Você sabe quando é o Dia Mundial da Água?

Celebrada anualmente no dia 22 de março, a data ainda é desconhecida por muita gente, mas tem um significado super importante. Afinal, ela foi criada para celebrar um recurso precioso que é indispensável pra nossa a vida – e muito abundante no Brasil –. Não é segredo que o nosso país está cheio de rios, cachoeiras, mananciais, nascentes e outros tesouros da natureza que com certeza precisam ser preservados com carinho. É por isso que o Dia Mundial da Água merece ainda mais destaque por aqui.

Hoje, vamos te contar um pouco mais sobre como essa data comemorativa nasceu. Além disso, você vai descobrir algumas formas incríveis de aproveitar a riqueza das águas brasileiras em passeios que misturam sossego, aventura e muito contato com a natureza. Vem com a gente mergulhar na história do Dia Mundial da Água!

Descubra como surgiu o Dia Mundial da Água

Tente imaginar como seria o seu dia a dia se você não pudesse contar com a água potável que sai do seu bebedouro. Ou, ainda, se você não tivesse como tomar aquele banho quentinho (ou gelado) que te relaxa no final do dia e nem escovar os dentes na torneira. Complicado, né?

Essas situações são apenas alguns dos exemplos que demonstram uma verdade indiscutível: não existe vida sem água. Muito mais do que uma questão de praticidade e conforto, o acesso à água doce e limpa é necessário para a sobrevivência dos seres humanos. Mas esse recurso, infelizmente, não é infinito. Todos os dias, as reservas de água potável disponíveis no nosso planeta diminuem um pouco, principalmente por causa da poluição de rios e lençóis freáticos. Algumas atitudes cotidianas, como desperdiçar água durante o banho, também causam impactos negativos.

Para conscientizar as pessoas sobre a importância de poupar os recursos hídricos e usá-los de maneira responsável, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água. Lançada em 1992, a data foi divulgada junto com a Declaração Universal dos Direitos da Água, um manifesto com 22 artigos que falam sobre a preservação desse precioso bem natural.

Caldas Novas e Rio Quente: conheça as cidades que abrigam águas termais

Homem e mulher de mãos dadas enquanto caminham pela água da Praia do Cerrado

Como mencionamos ali em cima, o Brasil é destaque mundial quando o assunto é disponibilidade de água.

Nosso país abriga o maior manancial de água doce do mundo e um dos maiores rios – o Amazonas –. Além disso, é aqui que fica um bioma fantástico conhecido justamente por suas águas, o Cerrado. Apelidada de “caixa d’água do Brasil”, essa região é riquíssima em recursos hídricos de todos os tipos, passando por nascentes, rios, cascatas, lagos, reservatórios subterrâneos e as impressionantes fontes termais. Essas últimas, inclusive, atraem muitos turistas de todos os lugares para os destinos situados no Cerrado.

É o caso das cidades vizinhas de Rio Quente e Caldas Novas, em Goiás. Olha, se você quer passar as suas férias curtindo vários mergulhos revigorantes – ou comemorar o Dia Mundial da Água em grande estilo –, pode começar a planejar sua viagem para esses lugares paradisíacos! Eles reúnem algumas das melhores oportunidades de descanso e diversão aquática do Brasil: em Rio Quente e Caldas Novas, você vai encontrar várias oportunidades de se banhar nas águas termais, que brotam quentinhas da terra.

Famosas por suas propriedades relaxantes e medicinais, as águas termais têm uma temperatura gostosa (que chega até 37ºC) desde a nascente. Elas proporcionam uma experiência de mergulho única que pode ser explorada por quem gosta de passar o dia no mais completo sossego e também pelos aventureiros que curtem atividades aquáticas divertidas. O atrativo mais famoso de Rio Quente é justamente o Hot Park, um parque aquático gigantesco cheio de atrações para todas as idades. Ele faz parte do complexo turístico Rio Quente, que a gente vai te apresentar melhor aqui embaixo.

Saiba mais sobre o Rio Quente Resorts

Visão aérea do complexo Rio Quente

O complexo Rio Quente, onde fica o Rio Quente Resorts, é um conjunto de espaços criados especialmente para dividir a magia das águas goianas com os visitantes.

Ele é muito conhecido por causa da megaestrutura de lazer do Hot Park, que entrou até na lista dos 10 maiores parques de diversões do mundo feita pelo Tripadvisor em 2022. Adorado por crianças e adultos, o espaço conta com opções de diversão que vão de tobogãs gigantes e escorregadores até playgrounds aquáticos e uma praia artificial com ondas. Tudo isso, é claro, funciona com as águas naturalmente mornas das fontes termais.

Tanto para quem deseja explorar o Hot Park quanto para viajantes que buscam bons lugares para descansar, o Rio Quente Resorts é uma opção de hospedagem perfeita. É uma ótima pedida caso você queira desbravar a natureza fenomenal de Goiás com todo o conforto de um grande resort. Dá para escolher entre os 6 hotéis do complexo para encontrar as acomodações que mais combinam com a sua vibe, e cada espaço tem seu próprio charme. Todos eles compartilham as belas paisagens verdes das matas nativas e têm piscinas de águas termais sempre disponíveis para os hóspedes.

Além da estrutura super completa e cercada por belezas naturais, o Rio Quente Resorts também conta com uma programação animada que inclui shows, eventos temáticos, peças teatrais e recreação para a criançada. No Parque das Fontes, outro destaque do complexo, as águas naturalmente quentes são protagonistas do relaxamento – elas aparecem em ofurôs, piscinas, duchas e saunas –. O Rio Quente Resorts oferece ainda comodidades como academia e quadras de tênis.

Rio Quente Resorts: onde fica este destino?

Situado no município de Rio Quente, o Rio Quente Resorts está bem no coração do Cerrado goiano!

O destino fica na porção sul de Goiás, a aproximadamente 170 quilômetros de Goiânia e 317 quilômetros de Brasília. Como você já sabe, ele também fica bem pertinho de Caldas Novas: a distância que separa as duas cidades é de apenas 27 quilômetros. Para encontrar os hotéis nos mapas digitais e aplicativos de localização, basta pesquisar por “complexo turístico Rio Quente Resorts”.

Entenda como chegar em Rio Quente para relaxar em águas tranquilas

Já se interessou pelo Rio Quente Resorts, né?

Então você vai gostar de saber que é super fácil chegar até o complexo. Caso você pretenda sair de São Paulo ou de Campinas, por exemplo, é possível pegar voos diretos que descem em Caldas Novas. Quem parte de outras cidades do Brasil pode voar até Goiânia e depois alugar um veículo para ir até Rio Quente. O percurso dura umas 2h30 e é feito pelas rodovias BR-153, GO-217 (sentido Piracanjuba) e GO-139. E não precisa se preocupar com o carro: você pode deixá-lo no estacionamento do Rio Quente Resorts.

Outra possibilidade é pegar um ônibus de viagem até a Rodoviária de Caldas Novas – é possível encontrar rotas saindo de várias partes do Brasil –. De lá, você pode se deslocar até Rio Quente usando os ônibus semi-urbanos da Viação Paraúna. Basta pegar a linha Pousada/Morrinhos.

Esta é certamente uma experiência diferente e especial, então não perca a chance de celebrar o Dia Mundial da Água no Rio Quente!

Piscina de águas quentes do Rio Quente, no meio do cerrado goiano

E aí, gostou de descobrir mais sobre o Dia Mundial da Água?

Então aproveite essa data especial para viver uma experiência fora do comum no Rio Quente Resorts! Como acabamos de te mostrar, as águas cristalinas de Goiás têm um potencial enorme – e elas com certeza vão te proporcionar férias inesquecíveis –. Prepare-se para curtir momentos de diversão em família com a liberdade incrível de acordar em meio às paisagens cheias de vida do Cerrado. Mergulhe nas possibilidades do Rio Quente Resorts e vem curtir uma viagem fora de série!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos