A riqueza cultural e a natureza exuberante são apenas alguns dos fatores que tornam os pontos turísticos de Goiás tão fascinantes.

Famoso por abrigar vários destinos favoritos do ecoturismo nacional, como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o estado garante experiências inesquecíveis para viajantes dos mais diversos perfis. Você gosta de fazer trilhas, apreciar paisagens incríveis e tomar banho de cachoeira? Então Goiás vai te conquistar sem muito esforço. Prefere relaxar em piscinas naturais de águas mornas? Pode chegar mais, que nosso roteiro de hoje tem opções incríveis para você também.

Além dos encantos naturais, a Terra do Pequi também é dona de um repertório histórico e cultural espetacular que se revela nos museus, construções seculares e, é claro, nos maravilhosos restaurantes de comida típica. Gostou? Então fica por aqui, que vamos te levar para conhecer os melhores pontos turísticos de Goiás!

Conheça os principais destinos para explorar o estado:

Não é surpresa que os pontos turísticos de Goiás sejam tão adorados no mundo inteiro.

Repleto de monumentos naturais, o estado é conhecido por abrigar uma grande parte do Cerrado brasileiro, bioma que esbanja recursos hídricos preciosos e biodiversidade. Por isso, muitos viajantes que decidem visitar Goiás são motivados pela vontade de passar alguns dias em meio a essa natureza fenomenal. Outros são atraídos pelo lindo repertório do folclore, das festas populares e das celebrações tradicionais, como a Procissão do Fogaréu e a Festa do Divino.

Para te ajudar a aproveitar tudo que essa terra encantadora tem de melhor, fizemos uma seleção especial dos destinos e atrativos que com certeza merecem a sua visita. Confira, abaixo, alguns dos melhores pontos turísticos de Goiás.

Caldas Novas

Você provavelmente já ouviu falar na magia das águas de Caldas Novas.

De fato, esse é um destino em que quase todo passeio envolve a oportunidade de dar bons mergulhos. Assim como a cidade vizinha, Rio Quente, Caldas Novas é conhecida por suas fontes termais. São nascentes em que a água brota da terra naturalmente morna, em temperaturas que geralmente vão de 24ºC a 35ºC. Além de proporcionarem banhos super relaxantes, as piscinas de águas termais de Caldas Novas têm vários benefícios para a saúde. É um verdadeiro spa da natureza!

Outro ponto turístico imperdível é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN), onde o contato com a natureza vibrante de Goiás é garantido. Com 123 km² de área, essa gigantesca unidade de preservação ambiental tem trilhas que vão até quedas d’água sensacionais, como a Cachoeira da Cascatinha. Também vale a pena conferir o paisagismo belíssimo do Jardim Japonês de Caldas Novas e provar os deliciosos quitutes goianos da Feira do Luar.

Chapada dos Veadeiros

Cachoeira na Chapada dos Veadeiros

É impossível não se apaixonar pela Chapada dos Veadeiros

Quase todo mundo já viu alguma foto ou vídeo desse lugar de beleza única. E pode acreditar quando a gente diz que as montanhas, vales, cascatas e outros tesouros naturais da região são ainda mais espetaculares pessoalmente. Na Chapada dos Veadeiros, os visuais cinematográficos estão por todas as partes: a vista panorâmica dos desfiladeiros proporcionada pelo Mirante da Janela, a serenidade mística do Jardim de Maytrea e as formas hipnotizantes do Vale da Lua compõem cenários incomparáveis.

A Chapada dos Veadeiros abriga também algumas das melhores cachoeiras de Goiás. As mais famosas são os imponentes Saltos do Rio Preto, duas imensas quedas d’água que têm 80 e 120 metros de altura. Catarata dos Couros, Cachoeira dos Cristais e Cachoeira do Segredo são outros lugares que conquistam os aventureiros. Também vale a pena conhecer a história de resistência fascinante da Comunidade Kalunga e a beleza rústica da Vila de São Jorge.

Goiânia

Vista panorâmica da cidade de Goiânia

Museus, parques, monumentos e muita comida boa: os pontos turísticos de Goiânia guardam surpresas maravilhosas para os visitantes.

Capital do estado de Goiás, a cidade tem uma atmosfera acolhedora que se une à agitação metropolitana em um equilíbrio perfeito. A paisagem urbana é embelezada por incríveis refúgios de natureza verde, como o Parque Flamboyant. Ele tem 142 m² de área arborizada e gramados tranquilos onde você pode caminhar, praticar exercícios físicos ou fazer um piquenique de frente para o lago. No Parque das Dunas, o cenário é diferente: os grandes montes de areia são perfeitos para curtir atividades como escalada e sandboard.

Quem gosta de roteiros culturais não pode deixar de visitar o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), que proporciona uma jornada emocionante pela inovação artística. Complete o passeio com uma passadinha no Museu de Artes e Ofícios de Goiânia e com a Praça Cívica. Por fim, confira a riqueza gastronômica incrível da Feira do Sol, que acontece todo sábado na Praça do Sol.

Pirenópolis

Rio com uma igreja ao fundo, na cidade Pirenópolis

Em Pirenópolis, sua atenção estará dividida entre a natureza e as relíquias culturais.

É a terra das fascinantes Cavalhadas, eventos grandiosos que misturam arte, tradição e história de uma forma única. Estrelas da Festa do Divino, as Cavalhadas são espetáculos que recriam emocionantes batalhas medievais. E o melhor é que você pode conhecer esse costume secular em qualquer época do ano, mesmo que não consiga estar em Pirenópolis durante a Festa do Divino. Basta conferir o acervo do Museu das Cavalhadas, que mostra todos os detalhes da celebração tradicional.

Já o Parque Estadual da Serra dos Pireneus, outra parada obrigatória para quem visita Pirenópolis, é o melhor lugar para quem deseja apreciar os cenários estonteantes do Cerrado Rupestre. Entre os extensos campos abertos de beleza intocada, você terá a oportunidade de contemplar formações rochosas que lembram uma cidade de pedra e, é claro, o famoso Pico dos Pireneus.

Aruanã

Que tal aproveitar sua estadia em Goiás para curtir um dia de praia?

Não, você não leu errado. Esse é um dos programas mais legais para quem visita o charmoso município de Aruanã. Embora não seja banhada pelo oceano, a cidade tem uma orla maravilhosa formada pelas águas doces do Rio Araguaia. Não é exagero dizer que a Praia do Araguaia é tão linda quanto qualquer paisagem litorânea: rodeada por uma extensa faixa de areia, a imensidão do rio se torna ainda mais encantadora por causa das áreas de vegetação preservada.

Quando a noite chega, a Praia do Araguaia vira point da vida noturna. Depois de assistir ao pôr do sol, aproveite para conhecer a incrível variedade de bares, restaurantes e lanchonetes que transformam a energia de Aruanã com programações super animadas.

Goiás Velho

Cidade de Goiás, com a rua de paralepípedos e casas coloridas

Sabia que Goiânia só se tornou capital estadual em 1935?

Pois é. Antes disso, o centro administrativo de Goiás era um município de mesmo nome. Hoje, a Cidade de Goiás – também conhecida como Goiás Velho – ainda conserva muitos fragmentos de sua grande importância histórica. É lá que ocorre uma das celebrações mais tradicionais do estado, a intrigante Procissão do Fogaréu. Realizado há quase 300 anos, o evento de ares misteriosos é um grande símbolo do folclore goiano.

Além disso, o Centro Histórico de Goiás Velho tem um conjunto arquitetônico tão valioso que recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Não deixe de conhecer relíquias como a Igreja Catedral Nossa Senhora da Boa Morte e o Palácio Conde dos Arcos. Você também pode aprender um pouco mais sobre a rica história da Cidade de Goiás visitando o Museu das Bandeiras.

Mambaí

Outro destino maravilhoso para quem curte ecoturismo é Mambaí.

Nessa joia do interior de Goiás, os cenários vão de cânions e grutas até fervedouros e cachoeiras. Apesar de não ser muito conhecida, Mambaí é um paraíso para fãs de contato com a natureza e tem uma ótima diversidade de passeios. No Poço Azul, a coloração turquesa das águas faz com que os mergulhos sejam experiências mágicas. Com pequenas quedas d’água e muita vegetação verde, o lugar parece saído de um conto de fadas. Já no Fervedouro do Léo, a água cristalina ganha tons terrosos por causa da areia escura.

Os aventureiros de carteirinha podem se jogar na adrenalina de muitas atividades radicais em Mambaí: O rapel na Caverna das Dores, por exemplo, é de dar frio na barriga! Se tiver coragem, encare também os 300 metros de descida da tirolesa, que fica entre os grandes cânions e passa pela linda caverna Lapa do Penhasco.

Chapadão do Céu

O nome de Chapadão do Céu já dá uma boa ideia do que a cidade tem para mostrar.

De fato, o pequeno município está situado em uma gigantesca planície verde onde a imensidão das paisagens parecem levar diretamente ao paraíso. Cercada por grandes rios, Chapadão do Céu é o melhor destino para quem gosta de se divertir em atividades aquáticas. A flutuação no Rio Sucuriú, por exemplo, é um passeio super relaxante. Caso prefira um programa mais animado, nossa sugestão é percorrer as corredeiras do Rio Formoso fazendo rafting.

Além de proporcionar tudo isso, Chapadão do Céu fica a apenas 26 quilômetros da cidade de Portão Bandeira, que dá acesso ao incrível Parque Nacional das Emas. Vale a pena combinar os dois destinos na hora de montar seu roteiro!

São Miguel do Araguaia

Quer aproveitar a natureza de Goiás e fugir do movimento turístico ao mesmo tempo? Então São Miguel do Araguaia é o lugar para você.

Bem menos visitada do que os outros lugares que apresentamos aqui, a pacata cidade ribeirinha floresceu às margens do Rio Araguaia. Esse gigante aquático é responsável pela maioria dos atrativos do município, como as incríveis praias fluviais e os excelentes espaços para pescaria. Para quem busca tranquilidade absoluta e passeios relaxantes, São Miguel do Araguaia é uma escolha perfeita, já que mantém a mesma atmosfera de paz durante o ano inteiro.

Além disso, o destino serve como porta de entrada para a Ilha do Bananal, que é simplesmente a maior ilha fluvial do mundo. São quase 25 mil quilômetros quadrados de pura beleza, com fauna e flora praticamente intocadas.

Rio Quente

Piscina de águas quentes do Rio Quente, no meio do cerrado goiano

Se você está planejando uma viagem em família, pode apostar no município de Rio Quente como destino.

É uma escolha à prova de erros: situada a poucos quilômetros de Caldas Novas, a cidade também é agraciada pelas águas naturalmente quentes das fontes termais. Mas, nesse caso, elas ganham um potencial diferenciado: o destino abriga a infraestrutura espetacular do Complexo Turístico Rio Quente. Além dos resorts, que proporcionam uma experiência de hospedagem totalmente “fora da caixinha”, o complexo conta com um verdadeiro paraíso da diversão, o Hot Park.

Considerado um dos melhores parques de diversão do mundo, o espaço garante entretenimento para a família toda. As atrações vão de piscinas tranquilas até escorregadores e toboáguas radicais – e tudo isso usa as revigorantes águas mornas das fontes termais –. O parque tem também uma praia artificial com ondas e várias comodidades, como restaurante e espaço kids.

Quem deseja descansar e aproveitar ao máximo as propriedades terapêuticas das águas termais pode visitar também o Parque das Fontes do Rio Quente, outra atração do grande complexo turístico. São oito piscinas, duchas, saunas, ofurôs e várias outras oportunidades de relaxar em meio ao verde da mata. Aproveite para pedir um drink no bar flutuante ou para curtir uma partida de tênis na quadra do espaço.

Siga este roteiro por Goiás e aproveite para sair ainda mais da rotina no Rio Quente Resorts!

E aí, já decidiu qual dos pontos turísticos de Goiás você vai conhecer nas próximas férias? Não? Relaxa, a gente sabe que é uma escolha complicada.

Em um estado com tantos atrativos maravilhosos, não é fácil escolher um lugar para visitar primeiro. A vontade é mesmo de mergulhar em todas essas experiências de uma vez só. Ainda bem que o Rio Quente Resorts reúne tudo de incrível que Goiás tem a oferecer! Aqui, você e sua família podem desbravar a natureza fenomenal do Cerrado, curtir aventuras emocionantes no Hot Park e se desconectar do resto do mundo nas piscinas de águas termais.

É hora de fugir da rotina e aproveitar uma viagem diferente. As maravilhas de Goiás e o Rio Quente Resorts esperam por você!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos