Vista panorâmica da Chapada dos Veadeiros com árvores e clima do cerrado goiano

Não é segredo que o Brasil está cheio de paisagens maravilhosas de Norte a Sul. E algumas das mais impressionantes estão na Chapada dos Veadeiros!

Pois é, o cerrado goiano é tão fantástico que suas belezas são cuidadosamente protegidas na unidade de preservação ambiental conhecida como Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Estamos falando de cachoeiras, rios, cânions, chapadões, formações rochosas de milhões de anos e vários outros encantos cenários que parecem saídos de um filme.

É por isso que a Chapada dos Veadeiros, assim como tantos outros lugares de Goiás, é um destino dos sonhos para quem curte turismo de aventura. Quem não gostaria de passar alguns dias desbravando todo esse espetáculo natural, se banhando nas águas cristalinas das cascatas, contemplando o céu estrelado e caminhando entre espécies raras de animais e vegetais?

Se você gostou da ideia, vem com a gente. Aqui, vamos te contar um pouco mais sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde ele fica, o que esperar da visita e como garantir uma viagem verdadeiramente inesquecível. Se bem que com tanta exuberância, isso nem é tão difícil, né?

Já separa aí os seus melhores sapatos de trilha e pode se preparar para a emoção!

Uma jornada pela história da Chapada dos Veadeiros

Até o final do século 19, a imensidão natural da Chapada dos Veadeiros não era muito explorada. Na verdade, o povoamento por lá começou por causa dos pequenos plantios de trigo e café realizados em uma propriedade chamada Fazenda Veadeiros.

Em 1892, quando o plano de mudar a capital do Brasil para Goiás começou a tomar forma, os cientistas da Comissão Exploradora do Planalto Central passaram a mapear a área para entender seu potencial. Os estudos continuaram por várias décadas, mas a conclusão não poderia ser outra: aquela região de biodiversidade rica precisava mesmo ser delimitada e protegida.

Foi assim que, em 1961, por decreto do presidente Juscelino Kubitschek, nasceu a unidade de conservação ambiental que daria origem à nossa querida Chapada dos Veadeiros. No começo, ela tinha uma área maior,  que se estendia para além das fronteiras estaduais, recebendo o nome de Parque Nacional do Tocantins. Ao longo da década, por causa de reavaliações do Ministério da Agricultura e várias disputas judiciais acirradas, a unidade de conservação deixou de incluir as terras que ficavam às margens do Rio Tocantins.

Assim, em 1972, o nome se tornou Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. De lá para cá, a extensão da região protegida já mudou outras vezes: foi só em 2017 que ela atingiu seus 240 mil hectares de área atual, em um decreto celebrado no Dia Mundial do Meio Ambiente. Hoje em dia, a Chapada dos Veadeiros é preservada pelos esforços do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e encanta milhares de visitantes todos os anos, esbanjando vida em todas as suas formas. Valeu, ICMBio!

Encontre a localização exata da Chapada dos Veadeiros

Quase todo mundo já ouviu falar na Chapada, mesmo sem conhecer a localização exata dela. É de se esperar, afinal, uma área tão grande pode mesmo causar dúvidas: afinal, onde fica a Chapada dos Veadeiros?

No coração de Goiás, é claro. Mas isso você já sabe. Para te ajudar a se localizar, a gente explica melhor: a Chapada dos Veadeiros fica a aproximadamente 220 quilômetros de Brasília, na porção norte do estado, ali junto da divisa com Tocantins.

Quase 60% da área do parque fica no território da cidade de Cavalcante. A outra parte está principalmente em Alto Paraíso de Goiás. Além desses dois municípios, que concentram muitos dos atrativos da região, a Chapada dos Veadeiros também fica próxima a Nova Roma, Teresina de Goiás e São João d’Aliança, um pequeno distrito que guarda uma das principais entradas do parque.

A época perfeita para explorar essa maravilha

Como você já deve imaginar, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está sempre magnífico e recebe os visitantes de braços abertos durante o ano todo.

Mas se você deseja conhecê-lo, é importante entender como as paisagens do cerrado mudam ao longo do ano. Afinal, o clima por lá tem duas estações bem definidas e muito diferentes entre si, o que pode ser definidor para o tipo de experiência vivida durante os passeios.

Funciona assim: o período entre outubro e abril marca a época de chuvas na Chapada dos Veadeiros. De maio a setembro, em contrapartida, a região tem um índice pluviométrico bem baixo, passando anualmente por uma longa época de seca. Quanto mais a estiagem avança, mais secas as cachoeiras ficam, e a vegetação perde um pouco aquela coloração verde vibrante.

Em contrapartida, o período de seca permite a realização de uma variedade muito maior de passeios no interior do parque. Afinal, as chuvas podem deixar várias trilhas mais difíceis ou até mesmo inviáveis por questões de segurança. Então a época chuvosa geralmente representa a baixa temporada na Chapada dos Veadeiros. Se você quiser viajar entre outubro e abril, prepare-se para a possibilidade de não conseguir curtir algumas das atrações e de precisar fazer mudanças constantes no roteiro. Vale mencionar que o movimento turístico reduzido da baixa temporada deixa alguns serviços mais baratos.

Para quem deseja curtir os passeios ao máximo sem ficar refém do guarda-chuva, o melhor mesmo é viajar na seca. E aqui vai a dica de ouro: nos primeiros meses de estiagem (maio, junho e julho), as paisagens ainda estão verdinhas e as quedas d’água costumam estar fortes, como consequência do período de chuvas. Então essa é, sem dúvidas, a melhor época para ir à Chapada dos Veadeiros.

Até que ficou fácil escolher a data perfeita para a sua viagem, né?

Belezas naturais: As cachoeiras deslumbrantes da Chapada dos Veadeiros

cachoeira na Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Se você conversar com qualquer pessoa que já visitou a Chapada dos Veadeiros e perguntar o que tem de bom lá, é muito provável que uma das primeiras respostas seja algo do tipo “nossa, as cachoeiras são incríveis!”.

Na falta de alguém pra te dizer, a gente reforça: são incríveis mesmo. Embora a natureza do parque seja bem variada, as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros são com certeza as grandes protagonistas das visitas. Afinal, o cerrado é um bioma tão rico em recursos hídricos que é até chamado de “caixa d’água do Brasil”, sabia?

A maioria dos aventureiros começa pelas cascatas que ficam próximas à Vila de São Jorge, já que ela é a porta de entrada para o parque. Há vários roteiros que você pode fazer para conhecê-las, e a maioria deles é autoguiado (ou seja, a presença de um guia de turismo não é obrigatória). As trilhas são sinalizadas por placas, e os visitantes recebem uma orientação no Centro de Atendimento ao Turista antes de desbravá-las.

Um dos passeios mais famosos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a Trilha dos Saltos, que tem esse nome porque seus protagonistas são os exuberantes Saltos do Rio Preto. O percurso passa por um mirante de onde é possível contemplar toda a grandeza do Salto de 120, uma gigantesca queda d’água que escorre por um paredão de 120 metros. Depois, a trilha segue para o Salto de 80, que tem poços perfeitos para banhos relaxantes, e depois para as Corredeiras do Rio Preto. O percurso total é de 10 quilômetros.

Outro roteiro clássico é a Trilha dos Cânions, que tem um percurso de 12 quilômetros e primeira parada no Cânion II. Além de apreciar a vista espetacular, é possível tomar banho no interior do cânion ou no poço que se forma na saída dele. Depois, o passeio leva à Cachoeira das Cariocas, um dos maiores cartões-postais da Chapada dos Veadeiros. São duas quedas d’água, um poço amplo e muitas pedras ótimas para se deitar e tomar um sol.

Além dessas duas trilhas mais famosas, há vários outros atrativos perfeitos para quem não abre mão de um bom mergulho: as Cachoeiras Almécegas I e II, a Cachoeira do Segredo, a Cachoeira São Bento, a Cachoeira Morada do Sol e a Cachoeira Raizama também merecem uma visita.

Bastante coisa, né? E se a gente disser que essas são apenas as cachoeiras que ficam nas imediações da Vila de São Jorge? Pois é, junto de Alto Paraíso de Goiás, você encontra ainda a Catarata dos Couros, a Cachoeira dos Cristais, as Cachoeiras Loquinhas e a Cachoeira Poço Encantado. Para quem curte passeios mais radicais, tem a Cachoeira Macaquinhos e a Cachoeira Anjos e Arcanjos.

Já nas proximidades do município de Cavalcante, os destaques são a fantástica Cachoeira Santa Bárbara (na nossa opinião, parada obrigatória para quem visita a Chapada dos Veadeiros), a Cachoeira da Capivara, a Cachoeira Candaru e as muitas Cachoeiras do Complexo do Prata.

A gente poderia até passar um tempo aqui tentando definir em palavras a beleza de cada uma dessas atrações. Mas fazer jus à magnitude das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros é uma tarefa difícil – se não for impossível –. Só dá para entender conhecendo pessoalmente!

Desbrave o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Talvez você já tenha percebido que as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros são mesmo as grandes estrelas do turismo por lá.

E embora elas sejam mesmo espetaculares, a verdade é que o parque também tem outros cenários igualmente maravilhosos. Os mirantes espalhados por ele, por exemplo, proporcionam vistas que são de cair o queixo! Por isso, vale a pena fazer a Trilha do Mirante da Janela, dona de vários visuais arrebatadores.

Além disso, a Trilha do Vale da Lua também é indispensável para quem visita o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O lugar é tão inacreditável que já serviu de cenário para séries, filmes, novelas, clipes e várias outras produções audiovisuais. Estamos falando de uma formação rochosa única, em que as pedras claras foram esculpidas ao longo dos milênios pelas águas do Rio São Miguel, formando corredeiras, poços e caldeirões. Sério, parece coisa de outro planeta!

Outras atrações menos conhecidas, como o Jardim de Maytrea, e o Morro da Baleia, também não deixam a desejar quando o assunto é paisagens lindas.

O que levar para a Chapada dos Veadeiros

Muitas vezes, até os viajantes mais experientes sofrem um pouco na hora de arrumar as malas. Por isso, separamos algumas sugestões do que não pode faltar na sua bagagem na hora de conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Vamos começar pelos itens indispensáveis: roupas de banho (mais de uma muda, de preferência), saídas de banho, sapatos apropriados para trilhas, meias, calças confortáveis (de tactel ou leggings, por exemplo), camisetas e regatas, boné ou chapéu, garrafa d’água ou cantil, mochila de alças largas, filtro solar com fator de proteção alto e agasalhos para o período da noite (que pode ser um pouco frio).

Além de tudo isso, lembre-se de levar shorts ou bermudas leves e fáceis de vestir entre um passeio e outro. O mesmo vale para os calçados: a sandália de dedo ou sapato do tipo “papete” é uma boa pedida para se ter na mochila. Muita gente também recomenda levar o bom e velho repelente (afinal, os insetos também fazem parte da biodiversidade da Chapada dos Veadeiros).

Por fim, se quiser, você também pode fazer uma farmacinha pessoal para a viagem. Procure incluir nela alguns curativos adesivos, gaze, antisséptico tópico, esparadrapo, pomada para dores musculares e os medicamentos que você costuma utilizar quando sente algum mal-estar (analgésicos, antitérmicos etc).

Onde ficar? Pousadas e hotéis mais visitados

Como mencionamos, os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás são os principais responsáveis por receber os visitantes da Chapada dos Veadeiros. A melhor estrutura turística está em Alto Paraíso, onde é possível encontrar diferentes opções de hospedagem e uma maior variedade de serviços.

Em comparação com outros municípios da região, o movimento em Alto Paraíso de Goiás é mais agitado: apesar de ser pequena, a cidade está sempre borbulhando com a presença de pessoas vindas de todos os lugares do mundo. Se você adora conhecer gente nova, esse é o melhor ponto de hospedagem na Chapada dos Veadeiros. Alguns dos estabelecimentos bem avaliados por lá são a Casa da Lua Pousada, a Pousada Maya, o Jardim da Nova Era e o Tapindaré Hotel.

Por sua vez, a cidade de Cavalcante tem opções mais restritas para quem deseja se hospedar. Portanto, se você quer ficar lá, lembre-se de reservar com bastante antecedência. As opções mais famosas são a Pousada Morro Encantado e a Pousada Vale das Araras.

Se você preza pela tranquilidade absoluta, talvez curta a ideia de se hospedar na pacata Vila de São Jorge, que já mencionamos aqui algumas vezes. Ela fica a 36 quilômetros de Alto Paraíso e tem a grande vantagem da proximidade com as principais atrações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Você pode ficar na Pousada Baguá, na Pousada Bambu Brasil ou na Casa das Flores.

Quer ter a experiência única de acampar na Chapada dos Veadeiros? Claro que você pode! Afinal, como é uma verdadeira queridinha dos praticantes de ecoturismo, a região está cheia de ótimos espaços de camping perfeitos para quem curte dormir sob as estrelas. O Camping Taiuá e o Camping e Cabana Viveiros, por exemplo, são ótimas alternativas.

Prepare-se para uma viagem memorável com estas dicas

Já está sonhando com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, né?

Calma! Sabemos que a ansiedade está grande, mas ainda temos algumas dicas importantes para te passar. Depois de saber que o parque tem tanta coisa para ver, montar um bom roteiro pode parecer uma tarefa difícil. Você pode estar se perguntando, por exemplo, quanto tempo ficar na Chapada dos Veadeiros para curtir uma boa parte das atrações.

Bem, a verdade é que nem todo o tempo do mundo seria suficiente para desbravar tudo que o parque tem a oferecer. Para você ter uma ideia, ele inclui o incrível número de 300 cachoeiras – isso sem contar com as outras atrações imperdíveis –. Em geral, nossa recomendação é passar pelo menos 5 dias na região para ter uma experiência legal.

O transporte é outra preocupação frequente dos viajantes, então aqui vão algumas informações preciosas. Para chegar à Chapada, você terá que parar primeiro em Brasília e depois pegar a estrada até Alto Paraíso ou Cavalcante. Se você quiser saber mais sobre como voar com economia e praticidade até a capital federal (ou outros pontos do estado), não deixe de conferir nosso conteúdo especial sobre como conseguir passagens aéreas baratas para Goiás.

Por fim, vale lembrar: a preservação da natureza do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros também é responsabilidade de quem visita. Durante os passeios no parque, não deixe nenhum tipo de resíduo nas trilhas e nos lugares que você visitar – você pode levar uma sacola plástica consigo para guardar qualquer lixo produzido e descartar corretamente depois –. Ah, e nada de interagir com os animais que vivem no parque, hein? Não precisa ter medo deles, é só manter uma distância segura que nenhum bichinho vai te machucar. Mas pode tirar fotos, é claro!

Antes ou depois do seu passeio na Chapada dos Veadeiros, que tal um mergulho nas fontes termais do Rio Quente!

É, não dá para negar que a melhor parte de viver em um país tropical tão bonito por natureza é ter a chance de apreciar vários cenários espetaculares. Em Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é apenas uma parte do que o cerrado tem a oferecer.

Antes ou depois de caminhar tanto nas trilhas, pode ser que você queira tirar uns dias para descansar sem se preocupar com nada. Para isso, o Rio Quente Resorts é o lugar perfeito! Aqui, você mergulha na exuberância da natureza goiana com uma estrutura completa pensada para te proporcionar o máximo de conforto e várias atividades divertidas para a família.

Na Chapada dos Veadeiros ou nas águas termais mágicas do Rio Quente, as belezas de Goiás têm tudo para ficar na sua memória para sempre.

Aproveite, respire fundo e relaxe: você estará no paraíso!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos