Tem coisa melhor do que viajar e sair da rotina? A melhor parte das férias é praticar atividades que não se encaixam no seu dia a dia, ou viver novas experiências incríveis!

Indiferente do tipo de viajante que você é, é aí que o turismo de aventura entra!

E, falando em aventura, Goiás é um dos melhores estados para praticar o ecoturismo e se jogar na natureza de uma forma inesquecível. Quem acompanha a gente por aqui, sabe que nosso negócio é te levar pra conhecer os vários lugares incríveis espalhados pelo estado, então por que não falarmos um pouco de turismo de aventura?

Pegue o seu protetor solar, repelente e a garrafinha de água, e venha com a gente saber mais sobre essa modalidade turística tão apreciada em Goiás!

Entenda o que é o Turismo de Aventura


Bom, diferente da prática de esportes radicais, o turismo de aventura é quando você aproveita um passeio para sentir o gostinho da adrenalina correndo pelo seu corpo.

Isso porque a prática de esportes radicais envolve competições, treinos constantes e toda uma preparação que faz parte da sua rotina.

O turismo de aventura pode ser desafiador, porém, sempre com os riscos avaliados e controlados pelos profissionais que estão ali para garantir a sua segurança enquanto pratica uma atividade nova.

Essa atividade pode ser ao ar livre ou não, o importante é fazer a adrenalina correr pelo seu corpo enquanto conhece lugares diferentes.

Saiba quais são as modalidades de Turismo de Aventura

Como comentamos acima, o turismo de aventura pode acontecer na natureza, ao ar livre, ou em espaços fechados. Com isso, as modalidades são quase infinitas!

Por exemplo, há modalidades de turismo de aventura na água, que podem ser realizadas em rios, lagoas, mar e piscinas, assim como atividades em terra firme, como o trekking.

Isso sem falar de aventura nas alturas, como tirolesa, bungee jump, balonismo, paraquedismo e várias outras opções. Uma aventura e tanto, né? O melhor de tudo é que se você tem medo de altura, por exemplo, sempre existem as atividades na água, mas caso não saiba nadar ou se sinta um pouco aflito em lagos ou no mar, sempre existe a possibilidade de curtir uma boa trilha, como as opções inesquecíveis que existem na Chapada dos Veadeiros.

Destinos e lugares onde você pode aproveitar:

E aí, vamos colocar as novas experiências em prática?

Chegou a hora de voar de balão, mergulhar com os peixes, praticar rapel ou seja qual for o seu sonho!

Separamos alguns dos melhores destinos para praticar o turismo de aventura em Goiás. Vamos lá?

Cavalcante

Montanha e paisagem de cerrado em Cavalcante, com uma cachoeira ao fundo

Começando essa lista com tudo, você vai curtir demais Cavalcante!

Localizado na região de Chapada dos Veadeiros, o destino é bastante procurado pelas várias opções de atividades radicais em meio a cenários impressionantes da natureza.

Apesar de a cidade mais conhecida da Chapada ser Alto Paraíso, Cavalcante ganhou o coração dos viajantes por ser uma excelente opção de hospedagem, visto que engloba 60% da área do parque.

Isso significa que você vai ficar em uma região de fácil acesso aos atrativos e passeios da Chapada dos Veadeiros, que vão desde os mais tranquilos como caminhar em trilhas de nível fácil até sentir o coração bater forte em um salto de parapente!

Dicas extras: conheça o Vale da Lua e a Cachoeira dos Cristais no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e confira nosso artigo sobre Cavalcante para saber mais sobre o destino.

Salto Corumbá

Cachoeira em Salto do Corumbá, com um pequeno arco-íris sendo formado pelo contato da água com o ar.

Para curtir as férias em grande estilo, Salto Corumbá é uma boa pedida!

Não é novidade que Goiás é um grande point para quem curte turismo de aventura. Um grande exemplo é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que acabamos de te apresentar. Porém, há outros tesouros nacionais menos famosos, como o Salto Corumbá.

O incrível parque ecológico abriga algumas das mais lindas cachoeiras de Goiás e ainda faz parte de um complexo que tem uma excelente infraestrutura de lazer e serviços. Entre as áreas de vegetação, tem espaço para camping, arvorismo, tirolesa, rapel, bóia-cross e várias outras opções!

Para você ter uma ideia, são sete quedas d’água que foram responsáveis pela fama do local. A Cachoeira da Gruta, com seu poço cristalino e suas cavernas, tem uma atmosfera mágica. E é fácil de entender: a maior das cascatas, chamada Cachoeira do Salto, é tão bonita que já esteve na capa da revista National Geographic.

O Salto Corumbá fica a 123 quilômetros de Goiânia, no município de Corumbá, próximo a Pirenópolis.

Caiapônia

Paisagem do cerrado goiano com Chapadas e trilhas em Caiapônia

Montain bike, rapel, trilhas de nível difícil… o que Caiapônia tem a oferecer vai te deixar impressionado!

Apesar de pequena, a cidade oferece muita diversão para toda a família. Tem atrações para quem quer viver o turismo de aventura a todo vapor, para quem quer praticar atividades tranquilas como stand up paddle e windsurf, e para quem só quer relaxar, tem bastante espaço também.

Ah, e fica a dica: para quem quer sossegar e curtir o turismo de um jeito tranquilo, visite o Balneário do Lajeado!

Caiapônia fica a 318 km da capital.

Mambaí

Bem em meio ao cerrado de Goiás, Mambaí oferece atrativos radicais tão divertidos que vão fazer você querer voltar mais vezes!

Um dos lugares mais visitados em Mambaí é a Cachoeira do Funil, e não é à toa, é claro. Ela conta com uma queda de pouco mais de 20 metros, e pode ser acessada por uma escada que leva até a sua base. Mas para os mais aventureiros, há a opção de fazer o trajeto pela trilha por dentro de uma gruta.

A altura da cachoeira é perfeita para rapel, que é bastante praticada pelos aventureiros que passam por lá!

Mambaí fica a 511 km de Goiânia, então é mais fácil partir de Brasília, que fica a 309 km.

Paraúna

Bem mais próxima de Goiânia, a 126 km, Paraúna também impressiona seus visitantes com uma beleza natural exuberante.

Mas, para além disso, a cidade abriga histórias e lendas goianas impressionantes, repassadas pelos moradores! Muitas delas afirmam que a região é visitada - e até habitada - por seres não humanos, vindos de outros planetas. Fica por sua conta acreditar ou não, mas o misticismo atrai turistas de diversas partes do país. Um dos motivos que incrementam as lendas são as grandes formações rochosas em formatos inacreditáveis e construções antigas pela cidade.

Real ou não, há diversas atividades de aventura para você praticar por lá, principalmente na Cachoeira do Cervo e no Córrego Couro do Cervo, onde praticam bóia-cross, rafting e canoagem.

Vila Propício

Que tal conhecer o segundo maior complexo de cavernas do Centro-Oeste?

Pois é! A Vila Propício conta com mais de 50 cavernas e grutas, o que já é impressionante, mas a beleza de cada uma delas é realmente especial.

Dica: visite as cavernas Chico Pina, Cearense, Dois Irmãos e Três Marias. São as mais conhecidas e visitadas por turistas do Brasil inteiro.

Entre as belezas naturais das cavernas e grutas, você também vai encontrar cachoeiras como a do Rio dos Patos e lagos para dar aquele mergulho em um dia quente de verão. Isso sem falar das tirolesas e rapel pelos paredões rochosos. Aventuras à flor da pele!

Rio Quente

piscina de água termal no Rio Quente Resorts

Quase encerrando a nossa lista, não poderíamos deixar de falar sobre um dos maiores atrativos de Goiás: as piscinas de águas naturalmente quentes.

Para quem busca turismo de aventura, não tem experiência melhor do que vivenciar um feito da natureza tão incrível!

Caso não conheça, estamos falando das águas termais, que são águas aquecidas sob a terra, e brotam no solo com temperaturas de 36,5ºC a 37,5ºC, perfeitas para relaxar e absorver todos os nutrientes naturais. O Rio Quente é um pequeno município que, como o nome sugere, é riquíssimo em águas termais! Nele fica o Rio Quente Resorts, um complexo de hoteis perfeito para sair da rotina e uma excelente opção para conhecer as piscinas de águas termais, se aventurar nas atrações como o Parque das Fontes e comer muita comida típica!

Aqui, temos atrativos para quem só quer relaxar nas piscinas, e para quem quer sentir a adrenalina pelo corpo com mais intensidade ainda tem o Hot Park, considerado um dos melhores parques de diversões do mundo, mas calma que a gente fala um pouquinho mais sobre ele!

Hot Park

Duas pessoas no meio de uma piscina cristalina na Praia do Cerrado, Hot Park

Carregando o título de primeiro parque aquático de águas naturalmente quentes do mundo, o Hot Park tem muito a oferecer quando falamos em aventura!

Ele faz parte do complexo Rio Quente Resorts, podendo ser aproveitado por quem se hospeda no resort, ou por quem opta pelo Day Use para um dia de muita diversão. As atrações são cercadas pela natureza, entre elas 21 toboáguas para aquele friozinho na barriga, piscinas com diversas interações, a Praia do Cerrado com 9 tipos de ondas, além de atrações como Aerobike, Half Pipe, Escola de Surf e muito mais!

Se você curtiu o pouquinho que falamos do parque e quer conhecer a fundo essa opção, dá uma olhada nesse artigo super completo que fizemos sobre o Hot Park.

Agora só falta escolher o seu destino preferido, se aventurar e depois curtir o descanso merecido aqui no Rio Quente!

E aí, qual destino ganhou o seu coração?

Saiba que estaremos aqui no Rio Quente esperando por você e toda a sua família com brincadeiras, festas e eventos especiais para aventuras inesquecíveis, combinado? Ah…e se quiser aproveitar mais o turismo de aventura pelo estado, é só montar um super roteiro e depois tirar alguns dias pra curtir por aqui.

Separe o protetor solar, as roupas de banho e chega mais!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos