Várias

Por aqui, a gente vive falando sobre como o interior de Goiás está cheio de lugares encantadores. De Cavalcante , na famosa Chapada dos Veadeiros, até a maravilhosa Pirenópolis , o estado tem destinos capazes de encantar todos os tipos de viajantes. Hoje, vamos te apresentar mais um: prepare-se para conhecer Goiatuba!

Com menos de 35 mil habitantes, esse charmoso município é perfeito para quem curte aquela atmosfera aconchegante de interior. E é claro que essa tranquilidade pacata fica melhor ainda com as paisagens fantásticas da natureza goiana, que incluem matas, cachoeiras, campos, paredões rochosos e muito mais. Não é à toa que Goiatuba é tão procurada por visitantes que desejam descansar e mergulhar na rica cultura de Goiás.

Para te ajudar a aproveitar seu tempo nessa simpática cidade da melhor forma possível, separamos algumas informações importantes sobre ela e dicas de ouro sobre o que fazer em Goiatuba.

E aí, bora descobrir Goiás?

Desvende a história de Goiatuba/GO

Goiatuba é um dos muitos lugares do estado que foram generosamente agraciados pela natureza.

Foi justamente isso que motivou os primeiros habitantes a se estabelecerem por lá: as terras férteis da região onde fica Goiatuba eram um verdadeiro achado para os exploradores que andavam pelo Centro-Oeste no século 19. Banhada por rios e coberta pelo verde da vegetação, a área era perfeita para o desenvolvimento da agricultura. Na década de 1840, vários fazendeiros já tinham propriedades naquele pedaço de terra tão rico.

Com o tempo, o lugar passou a atrair também alguns bandeirantes que vinham de São Paulo. Eles encontraram na área onde fica Goiatuba a tranquilidade perfeita para os repousos entre uma expedição e outra. Assim, o pequeno ajuntamento foi crescendo. Em 1860, surgiu o povoado batizado como São Sebastião das Bananeiras (ou simplesmente Bananeiras), que logo passou a ser um distrito de Morrinhos . Pouco mais tarde, em 1931, vieram o título de município e a autonomia política.

O nome atual guarda uma história curiosa. Goiatuba passou a se chamar assim por resultado dos esforços de Manoel Gabinatti Esposito Espositel , um misterioso andarilho de origens italianas que não se conformava com o nome São Sebastião das Bananeiras. Ele achava que a cidade merecia uma denominação com mais significado, algo que transmitisse o grande potencial da região.

Daí veio a sugestão “Goiatuba”, que nos discursos poéticos de Gabinatti significava “onde Goiás é grande”, em tupi-guarani. Embora a tradução correta do original “ Gwa yá tuba ” não seja exatamente ess a, a insistência do forasteiro foi suficiente para que seu desejo fosse atendido. Hoje em dia, movida principalmente pela agropecuária, Goiatuba continua despertando reações apaixonadas em todo mundo que passa por lá. A gente te entende, Gabinatti!

Encontre o sossego: saiba onde fica Goiatuba

Agora que você já conhece a história do nosso destino de hoje, é hora de saber um pouco mais sobre onde fica Goiatuba.

Situado na porção sul de Goiás, o município está a aproximadamente 178 quilômetros da capital estadual, Goiânia, e a 380 quilômetros de Brasília. Ele faz divisa com 10 outras cidades, incluindo Morrinhos e a adorável Itumbiara .

Além disso, Goiatuba fica a somente 115 quilômetros de Caldas Novas , destino popular entre os viajantes que desejam curtir a magia das fontes termais goianas. Mas pode deixar que a gente fala um pouquinho disso mais pra frente.

A rota da descoberta: confira como chegar em Goiatuba

Talvez você já tenha se situado bem no mapa de Goiás. Mas, afinal, como chegar em Goiatuba?

Se você decidir voar, pode aterrissar no Aeroporto de Caldas Novas, que é o mais próximo de Goiatuba e tem voos nacionais operados por companhias como Gol e Azul. Como a variedade de rotas aéreas não é muito grande, algumas pessoas preferem descer em Goiânia e continuar o percurso pela estrada.

Para quem vem de Caldas Novas, o caminho dura cerca de 1h40. Ele começa pela BR-490 e passa para a BR-153 mais ou menos na altura de Morrinhos. Saindo de Goiânia, é só seguir a BR-153 na direção sul e virar na GO-320 para acessar a cidade. Em geral, a estrada para Goiatuba é tranquila e você pode circular por ela facilmente com veículos alugados.

Caso prefira viajar para Goiatuba sem se preocupar com esses detalhes do percurso, você pode pegar um dos muitos ônibus de viagem disponíveis na região. Eles são operados principalmente pela Viação Estrela e pela RodeRotas , saindo de cidades como Goiânia, Morrinhos, Itumbiara e até São Paulo.

Sinta-se acolhido pelo clima em Goiatuba

Como em muitas outras cidades de Goiás, o clima em Goiatuba é do tipo tropical quente e úmido.

Na prática, isso significa que as temperaturas na cidade dificilmente ficam abaixo de 20ºC ou acima de 32ºC. O mês mais quente de todos é outubro e o mais fresco é julho. Na hora de escolher a data da sua viagem, mais do que acompanhar os termômetros, você precisa estar por dentro do índice de chuvas em Goiatuba.

A estação úmida vai de novembro a março, período em que Goiatuba recebe 85% de suas chuvas anuais. É bastante coisa! Portanto, se quiser encontrar muitos dias ensolarados e curtir os passeios ao ar livre sem preocupações, nossa dica é visitar Goiatuba na época de seca, que vai de abril a setembro.

Encontre as melhores opções para o que fazer em Goiatuba

Estrada em Goiás, indo em direção a um conjunto de morros com uma cachoeira bem ao longe

Finalmente, é hora de desvendarmos as belezas de Goiatuba.

Em geral, muitos turistas escolhem a cidade simplesmente por causa do ritmo de vida tranquilo e do ar puro que ela proporciona. Além de aproveitar essa calmaria, não deixe de visitar os atrativos fascinantes que selecionamos! Abaixo, você encontra as melhores dicas sobre o que fazer em Goiatuba.

Praça da Bandeira: o coração pulsante de Goiatuba

Quase toda cidadezinha de interior brasileira tem uma praça que serve como ponto de encontro para os moradores. Em Goiatuba, é a Praça da Bandeira.

Situado na Rua Minas Gerais, no coração do município, esse convidativo espaço de convivência é muito querido pelos goiatubenses . Bem arborizada e desenhada por lindos gramados verdes, a pracinha está sempre animada por causa das famílias e grupos de amigos que se reúnem nela para longas conversas descontraídas, caminhadas relaxantes ou tardes de brincadeira. Frequentemente, ela recebe feirinhas de artesanato, barraquinhas de comida e eventos da prefeitura.

Quando estiver em Goiatuba, tire um tempinho para se sentar em algum dos bancos da Praça da Bandeira, respirar fundo, curtir o belo paisagismo e observar o movimento da cidade. Sem pressa, hein?

Paróquia Santíssima Trindade: um encontro de fé

De casamentos a batizados , a maioria das celebrações religiosas de Goiatuba passa pela Paróquia Santíssima Trindade.

Afinal, ela é um dos mais importantes espaços de fé para a comunidade católica da cidade. Mas a verdade é que a charmosa igreja acaba conquistando até mesmo quem não tem muito apego à religião: com sua estrutura simples e acolhedora, ela proporciona momentos de paz interior e contemplação para todos os visitantes. Lembre-se de passar por lá durante sua estadia. Quem sabe você não se anima para assistir a uma missa?

A Paróquia Santíssima Trindade fica na Rua Rio Negro.

Lago dos Buritis: as águas serenas que emolduram a cidade

O Lago dos Buritis é, sem dúvidas, o principal cartão-postal de Goiatuba.

Esse lindo espelho d’água fica bem no centro da cidade, rodeado pela exuberante área verde do Bosque dos Buritis. É o espaço perfeito para quem gosta de contato com a natureza: você pode passear entre as árvores, fazer um bom piquenique à beira do lago e observar os patos, capivaras e outros visitantes que convivem serenamente com os visitantes do bosque. Não deixe de conhecer também os excelentes bares, pubs e restaurantes que ficam nas imediações do Lago dos Buritis.

Cachoeira do Vale

Como você deve saber, as oportunidades para praticar ecoturismo em Goiás nunca param de surgir. Em Goiatuba, a Cachoeira do Vale é uma ótima opção para os aventureiros.

Também conhecida como Cachoeira da Curva da Morte, ela acaba assustando alguns viajantes por causa do nome. Mas não se preocupe: as quedas d’água não são nada perigosas. Na verdade, essa denominação existe por causa dos acidentes que aconteciam antigamente na curva da estrada que leva até a cachoeira – o que parou de ocorrer quando as vias foram asfaltadas –. Hoje, a Cachoeira do Vale é pura beleza: duas cascatas exuberantes que fluem do verde da mata e deságuam em um poço tranquilo. É um ponto ótimo para banhos relaxantes e o melhor programa para os dias quentes em Goiatuba!

Para chegar, você deve pegar o acostamento mais ou menos na altura do quilômetro 656 da BR-153. Se estiver de carro, pode deixar o veículo junto do pasto. Depois é só caminhar por uns 100 metros em direção ao rio e você já vai ouvir os sons da Cachoeira do Vale.

Viva o que Goiatuba tem a oferecer e aproveite para passar dias inesquecíveis no Rio Quente!

Complexo do Rio Quente, com as piscinas termais entre os prédios dos hotéis, em meio ao cerrado goiano

É, Goiás está mesmo cheio de lugares para descansar e curtir a natureza. Goiatuba é mais um dos muitos destinos encantadores desse estado tão rico, que está sempre de braços abertos para receber os viajantes.

Antes ou depois de conhecer a mansidão de Goiatuba, que tal passar um tempinho relaxando em meio às belezas goianas com todo o conforto de um resort diferente? No Rio Quente Resorts , sua passagem por Goiás ganha ainda mais momentos inesquecíveis. Lembra que lá no começo nós comentamos um pouco sobre a magia das fontes termas?

Pois é, aqui você mergulha em piscinas de águas naturalmente quentes, além de experimentar as delícias da gastronomia local. Toda a comodidade de um complexo de hotéis all inclusive está aqui esperando você sair da rotina e viver férias inesquecíveis.

Estamos te esperando!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos