Queda d'água em uma cachoeira na Chapada dos Veadeiros, entrada de Cavalcante.

Que a Chapada dos Veadeiros é cheio de paisagens que parecem saídas da tela do cinema, você provavelmente já sabe. Mas que tal conhecer um pouco mais sobre um dos municípios que abrigam as belezas impressionantes da região? Hoje, a gente te apresenta à charmosa cidade de Cavalcante.

A oportunidade perfeita de passar alguns dias em meio a cenários de natureza exuberante, com várias opções incríveis de atividades radicais, trilhas e banhos de rio relaxantes: isso é só um pouquinho do que Cavalcante tem a oferecer para os visitantes. Parece que finalmente é hora de riscar Goiás da sua lista de destinos para conhecer, hein?

Aqui, vamos te mostrar o que fazer em Cavalcante, como chegar até lá e por que o destino tem se tornado o queridinho entre aventureiros e amantes do turismo ecológico.

Por que Cavalcante é um destino tão famoso na Chapada dos Veadeiros?

Antes de programar sua visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, você precisa saber como ele é enorme.

Enorme mesmo! São mais de 240 mil hectares de natureza preservada, incluindo as muitas preciosidades do Cerrado de altitude, como cachoeiras, nascentes, matas, campos, formações geológicas de milhões de anos e animais ameaçados de extinção. Como é de se imaginar, essa área de conservação gigantesca abraça vários municípios do interior de Goiás: Nova Roma, São João d’Aliança, Teresina de Goiás, Alto Paraíso e Cavalcante.

Tradicionalmente, o ponto mais conhecido de acesso ao parque é Alto Paraíso. Mas nos últimos anos, o município de Cavalcante tem brilhado como opção de hospedagem. Apesar de ter uma estrutura turística mais rústica do que outras cidades da Chapada, o lugar vem conquistando viajantes que procuram justamente a tranquilidade de um refúgio pacato e silencioso em meio à natureza.

Além disso, o território de Cavalcante engloba mais de 60% da área do parque. Ou seja: a estadia lá proporciona o acesso a vários atrativos e passeios espetaculares, especialmente para quem curte turismo de aventura. Quer uma prova? Então confere a próxima seção, aqui embaixo!

Quais as principais atrações turísticas em Cavalcante?

Não é nenhum exagero dizer que a área onde fica Cavalcante é um paraíso.

Afinal, nas imediações da cidade, você vai encontrar belezas como algumas das mais incríveis cachoeiras de Goiás – que são as grandes estrelas da região –, além de trilhas, mirantes e muitos outros pontos capazes de encher dias e mais dias do seu roteiro.

Para facilitar sua escolha, a gente separou uma listinha com algumas das nossas atrações favoritas e dicas de ouro sobre o que fazer em Cavalcante.

Cachoeira de Santa Bárbara

A Cachoeira de Santa Bárbara é, com certeza, um dos maiores cartões-postais da Chapada dos Veadeiros.

E você vai notar que essa fama é justa assim que se aproximar dela pela primeira vez. Com uma impressionante queda d’água de 35 metros que despencam em um poço de tonalidades entre o azul e o verde, Santa Bárbara é uma parada obrigatória. O acesso é feito por meio da comunidade quilombola Kalunga, situada a 22 quilômetros de Cavalcante, o que também torna o passeio imperdível para quem curte turismo de experiência.

Cachoeira Candaru

Pertinho da Cachoeira de Santa Bárbara, você vai encontrar uma atração da comunidade Kalunga que é menos visitada, mas igualmente fascinante: a Cachoeira Candaru.

A queda d’água, nesse caso, é formada por três níveis que totalizam um impressionante véu translúcido de 70 metros de altura. Sim, tudo isso! O acesso é um pouco mais complicado em comparação com a Santa Bárbara, já que a trilha de cinco quilômetros tem vários trechos íngremes e com pedregulhos. Mas vale super a pena, viu?

Cachoeira da Capivara

Se você gosta de tomar longos banhos, daqueles que revigoram a mente, a Cachoeira da Capivara não pode ficar de fora do seu itinerário.

Embora tenha quedas d’água menores do que as outras cascatas que apresentamos, ela é dona de um poço bem largo e perfeito para mergulhos. Além disso, é uma atração sem determinações sobre tempo máximo de permanência, então você pode se banhar sem preocupações. Nada melhor, né? O acesso à Cachoeira da Capivara é tranquilo, feito por uma trilha variável (o caminho muda dependendo da estação do ano) que pode ter de 600 metros a dois quilômetros de extensão.

Ah, uma dica: você pode conhecer a Cachoeira Santa Bárbara e a Cachoeira da Capivara no mesmo dia! Essa é uma rota comum, já que elas ficam próximas uma da outra. Se você tiver pique, pode até incluir a Cachoeira Candaru no mesmo programa. Só lembra de caprichar no café da manhã para garantir a energia, hein?

Complexo do Prata

Na Chapada dos Veadeiros, uma cachoeira já rende um passeio inesquecível. Então imagina só como é visitar sete de uma vez!

É isso aí, estamos falando das sete cachoeiras que formam o Complexo do Prata. Todas elas são parte do Rio da Prata e estão cercadas por uma área de mata intocada. Os grandes paredões das cascatas acabam em poços verdinhos de água cristalina – sério, nenhuma descrição faz jus a uma paisagem dessas –. Só vendo pra entender!

Como o Complexo do Prata tem muita coisa para se conhecer, a gente recomenda que você separe mais de um dia para ele. Afinal, o percurso até lá também é um pouco longo: a estrada, partindo de Cavalcante, tem cerca de 65 quilômetros.

Mirante da Nova Aurora

Quando for visitar Cavalcante, não se esqueça de reservar um bom espaço no armazenamento do celular para as fotos da viagem. Especialmente se você for conhecer o Mirante da Nova Aurora.

Ponto alto (literalmente!) da Serra da Nova Aurora, o mirante é o lugar perfeito para contemplar a beleza da Chapada dos Veadeiros de um ângulo único. O cenário é realmente de tirar o fôlego e, é claro, proporciona ótimas oportunidades de dar aquela renovada nas fotos do seu feed. Do topo, é possível admirar a imensidão dos paredões e montanhas verdes do Cerrado, além de pontos como a Cachoeira Ave Maria.

O Mirante da Nova Aurora fica a aproximadamente 14 quilômetros de Cavalcante, perto da estrada que leva até a comunidade Kalunga.

Trilha dos Saltos

Até aqui, já te mostramos vários pontos turísticos espetaculares de Cavalcante… mas talvez alguém esteja sentindo falta de um pouquinho mais de emoção.

Tudo bem, porque ela chegou. Na Trilha dos Saltos, você vai encontrar a adrenalina que procurava. O percurso exige preparo físico, já que envolve uma caminhada de 12 quilômetros com várias subidas, descidas e trechos escorregadios. Mas o caminho é tão lindo que o esforço fica em segundo plano: você terá a oportunidade de contemplar os 120 metros de queda d’água da Cachoeira O Salto, passar por áreas cheias de cristais de quartzo e visitar um mirante.

Qual a melhor época do ano para visitar Cavalcante?


Queda d'água em uma cachoeira na Chapada dos Veadeiros, entrada de Cavalcante.

A gente sabe que sua ansiedade para conhecer Cavalcante já está além da conta. Mas antes de fechar a viagem, é importante que você saiba como escolher a data perfeita para a sua estadia. Afinal, quando ir à Chapada dos Veadeiros?

A resposta para essa pergunta está ligada principalmente a fatores climáticos, já que as paisagens do Cerrado variam bastante de acordo com as estações do ano. Para conseguir fazer todos os passeios sem preocupações, o ideal é visitar Cavalcante nos períodos de menos chuva. Se puder, viaje nos meses de abril, maio, junho ou julho.

Há quem diga que as melhores escolhas são abril e maio: eles marcam o início da época de seca, então é o período em que o verde da vegetação está mais intenso e as cachoeiras estão com fluxos mais fortes.

Existem guias turísticos para passeios radicais em Cavalcante?

Claro que existem! Aliás, o trabalho dos guias turísticos é super importante para assegurar o bom funcionamento dos passeios na Chapada dos Veadeiros e manter a beleza dos atrativos preservada.

A maioria dos pontos turísticos de Cavalcante que apresentamos, aliás, exigem que você conte com a ajuda de um guia. Isso é indispensável para garantir a sua segurança – e de quebra, você ainda tem acesso a explicações que deixam os passeios ainda mais incríveis –. As cachoeiras que ficam no território Kalunga, por exemplo, são visitadas com auxílio de guias da própria comunidade.

Você também pode procurar por agências de turismo que realizam passeios na região de Cavalcante e fechar um pacote. Dá até para contratar os serviços antes de viajar, pela internet mesmo, de acordo com os lugares que você deseja visitar.

Como chegar e se deslocar por Cavalcante?  

Cavalcante fica a 320 quilômetros de Brasília e 500 quilômetros de Goiânia. Por isso, a maioria dos turistas escolhe fazer uma parada na capital federal antes de seguir viagem para a Chapada dos Veadeiros. Se você pretende voar, essa é a melhor opção, já que o Aeroporto Internacional de Brasília recebe todos os dias voos que partem de todas as regiões do Brasil.

Há vários jeitos de fazer o trajeto entre Brasília e Cavalcante: você pode pegar um ônibus de viagem ou alugar um veículo. O caminho começa pela BR-020, no sentido que vai para a cidade de Formosa. Depois de passar por Planaltina, é preciso pegar a GO-118 até Teresina de Goiás, que dá acesso à GO-421. Daí, são só mais 22 quilômetros para chegar em Cavalcante.

Na cidade, é possível se aproximar da maioria das atrações usando veículos alugados. O mais comum, entretanto, é contratar agências de turismo que cuidem dessa questão. Muitas empresas disponibilizam pacotes que incluem não só acompanhamento de guias como também transfers que vão de Brasília a Cavalcante e fazem o deslocamento entre os pontos turísticos do destino. Bem prático, né?

Goiás pode ser bastante agitado, mas você terá sempre o Rio Quente para relaxar!

Pois é, você com certeza já percebeu que Cavalcante é dona de muitas belezas raras.

É por isso que quem visita a cidade sempre volta com tantas fotos lindas e histórias incríveis para contar. Não importa se você é da turma da adrenalina ou prefere um programa mais zen, o turismo no Cerrado de Goiás com certeza vai conquistar seu coração.

Todo viajante de carteirinha sabe que viagem boa deixa aquele cansaço gostoso no corpo. Que tal separar um tempinho para curtir a natureza goiana com o máximo de conforto? No Rio Quente, você relaxa e se diverte com sua família enquanto aproveita uma estrutura moderna e acolhedora. São as férias dos sonhos!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos