Quase na divisa com Minas Gerais, na região Sul de Goiânia e pertinho de Caldas Novas, Marzagão é uma pequena cidade com uma característica marcante: ela faz os viajantes se sentirem em casa.

Ela é super tranquila, e conta com apenas um pouco mais de 2 mil habitantes. Mas, garantimos que vale a pena dar um pause para dar uma volta pelas ruas calmas da cidade.

Ah, e não se assuste com a receptividade dos comércios, os moradores locais são realmente muito simpáticos e ficam super felizes em receber visitantes! E como quem acompanha a gente por aqui sabe que amamos levar você para conhecer destinos em Goiás que valem muito a pena conhecer, hoje é dia de te levar para um passeio por Marzagão!

Explore a história de Marzagão

Fonte esguichando água em um parque em Caldas Novas

Tem um motivo para a cidade ser tão pequena! Há não muito tempo, Marzagão fazia parte de Caldas Novas.

O povoado da então Boa Vista de Marzagão surgiu lá no começo do século XX, quando as terras pertenciam à fazenda de mesmo nome, localizada então no município de Caldas Novas.

Anos mais tarde, em 1916, o povoado já tinha se desenvolvido o suficiente para conquistar a categoria de distrito dentro da cidade. Depois de alterar o nome para apenas Marzagão, e se juntar à Água Limpa como um único município para se desvincular de Caldas Novas, em 2007, Marzagão passou a ser um município.

Você já conheceu algum município mais novo ou tão pequeno quanto Marzagão? Não perca a oportunidade! Inclusive, justamente por ficar tão pertinho, você pode montar seu roteiro para explorar a cidade e ainda curtir Caldas Novas e Rio Quente! Inclusive, sobre este último nós deixamos pra te contar um pouco mais pra frente.

Saiba tudo sobre o clima em Marzagão, GO

Assim como todo o estado de Goiás, Marzagão é um município quente, quase sempre contando com o sol brilhando no céu.

Por isso, não esqueça de andar com o seu protetor solar, tanto de rosto quanto de corpo - ninguém merece uma queimadura no meio das férias!

A temperatura média anual da região varia entre 24ºC a 33ºC. Ou seja, além do protetor, se prepare com roupas leves, boné, chapéu e uma garrafinha de água bem gelada, viu?

Conheça os sabores surpreendentes da gastronomia de Marzagão

Não é segredo que a culinária brasileira é repleta de pratos saborosos e de muita personalidade, não é mesmo? Aqui, não seria diferente! As comidas típicas de Goiás são de um sabor único, que mistura tradições histórico-culturais com a culinária atual…uma delícia!

Para começar, vale dar um destaque às frutas do cerrado, que fazem parte de inúmeras receitas, mas também tem o seu valor quando comidas puras. Um ótimo exemplo são os pratos com Pequi.

É arroz com pequi, galinhada com pequi, frango com pequi…já deu pra entender, né?

Mas experimente também receitas como o empadão goiano, pão de queijo, coxinha e lanches deliciosos - tudo com bastante recheio. Não tem como se arrepender! E você encontra nas padarias e restaurantes da pequena cidade.

Cidade pequena é sinônimo de gostinho de comida caseira, então você já pode imaginar o que te espera!

Os pontos turísticos de Marzagão esperam por você

Para completar o passeio em Marzagão, você não pode não deixar de conhecer os points da cidade.

Afinal, não é porque a cidade é pequena que ela não tem nada a oferecer. Sempre há o que aprender, onde comer e onde se divertir!

Serra do Marzagão

Estrada de chão no cerrado goiano, com árvores e campos verdes

A aproximadamente 5 km do centro da cidade, a Serra do Marzagão é um passeio maneiro para começar!

Se você é aventureiro ou aventureira, uma opção do que fazer lá é a trilha circular na serra. Vale ressaltar que ela é recomendada apenas para quem já é experiente, porque a distância total é de pouco mais de 49 km e, por ser na serra, o caminho é cheio de elevações e declínios sinuosos. Mesmo assim, caso prefira pegar mais leve, nada te impede de percorrer um trecho menor e depois retornar.

Agora, se você não tem esse pique, mas ainda assim quer curtir uma bela paisagem natural e o ecoturismo local, fique à vontade para se acomodar aos pés de uma árvore e aproveitar o dia - perfeito para um piquenique!

Praça Central

A Praça Central, mesmo que você não planeje passar por ela, com certeza irá cruzar o seu caminho em algum momento.

É o lugar onde os moradores se juntam para colocar a conversa em dia, curtir momentos tranquilos e observar o tranquilo movimento da cidade.

O legal é que a praça é rodeada pelas casas de antigos moradores, quando ainda eram construídas sem muros ao redor.

Ah, e é também onde acontecem eventos culturais e festas sazonais. Inclua em seu roteiro para algumas horas de descanso e, quem sabe, bater um papo com o pessoal que mora por ali.

Cerradão Artesanato

Que tal comprar um objeto único, que não pode ser encontrado em outro lugar? Essa é a beleza do Cerradão Artesanato! Sem contar que você incentiva os artesãos e artesãs locais, o que é outra coisa super legal de quando se decide conhecer uma cidade nova.

Por mais que sejam peças de uma mesma coleção, cada unidade nunca será exatamente igual à outra.

Você vai encontrar uma grande variedade de produtos feitos à mão, como bordados, esculturas e cerâmicas, tudo feito com muita originalidade e criatividade. Isso sem falar dos doces e temperos locais.

Não deixe de levar uma lembrancinha para casa, viu? O local fica na Rua 2 quadra 1 lote 1 s/n, no centro.

Ginásio Municipal

O Ginásio Municipal Joaquim Gonzaga de Menezes é um lugar onde você pode praticar esportes, participar de eventos ou acompanhar a campeonatos esportivos amadores.

Localizado na Rua Dois, o local conta com uma quadra aberta com gramado ao lado, e abriga uma quadra poliesportiva coberta para dias de sol muito forte, ou de chuva, é claro.

Como é um lugar público, não é preciso agendar para utilizar, mas é bom chegar cedo se quiser jogar uma partida em uma das quadras!

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

Sabe a Praça Central, que recomendamos para você conhecer agora a pouco?

A Igreja Matriz fica lá, então dá para aproveitar o passeio pela praça para conhecê-la também!

A construção do local aconteceu no século XIX, e até hoje preserva a arquitetura colonial com cada detalhe ornamental. Por dentro, é igualmente impressionante, além de abrigar relíquias religiosas que contam a história da devoção dos moradores locais.

Confira o melhor roteiro para ir de Marzagão ao Rio Quente Resorts

Duas pessoas no meio de uma piscina cristalina na Praia do Cerrado, Hot Park

Lembra que falamos do Rio Quente lá no começo? Então, já que você vai estar em Marzagão, vale a pena ir até o Rio Quente para conhecer o município e, com certeza, aproveitar as relaxantes piscinas de águas termais no resort. O que acha?

O trajeto de um município para o outro é de aproximadamente 41 km, o que leva cerca de 40 minutos de carro ou ônibus de viagem pela GO-443, basta pegar a saída à esquerda na rotatória da GO-309.

Mas, se você estiver com tempo e vontade de explorar mais as paisagens goianas, você pode continuar na GO-309, que se torna a GO-139 e passa por Caldas Novas antes de dar a volta e chegar em Rio Quente.

O importante é chegar no Rio Quente Resorts e relaxar nas piscinas, curtir a Praia do Cerrado, se divertir nas atrações radicais do Hot Park e comer várias comidas típicas nos restaurantes do resort. Não tem como se arrepender do passeio, ainda mais que fica tão pertinho.

Curta experiências novas e explore as maravilhas de Marzagão com a tranquilidade da sua estadia no Rio Quente!

Complexo do Rio Quente, com as piscinas termais entre os prédios dos hotéis, em meio ao cerrado goiano

Seja você o tipo de viajante que só coloca o pé na estrada com tudo planejado, ou o viajante que se deixa levar pelo inesperado, conhecer cidades pequenas é sempre uma delícia!

Mais legal ainda é quando você pode conhecer mais uma cidade na mesma viagem. Afinal, já que você está na região, o que custa alongar o passeio, não é mesmo?

Por isso, não esquece de se programar direitinho e vir passar uns dias aqui com a gente. Sair da rotina no coração do cerrado goiano será uma experiência inesquecível, e pode deixar o resto com a gente.

Estamos te esperando!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos