Sabia que Goiás é um verdadeiro paraíso do turismo religioso?

Pois é, a Terra do Pequi é muito conhecida pela fama que carrega entre os aventureiros. Mas muita gente nem imagina que, além das paisagens fenomenais do Cerrado goiano, o estado está cheio de destinos perfeitos para quem curte história, arquitetura e arte sacra. Em Goiás, a forte influência da religiosidade deu origem a monumentos e tradições capazes de conquistar visitantes dos mais variados perfis – até quem não tem muita proximidade com a fé –.

Você já deve ter ouvido falar em eventos encantadores como a Folia de Reis, por exemplo. Assim como as Cavalhadas e a Festa do Divino, a celebração faz parte de um rico repertório cultural que atrai muitos viajantes para o território goiano. Além das festas populares, o turismo religioso em Goiás inclui a oportunidade de visitar templos antigos e outros espaços de importância sagrada que também são patrimônios históricos. E se você não sabe bem do que estamos falando, é só continuar por aqui! Hoje, vamos explicar direitinho o que é turismo religioso e te levar para conhecer algumas relíquias goianas motivadas pelo poder da fé. E aí, vamos nessa?

O que é o turismo religioso?

Fachada de uma igreja em Pirenópolis enfeitadas para a Festa do Divino

Quem nunca se impressionou com a beleza de uma igreja ou catedral?

Essa é uma das várias experiências incríveis proporcionadas pelo turismo religioso, modalidade voltada para os viajantes que desejam conhecer templos, locais sagrados, festas populares, rituais e outros tesouros que têm raízes em crenças religiosas.

Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de atividade não é voltado apenas para as pessoas que seguem algum tipo de doutrina. Afinal, a fé pode ter uma conexão íntima com o folclore, os costumes, as festas típicas e até mesmo com o nascimento de cidades inteiras. Aprender sobre as crenças de um povo é, de certa forma, uma chance de fazer uma imersão na história e na identidade dele.

É por isso que o turismo religioso pode ser considerado uma vertente do turismo cultural. Em Goiás, a influência forte do catolicismo se manifesta de várias formas diferentes – uma mais fascinante que a outra –.    

Trindade: uma cidade repleta de religiosidade

Quando o assunto é turismo religioso, o município de Trindade merece o destaque que tem. Parte da Região Metropolitana de Goiânia, a cidade está separada da capital estadual por apenas 16 quilômetros. Conhecida como Capital da Fé, ela recebe milhares de devotos todos os anos por causa de sua história repleta de acontecimentos sagrados.

Tudo começou em 1840, quando os moradores de Trindade – que na época se chamava Barro Preto – encontraram um medalhão de barro com a imagem da Virgem Maria em uma olaria da região. As notícias começaram a se espalhar rapidamente: as histórias dos milagres ligados ao artefato deram origem a uma capela coberta por buritis, construída para proteger a imagem. O pequeno templo passou a receber romarias vindas de todas as partes do Brasil, movimento que impulsionou o crescimento da cidade.

Hoje, Trindade é palco da maior festa religiosa de Goiás, a Romaria do Divino Pai Eterno. Destino ideal para quem se interessa por turismo religioso, o município também abriga vários atrativos espetaculares que podem ser visitados durante o ano todo, como o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Sobre eles, a gente te conta um pouco mais daqui a pouco.

Eventos que você precisa conhecer:

Muitas das grandes festas populares de Goiás têm origens religiosas.

Mais do que momentos preciosos para quem deseja fortalecer a espiritualidade, esses eventos são partes importantes da identidade cultural do estado. Eles também costumam reunir elementos bem variados que formam festejos lindíssimos: as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu, por exemplo, têm ares teatrais que proporcionam verdadeiros espetáculos. Confira, abaixo, algumas das celebrações goianas que têm tudo para encantar seu coração.

Cavalhadas de Pirenópolis

Homens usando as coloridas e tradicionais das roupas das Cavalhadas de Goiás

Embora aconteçam em várias cidades de Goiás, as cavalhadas recebem uma atenção diferenciada em Pirenópolis.

Para muita gente, elas são as partes mais aguardadas da Festa do Divino Espírito Santo. É de se esperar, já que a cidade inteira se mobiliza para apreciar esse grande evento a céu aberto. As cavalhadas são encenações emocionantes de batalhas medievais, que são recriadas por guerreiros montados a cavalo. É claro que as lutas são coreografadas, mas pode apostar que o espetáculo é de tirar o fôlego: os cavaleiros vestidos em lindos trajes coloridos impressionam os espectadores com seus movimentos rápidos e certeiros. Tudo isso é acompanhado pela música das bandas folclóricas e outros elementos tradicionais fascinantes.

Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás

Visão da torre da igreja da Cidade de Goiás, com a cidade ao fundo

Quem vê as fotos e vídeos da Procissão do Fogaréu pode achar esse costume antigo meio assustador.

Mas na verdade, a celebração que acontece há mais de 300 anos é um importante patrimônio imaterial da cidade de Goiás. A procissão começa na quinta-feira da Semana Santa, assim que o relógio bate meia-noite. É quando as misteriosas figuras mascaradas chamadas de farricocos se reúnem na Igreja da Boa Morte. Então, segurando tochas acesas, eles caminham descalços até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário enquanto encenam os momentos bíblicos que retratam a perseguição de Jesus Cristo. Acompanhada por devotos e turistas, a Procissão do Fogaréu termina na Igreja de São Francisco de Paula, onde acontece a cena que simboliza a captura de Cristo. O espetáculo se torna ainda mais hipnotizante por causa da sonografia proporcionada pelos tambores e clarins. É realmente uma celebração única!

Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis

A Festa do Divino Espírito Santo é o grande destaque da agenda cultural de Pirenópolis.

Como o próprio nome diz, ela nasceu da devoção católica ao Divino Espírito Santo, e é celebrada no período de Pentecostes. Durante vários dias, as ruas históricas de “Piri” são tomadas por enfeites coloridos, música, dança e muitas delícias da culinária típica. O centro da festa é o Império do Divino, local onde fica o personagem principal da celebração, o imperador. A véspera do Domingo do Divino traz o ponto alto da festa: o lindo cortejo, em que a Bandeira do Divino é erguida em um mastro e o imperador conduz a multidão animada pela cidade. Além disso, a programação inclui novenas, missas e também momentos dedicados à caridade. Incrível, né?

Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade

Já mencionamos aqui o grandioso evento que rendeu a Trindade o apelido de Capital da Fé – mas ele com certeza merece um espacinho próprio –.

A Romaria do Divino Pai Eterno acontece sempre no primeiro domingo de julho. Mas as celebrações começam nove dias antes, com as solenidades religiosas que incluem 100 missas e mais de 40 novenas. No dia da procissão, fiéis vindos de vários lugares caminham juntos pela Rodovia dos Romeiros até o Santuário Basílica, em um momento emocionante de devoção e adoração. Realizada desde 1840, a Romaria de Trindade tem como protagonista a imagem santa que motivou sua criação: o medalhão associado a vários relatos milagrosos. Para quem deseja celebrar a fé ao Divino Pai Eterno, agradecer pelas bênçãos recebidas e fazer pedidos, essa festividade é uma oportunidade sem igual.

Visite os principais símbolos de fé goianos:

Rio correndo com a Igreja de Pirenópolis ao fundo

As celebrações que acabamos de te mostrar são apaixonantes mesmo, né?

Mas se você não tiver disponibilidade para acompanhá-las de perto, não precisa se preocupar: o turismo religioso em Goiás também inclui lugares incríveis que podem ser visitados em qualquer período do ano. Abaixo, você encontra algumas sugestões de atrativos que precisam estar no seu roteiro se você deseja conhecer os maiores símbolos da fé goiana!

Igreja Matriz de Corumbá de Goiás

Situado a aproximadamente 110 quilômetros de Goiânia, o município de Corumbá de Goiás guarda um patrimônio valioso: a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França.

Também conhecida como Igreja Matriz de Corumbá de Goiás, ela faz parte de um conjunto arquitetônico construído na década de 1770. Apesar de ter passado por várias restaurações ao longo dos séculos, o charmoso templo ainda conserva a beleza da época em que foi construído. A simplicidade da fachada branca e azul esconde a linda riqueza de detalhes do altar, em que as imagens sagradas são emolduradas por lindos afrescos e adornos pintados em cores vibrantes. Se você adora visitar construções históricas, a Igreja Matriz de Corumbá de Goiás é imperdível.

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade

O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno é o epicentro da gigantesca Romaria de Trindade.

Considerado o maior templo do Centro-Oeste, ele impressiona romeiros e turistas com a imponência de sua arquitetura. Erguido em formato de cruz, o santuário é rodeado por incríveis vitrais coloridos que embelezam o salão. A cúpula dourada e o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro completam o cenário responsável por receber as 100 missas que antecedem a famosa romaria. Além da beleza arquitetônica e da importância histórica, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno tem o importante papel de proteger a imagem sagrada do Divino Pai Eterno. Não deixe de visitar esse espaço icônico que é um verdadeiro símbolo de Trindade!

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Durante sua visita ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, não deixe de explorar a área externa do templo.

É lá que você vai encontrar a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que agrega um charme especial ao espaço de fé mais importante de Trindade. Criada em 1970, ela faz parte da linda paisagem da Praça do Santuário. A caverna artificial fica coberta por uma queda d’água e tem um interior apaixonante, onde os visitantes podem expressar sua devoção diante da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, deixar velas acesas para a santa ou simplesmente aproveitar a atmosfera maravilhosa de paz e contemplação.

Rodovia dos Romeiros

A Romaria do Divino Pai Eterno, que atrai mais de 2 milhões de devotos para as ruas de Trindade, percorre o mesmo caminho desde que foi criada.

O percurso de aproximadamente 17 quilômetros é feito pela estrada que interliga o município à capital, Goiânia. Por causa de sua importância cultural e religiosa, esse trecho da GO-060 ficou conhecido como Rodovia dos Romeiros. Caso você pretenda visitar Trindade fora da época da Romaria do Divino Pai Eterno, vale a pena percorrer uma parte desse lindo caminho de fé por conta própria.

A fé movimenta os goianos e você não pode perder a oportunidade de conhecer estas celebrações enquanto curte sua estadia no Rio Quente!

Parque das Fontes no Rio Quente Resorts

Já deu para perceber que o turismo religioso em Goiás está cheio de maravilhas únicas, né?

Em um estado onde a fé sempre teve lugar de destaque, não faltam pontos turísticos verdadeiramente sagrados. Isso sem falar nas celebrações populares apaixonantes que transformam as cidades goianas em explosões maravilhosas de cultura, devoção e arte! Seja para fortalecer seus laços com a espiritualidade, explorar a bagagem histórica ou aproveitar momentos de contemplação e reflexão, você com certeza viverá experiências fantásticas nos lugares que acabamos de te apresentar.

Ah, e isso tudo é só uma parte do que a Terra do Pequi tem a oferecer! Quando estiver montando seu roteiro inspirado pela fé, se esqueça de reservar alguns dias para curtir também as paisagens fenomenais do estado. Aqui no Rio Quente Resorts, você se hospeda no coração do Cerrado e ainda mergulha nas águas naturalmente quentes das fontes termais. Em Goiás, até a natureza é divina.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos