Você já parou para descobrir o significado por trás do nome de uma cidade? Em Goiás, existe um lugar tão cheio de vida e aventura quanto a abelha sem ferrão que lhe empresta o nome: estamos falando de Jataí.

Pense em um destino que combina adrenalina com paisagens de tirar o fôlego! Jataí é bastante visitada por oferecer esportes radicais, trilhas desafiadoras e águas turbulentas perfeitas para o rafting.

E se você prefere algo mais tranquilo, as fontes de águas termais são ideais para relaxar, tal como as famosas vertentes em Caldas Novas.

Mas não para por aí! Em meio à modernidade, Jataí preserva seu passado com raízes históricas, apresentadas em construções antigas que contam histórias de tempos passados, e adicionam uma camada extra de encanto à sua viagem!

Que tal explorar trilhas, acampar sob um céu estrelado ou se aventurar nas águas? Embarque nessa jornada conosco e comece a desenhar seu roteiro para uma experiência que mistura adrenalina, relaxamento e a riqueza da história local. Estamos prontos para te mostrar o que Jataí tem de melhor!

Conheça a rica história de Jataí

Em meados de setembro de 1836, uma história teve seu início nos sertões do sudoeste goiano. Francisco Joaquim Vilella e seu filho, José Manoel Vilella, trilharam caminhos vindos de Minas Gerais até encontrar o local perfeito para criar uma fazenda de gado. Às margens dos rios Claro e Ariranha, nasceu a Fazenda Ariranha, semente que germinaria para dar vida ao que conhecemos hoje como Jataí.

Em 1857, a fazenda foi adquirida, e a ascensão começou a ganhar forma. Em um momento emblemático, em 1864, Rio Verde cedeu parte de seu território para a criação da Freguesia do Divino Espírito Santo de Jataí. Atualmente, a cidade é considerada a capital da produção de grãos e leite no estado, além de ser uma das maiores na produção nacional de milho.

Prepare-se para desvendar mais segredos desse destino que tem tanto a oferecer!

Saiba onde fica Jataí, GO

Mapa do centro-oeste brasileiro, com um alfinete vermelho marcando a localização de Jataí

Jataí está a 321 km da capital, Goiânia, e a 523 km de Campo Grande, a capital sul-mato-grossense. Um ponto no mapa que guarda um universo de experiências para você! 

Estamos prestes a te guiar por caminhos cheios de descobertas e paisagens surpreendentes. Vamos lá!

Torne a viagem ainda melhor sabendo a época ideal para esta visita

Você está prestes a embarcar em uma aventura pelo sudoeste goiano e, como todo viajante experiente, saber a melhor época para curtir faz toda a diferença.

Pois saiba que o período ideal para explorar a cidade vai do fim de outubro ao início de fevereiro. É o momento em que o clima quente se torna seu aliado, perfeito para desbravar trilhas, se aventurar em atividades ao ar livre e explorar as belezas naturais que fazem de Jataí um destino imperdível!

O clima em Jataí não engana: a cidade é acolhedora

Apesar de quente, as estações se mostram distintas, mas todas compartilhando um traço comum: o acolhimento típico do centro-oeste brasileiro.

A estação com precipitação traz consigo uma sensação abafada e o céu se veste de nuvens. Enquanto isso, a estação seca se apresenta com um céu bem limpinho Ao longo do ano, as temperaturas variam de 20 °C a 32 °C, garantindo que suas aventuras sejam sempre confortáveis, seja qual for a estação.

Explore os pontos turísticos de Jataí:

Jataí é um daqueles lugares que guarda uma infinidade de surpresas para você curtir. Das belezas naturais aos vestígios históricos, cada canto dessa cidade é feito para explorar, aprender e se encantar.

Nos próximos tópicos, vamos te guiar por uma jornada por lugares especiais, desde as maravilhas naturais que fazem seu coração bater mais forte até os locais que remontam ao passado.

É hora de começar essa aventura!

Museu Histórico de Jataí

Localizado na Rua Castro Alves, 720, Bairro Rio Claro, o museu preserva preciosidades que contam a trajetória de Jataí. Para chegar lá a partir do centro da cidade, pegue a Avenida Goiás até a Rua Castro Alves. O museu estará à sua esquerda, logo após algumas quadras.

Dentro dessas paredes, você encontrará exposições permanentes e temporárias, desde artefatos históricos até fotografias e documentos valiosos.

Ao visitar o Museu Histórico de Jataí, você terá a oportunidade de apreciar a história enquanto se conectar com a essência e a identidade da comunidade. É uma parada essencial pra quem gosta de conhecer melhor a trajetória das pessoas que desbravaram o interior do país.

Parque Ecológico Diacuí

Ah, o Parque Ecológico Diacuí! Se você ainda não conhece Goiás, uma coisa podemos dizer sem medo de errar: a natureza é abundante e os parques ecológicos se espalham aos montes.  

Situado entre as Ruas Capitão Serafim de Barros e Voluntários da Pátria, no Bairro Vila Fátima, ele é muito mais que um ponto de encontro. Imagine um lugar onde a brisa sopra entre árvores centenárias, onde a luz brilha sobre um lago repleto de vida e onde as trilhas são perfeitas para explorar a mata nativa. Este é o Parque Ecológico Diacuí!

E não para por aí! Para os mais radicais, há uma pista de skate e um playground para a diversão das crianças. Já para os que preferem relaxar, conta com um extenso gramado para estender uma toalha e curtir o dia.

Ah, se você está no centro da cidade, o caminho até o Parque Ecológico Diacuí é tranquilo. Basta seguir pela rua Voluntários da Pátria até a esquina com a rua Capitão Serafim de Barros.

Lago Diacuí

Lago Dacuí com a vegetação ao redor e alguns pedalinhos ao fundo

Com suas águas calmas e rodeado por uma paisagem incrível, o Lago Diacuí é perfeito para um passeio de barco! E se você curte pescaria, lá é o lugar certo para testar suas habilidades, afinal, o lago é conhecido por ser um ótimo ponto para essa prática.

Partindo do centro da cidade, você vai seguir pela Av. Brasil em direção ao bairro Vila Fátima. Após cerca de 5 km, vire à direita na Rua 9 e continue por mais 2 km até encontrar a entrada para o Lago Diacuí.

Não deixe de reservar um tempinho para visitar o Lago Diacuí!

Memorial JK de Jataí

Como você já percebeu, este ponto turístico, criado em setembro de 2003, leva o nome de um dos ex-presidentes do Brasil, e é um tributo à história do país!

Seu prédio, com traços modernistas, além de homenagear Juscelino Kubitschek, também oferece um espaço para entender melhor seu legado e a época que marcou o Brasil. A riqueza e a importância do memorial é tanta, que além de turistas e estudantes, pesquisadores de todos os cantos do Brasil vão até lá para aprofundar seus trabalhos.

Para chegar lá, vá pela Av. Brasil em direção ao bairro Dom Abel. Após cerca de 3 km, vire à esquerda na Rua Antônio Pedro. Siga por mais 1 km até avistar o Memorial JK à sua direita.

Lago JK

Falando no memorial, saiba que ele também conta com um lago maravilhoso! Você pode dar uma caminhada ao redor de suas margens ou curtir um momento tranquilo por ali. Passar algumas horas tendo uma super aula de história e depois finalizar o dia sentado de frente pra água, é uma excelente forma de passar um tempo em Jataí.

Ah, e se você gosta de tirar fotos, se prepare para capturar momentos incríveis, especialmente durante o pôr do sol, quando as cores refletidas na água criam um espetáculo de tirar o fôlego! Perfeito para atualizar as fotos das suas redes sociais.

Lago Bom Sucesso

Abrigado no Parque Ecológico JK, o Lago Bom Sucesso é o ponto perfeito para uma experiência aquática e cheia de energia. Lembra que falamos que Jataí também tem bastante aventura, né? Pois então! O Lago Bom sucesso é ideal para os amantes de esportes náuticos! Se você curte canoagem, jet ski ou esportes do gênero, este é o lugar certo para você.

Isso sem falar que a paisagem ao redor é impressionante!

Catedral Diocesana Divino Espírito Santo

A Catedral Diocesana Divino Espírito Santo é um daqueles lugares que você não pode deixar de visitar. Esta belíssima igreja representa a fé, e também a magnificência da arquitetura.

Já saiba que é impossível não se impressionar com a grandiosidade da matriz. Sua arquitetura moderna é um espetáculo para os olhos! Inclusive, alguns dizem que, vista de cima, sua estrutura até lembra um favo de mel, como que para homenagear a pequena espécie de abelha que ajudou a nomear a cidade.

Além de ser um local de culto, a catedral também é um ponto de referência na cidade. Para chegar nela, é só seguir pela Av. Goiás em direção ao bairro Vila Fátima. Após cerca de 2 km, virar à esquerda na Rua Coronel Manoel Borges e continuar por mais 300 metros até avistar a Catedral Diocesana Divino Espírito Santo à sua direita.

Viver a história e a cultura goiana é sempre incrível, e você pode terminar essa aventura aqui no Rio Quente!

Uma das piscinas de águas termais do complexo Rio Quente Resorts, com iluminação interna em contraste com a noite

Depois de conhecer a fundo tudo o que Jataí tem a oferecer, que tal aproveitar que está na região e conhecer o Rio Quente?

Seja qual for o seu gosto, pode ter certeza que você vai encontrar muita tranquilidade nas piscinas de água quente natural, ao mesmo tempo que pode se aventurar bastante nas atrações do Hot Park! O Rio Quente Resorts é um complexo de hotéis all-inclusive, no meio do cerrado goiano. Você passa alguns dias por aqui e só precisa se preocupar em aproveitar a natureza e todas as nossas atrações. O resto é com a gente!

Gostou da ideia? Então arrume a sua mala e se jogue nessa nova aventura!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos