Autor Rio Quente
Equipe Rio Quente
Quase todo mundo já leu ou escutou alguma coisa sobre a riqueza das águas de Goiás. Mas você já ouviu falar na Serra da Mesa?
Menos popular do que a famosa Chapada dos Veadeiros e alguns outros destinos goianos, a região de Serra da Mesa com certeza merece um espacinho no seu roteiro de viagem. Perfeita para quem gosta de bons mergulhos, belas paisagens e esportes náuticos, essa área turística tem atraído cada vez mais visitantes de todas as partes do Brasil. Hoje, a gente vai te mostrar o que ela tem de tão especial.
Prepare-se para conhecer cenários cinematográficos, fazer vários passeios relaxantes ao ar livre e curtir a tranquilidade do interior goiano. Aqui, vamos te mostrar onde fica a Serra da Mesa, o que tem para fazer por lá e quais cidades você pode incluir no seu itinerário. E aí, vamos lá?
Entenda onde fica a Serra da Mesa, GO
Apesar de ser popularmente conhecida pelo grande lago que leva o mesmo nome, a região da Serra da Mesa abrange uma área gigantesca.
Situado bem ao norte de Goiás, quase na fronteira com Tocantins, o Vale da Serra da Mesa passa por cinco municípios. O mais próximo da capital é Padre Bernardo, que fica a 115 quilômetros de Brasília e a 224 quilômetros de Goiânia. Todas essas cidades estão próximas às águas do grandioso lago artificial que concentra a maior parte das atividades turísticas da Serra das Mesas.
Conheça a região do Vale de Serra da Mesa:
Mas, afinal, quais cidades fazem parte da Serra da Mesa?
Bem, a região turística é composta pelos municípios de Niquelândia, Uruaçu, Porangatu, Minaçu e Padre Bernardo. São destinos ótimos para quem busca aquela calmaria pacata do interior, excelentes hotéis-fazenda, oportunidades de curtir atividades como pesca esportiva e muito mais. Para te ajudar a planejar suas férias na Serra da Mesa, fizemos uma lista com algumas informações sobre as cidades da região e dicas do que aproveitar em cada uma delas.
Niquelândia, GO
Quem gosta de contato com a natureza vai se apaixonar por Niquelândia.
Situada a 263 quilômetros de Brasília, a cidade é conhecida na região da Serra das Mesas por seus fantásticos tesouros naturais. As estrelas dos roteiros turísticos são as cachoeiras: Niquelândia abriga maravilhas como a Cachoeira do Limiro, a Cachoeira da Serra Negra e a Cachoeira do Jequitibá, todas cercadas pelas paisagens estonteantes do Cerrado goiano. Além disso, vale a pena visitar o Lago Azul, atração mais adorada da cidade. Ele fica a 40 quilômetros de Niquelândia e ganhou esse nome por causa de seu incrível espelho d’água de coloração azulada intensa. É impressionante! O Lago Azul é próprio para mergulhos, mas só é permitido entrar na água com equipamentos de segurança.
Uruaçu, GO
Uruaçu é a cidade ideal para quem deseja curtir ao máximo o Lago da Serra da Mesa.
Separado das margens do lago por apenas 10 quilômetros, o município tem um leque bem variado de atrações e agrada visitantes de todos os perfis. Gosta de atividades aquáticas? Então você vai adorar a chance de praticar stand up paddle no Lago da Serra da Mesa. Para quem prefere programas mais tranquilos, também é possível aproveitar passeios de barco e pescar nas águas do lago, que está sempre cheio de tucunarés. Ao caminhar pela orla de Uruaçu, você vai encontrar ótimos restaurantes que servem iguarias deliciosas, como o ceviche de tilápia.
Porangatu, GO
Cidade mais ao norte da Serra das Mesas, Porangatu é uma joia do folclore goiano.
Dono de um repertório riquíssimo que vai das lendas populares até a música, dança e teatro, o município é um verdadeiro paraíso para fãs de turismo cultural. Ele é o palco da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo), um evento gigantesco que oferece espetáculos gratuitos de diversas modalidades artísticas. A mostra acontece uma vez por ano, e o mês de realização muda a cada edição. Ela é tão badalada que já recebeu até grandes nomes como Eri Johnson e Claudia Ohana. O Carnaval e as festas juninas também são bem animadas em Porangatu – a agenda cultural da cidade costuma estar agitada em todos os períodos do ano –.
Minaçu, GO
A pequena Minaçu tem um charme interiorano único.
Separada de Goiânia por um pouco mais de 500 quilômetros, a cidade é um refúgio de tranquilidade absoluta onde a natureza é rainha. Além de ser banhada pelo Lago da Serra da Mesa, Minaçu está rodeada por muitas águas revigorantes: vale super a pena visitar o Rio Cana Brava, o Córrego Lajedo e o Córrego Rajado. Você também pode curtir um dia de praia bem longe do oceano na Praia do Sol, que é formada pelo Lago Cana Brava e não perde em nada para as orlas litorâneas. Se quiser diversificar ainda mais os mergulhos, explore a Cachoeira do Jorge e a Cachoeira do Lajedo.
Padre Bernardo, GO
Localizado bem pertinho da capital goiana, Padre Bernardo é o destino perfeito para quem busca um passeio rápido e memorável.
Com belezas naturais como a Cachoeira do Sumidouro e a Cachoeira da Região do Monte Alto, a cidade também é muito procurada pelas famílias que buscam diversão. É lá que fica o Ecopark Adventure, que abriga encantos como a Cachoeira da Lydia. No parque, é possível aproveitar atividades para todos os gostos: tem trilhas, paintball, tiro ao alvo, escalada, tirolesa e muito mais! Se preferir, você também pode contemplar as belas paisagens de Padre Bernardo em caminhadas tranquilas e mergulhos relaxantes.
Visite o Lago da Serra da Mesa: referência em pesca esportiva
Sem dúvidas, o grande protagonista da região turística da Serra da Mesa é o Lago da Serra da Mesa.
Aliás, grande não. Imenso! Considerado o quinto maior lago do Brasil em extensão, ele está em primeiro lugar no ranking quando o critério é o volume de água. Com impressionantes 1784 km² de área inundada, o Lago da Serra da Mesa nasceu da represa da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa, que fica em Minaçu. As águas cristalinas desse gigante têm uma propriedade especial: por causa de sua natureza alcalina, elas espantam mosquitos, pernilongos, moscas e outros insetos, funcionando como um grande repelente natural.
Esse é um dos motivos que tornam o Lago da Serra da Mesa tão popular entre os entusiastas de esportes náuticos e outras atividades aquáticas. O destaque por lá é a pesca esportiva de tucunarés, mas é possível curtir as águas tranquilas de várias formas diferentes. Em Uruaçu, cidade mais próxima às margens do lago, também dá para aproveitar a vista fantástica do enorme espelho d’água nos bares, restaurantes e outros estabelecimentos da orla.
A Serra da Mesa surpreende até quem já viajou muito, e a experiência pode ser ainda melhor se você vier passar uns dias aqui no Rio Quente!
Já deu para perceber que a Serra da Mesa reúne alguns dos melhores pontos turísticos de Goiás?
Sem dúvidas, essa região encantadora merece demais a fama que tem ganhado nos últimos anos. Do viajante mais tranquilo aos aventureiros de carteirinha, todo mundo é feliz no Vale da Serra da Mesa! Pode se preparar para mergulhar em cachoeiras lindíssimas, conhecer a grandeza dos rios de Goiás, passear de barco pelo Lago da Serra da Mesa e apreciar visuais de tirar o fôlego.
Mas antes de finalizar, a gente ainda tem mais uma dica, tão inesquecível quanto! Se você quiser deixar sua viagem ainda mais memorável, que tal recarregar as energias em piscinas naturalmente quentes?
Parece mágica, mas é só a natureza fenomenal de Goiás: aqui no Rio Quente, você relaxa nas águas revigorantes das fontes termais e acorda todo dia em meio à mata exuberante do Cerrado. O Rio Quente Resorts é um complexo de hoteis com a cara e o aconchego desse estado tão único. Um lugar onde as piscinas são aquecidas naturalmente e a gastronomia vai te deslumbrar.
Ah! E se quiser um pouquinho de adrenalina nesse passeio, o Rio Quente é lar do Hot Park, eleito, simplesmente, um dos melhores parques de diversão do mundo!
Confira nossos pacotes promocionais e venha viver férias fora do comum! A Serra da Mesa e o Rio Quente esperam por você.