela beleza natural, o Parque Estadual de Terra Ronca é o destino perfeito para uma jornada memorável;

Dá uma olhada no que você vai encontrar por lá!

Gruta Terra Ronca

Essa caverna é uma jóia natural, além de ser um convite para explorar as entranhas da terra em uma experiência única e emocionante. Com cerca de 3.500 metros de extensão mapeada, a Gruta Terra Ronca é uma das maiores e mais impressionantes da região! Sua beleza é enigmática, com formações rochosas que contam histórias de milhares de anos. É um mergulho na geologia e na natureza, guiado por condutores experientes que proporcionam uma jornada segura e cheia de descobertas.

Caverna São Bernardo

Na imensidão do complexo de cavernas de Terra Ronca, a Caverna São Bernardo se destaca por uma jornada de descobertas impressionantes.

Esse conjunto cavernoso, composto por outras três grutas, conta com um percurso que desafia e encanta aventureiros e aventureiras. Ao adentrar seus salões de aproximadamente 12 km, você será recebido por formações rochosas moldadas ao longo de milênios pelas águas. É lindo demais!

E tem mais: se prepare para conhecer uma cachoeira incrível em meio a essa jornada subterrânea, mas aí não vamos te dizer mais nada. Você vai amar a surpresa.

Caverna São Mateus


Conhecida como a maior caverna do parque e a quarta maior do Brasil, com incríveis 26 km de extensão, esta gruta reserva desafios para exploradores de todos os níveis de experiência.

O acesso à Caverna São Mateus não é para os fracos de coração: uma fenda estreita e uma descida com corda marcam o início dessa jornada. Se você quiser sentir o coração bater mais rápido, pode apostar que vai se deparar com um interior impressionante, onde a grandiosidade das formações rochosas e a vastidão subterrânea irão te surpreender a cada passo.

E, embora o acesso possa ser desafiador, a recompensa é imensa!

Caverna Angélica

A Caverna Angélica é outro destaque imperdível da Terra Ronca, com seus impressionantes 14 km de extensão. Ao entrar nela, você será recebido por espaços enormes adornados por estalagmites e estalactites de formas surpreendentes, criadas ao longo de milênios. E o legal é que o acesso é relativamente fácil, sendo uma opção interessante para exploradores e exploradoras iniciantes.

Outro ponto notável sobre a Caverna Angélica é que ela é considerada uma caverna "seca", o que significa que não há cursos de água em seu interior. Isso facilita o trajeto e proporciona uma experiência diferente das cavernas molhadas, permitindo uma exploração mais tranquila e detalhada de suas impressionantes formações geológicas!

De cavernas inesquecíveis a águas termais, Goiás tem experiências para as melhores férias da sua vida!

O coração já bateu mais forte só de imaginar toda essa aventura, não é mesmo? E deu pra perceber que o ecoturismo é um ponto forte de Goiás. Mas já que comentamos sobre as famosas águas termais goianas, por que não estender o passeio e curtir alguns dias de puro relaxamento? O Rio Quente é um complexo de hotéis all-inclusive com piscinas naturalmente quentes, no meio do cerrado goiano! Além de atrações sensacionais, você ainda aproveita uma hospitalidade sem igual e uma gastronomia imperdível.

A gente te espera aqui, porque você merece sair da rotina!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos