Você está precisando de um tempinho para relaxar e se divertir sem preocupações? Então pode ficar por aqui. Hoje, vamos te levar para explorar os melhores lugares para viajar sozinho em Goiás!

Viajar sem outras pessoas é sempre uma chance incrível de aproveitar vários momentos de liberdade. E as vantagens vão muito além da tranquilidade de escolher os destinos e a programação de acordo com seus gostos. Passear só também é uma oportunidade super legal de curtir a sua própria companhia, praticar o autoconhecimento, exercitar sua independência e desopilar. Na nossa lista de melhores lugares para viajar sozinho em Goiás, vamos te mostrar aonde você pode ir para viver tudo isso e muito mais.

Famoso por sua natureza exuberante, o estado abriga algumas das paisagens mais encantadoras do Brasil. Quem nunca ouviu falar nos cenários incríveis da Chapada dos Veadeiros, por exemplo? Além dessa famosa região, a beleza infinita do Cerrado goiano também aparece em destinos como Pirenópolis e Caldas Novas. As tradições centenárias e o folclore riquíssimo fecham o pacote que torna os pontos turísticos de Goiás tão convidativos para quem gosta de viajar – com ou sem companhia –.

Por isso, se você está planejando a sua próxima aventura “solo”, pode vir com a gente. É hora de conhecer os melhores lugares para viajar sozinho em Goiás e descobrir o que espera por você no coração do Centro-Oeste.

Conheça cidades incríveis para explorar:

Cachoeiras, montanhas, planícies e grutas são apenas alguns dos muitos encantos que compõem as paisagens vibrantes de Goiás.

Não é à toa que o estado é super famoso entre fãs de ecoturismo. Mas além das oportunidades de se aventurar pelo Cerrado e aproveitar o contato próximo com a natureza, os destinos goianos também garantem experiências inesquecíveis para quem curte história, arquitetura e turismo cultural. Por fim, os lugares para viajar sozinho que você conhecerá a seguir também são ótimas pedidas para momentos de relaxamento completo.

Caldas Novas

homem mergulhando em meio aos peixes, em Caldas Novas

Aliás, não tem como falar em relaxamento sem mencionar Caldas Novas.

Esse é o destino perfeito para quem deseja aproveitar alguns dias de sossego com direito a passeios tranquilos e banhos revigorantes. Afinal, Caldas Novas é conhecida por suas fontes termais, nascentes de água naturalmente morna que são verdadeiros antídotos contra o estresse. Também vale a pena fazer uma caminhada pela orla do Lago Corumbá e conhecer a natureza fantástica do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.

Se quiser aproveitar as propriedades incríveis das águas termais em grande estilo, estenda o passeio para o município de Rio Quente, que fica a apenas 33 quilômetros de Caldas Novas (o trajeto entre as cidades leva menos de 40 minutos). Em Rio Quente, você terá a chance de curtir um dos maiores parques aquáticos do Brasil, o Hot Park. Com uma variedade incrível de atrações, o espaço garante diversão para visitantes de todas as idades: as opções vão de piscinas tranquilas até brinquedos radicais e uma praia artificial. É um paraíso do entretenimento movido a águas termais!

Caso prefira um rolê mais sossegado, visite o Parque das Fontes. Assim como o Hot Park, ele faz parte do complexo turístico Rio Quente Resorts. Nesse refúgio de calmaria, você poderá se banhar em piscinas, ofurôs e duchas de água morna. Além do poder terapêutico das fontes termais, o lugar também conta com quadras de tênis, campo de futebol de areia e bar molhado. Para quem se hospeda nos hotéis do Rio Quente Resorts, o acesso ao Parque das Fontes e ao Hot Park é liberado.

Goiânia

A capital de Goiás tem um charme único que sempre conquista os corações dos visitantes.

Entre os principais pontos turísticos de Goiânia estão os lindos parques repletos de cenários verdes, lagos e gramados que são perfeitos para exercícios físicos e momentos de contemplação. No Parque Vaca Brava e no Parque Flamboyant, você vai encontrar tudo que precisa para curtir uma tarde tranquila – dá para caminhar entre as árvores, fazer um piquenique de frente para o lago ou se sentar na grama para ler um bom livro –.  Para quem gosta de passeios culturais, vale a pena visitar o Museu de Arte Contemporânea de Goiás, o Museu de Artes e Ofícios de Goiânia e o Memorial do Cerrado, um dos espaços mais fascinantes da cidade.

Por fim, não deixe de conhecer as tradicionais feiras livres que são marcas registradas de Goiânia, como a Feira Hippie e a Feira da Lua. Elas são ótimas para fazer umas comprinhas, comprar ingredientes frescos e provar os sabores maravilhosos da culinária goiana.

Pirenópolis

Cachoeira em Pirenópolis

A cidade de Pirenópolis – carinhosamente chamada de “Piri” – é conhecida por sua preciosa bagagem cultural.

Ela é palco de algumas das celebrações populares mais antigas do país, como a Festa do Divino. Esse evento grandioso mobiliza a cidade por vários dias com uma programação cheia de música, dança e tradições encantadoras como as icônicas Cavalhadas, que recriam batalhas medievais emocionantes. Se não puder conhecer Pirenópolis na época de Pentecostes, que é quando acontece a Festa do Divino, você pode mergulhar nas tradições locais por meio das visitas ao Museu do Divino e ao Museu das Cavalhadas.

Além desses passeios enriquecedores, Pirenópolis tem cachoeiras nacionalmente adoradas, como a Cachoeira do Abade e a Cachoeira do Coqueiro. Também é possível desbravar a beleza da fauna e da flora de Piri no Santuário Vagafogo e no Parque Estadual da Serra dos Pirineus, onde os visuais peculiares do Cerrado rupestre formam cenários incríveis.

Cavalcante (Chapada dos Veadeiros)

A Chapada dos Veadeiros é um daqueles lugares que todo mundo precisa visitar pelo menos uma vez na vida.

Queridinha de quem aprecia turismo de aventura, Cavalcante é uma das cidades goianas que servem como ponto de apoio para quem visita o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ela também abriga alguns dos pontos turísticos mais icônicos da região, como a famosa Cachoeira de Santa Bárbara. A beleza estonteante dos 35 metros de queda d’água se torna ainda mais sensacional por causa do lindo poço que reflete tons de azul e turquesa. Também vale a pena desbravar as águas da Cachoeira da Capivara, a Cachoeira Candaru e o Complexo do Prata.

Feche a sua passagem por Cavalcante com chave de ouro visitando o Mirante da Nova Aurora. Situado em um pico da Serra da Nova Aurora, ele proporciona uma vista privilegiada das imensas serras verdes que rodeiam a cidade. É uma paisagem de tirar o fôlego!

Alto Paraíso de Goiás (Chapada dos Veadeiros)

Cerrado goiano com as montanhas e planícies em Alto Paraíso de Goiás, entrada da Chapada dos Veadeiros

Separada de Cavalcante por 90 quilômetros, Alto Paraíso de Goiás é a cidade mais agitada da Chapada dos Veadeiros.

Por receber um grande número de turistas, ela tem uma infraestrutura de serviços excelente e uma vibe eclética apaixonante. É um daqueles lugares onde todas as “tribos” se encontram, sabe? Além disso, Alto Paraíso de Goiás abriga a Vila de São Jorge, porta de entrada oficial do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Entre os encantos naturais que cercam o município estão a Cachoeira dos Cristais, as Cachoeiras Almécegas e a Catarata dos Couros. Junto da Vila de São Jorge, você vai encontrar preciosidades como o Vale da Lua, o Jardim de Maytrea e o Mirante da Janela, donos de paisagens dignas de cinema.

Não deixe de separar uma noite para conhecer o charme do centrinho de Alto Paraíso de Goiás. Caminhe pela Avenida Ary Valadão Filho para explorar a maravilhosa diversidade de bares, restaurantes e lojas e confira as feirinhas de artesanato que rolam na Praça do Artesão.

Esteja atento também às dicas para viajar sozinho

Para quem nunca viajou sozinho, é natural ter algumas dúvidas sobre esse tipo de aventura.

Em geral, a maioria dos viajantes solo precisam reforçar a atenção com as questões ligadas à segurança. Por isso, na hora de planejar um passeio sem companhia, vale a pena levar as dicas abaixo em consideração.

  • Antes de embarcar, deixe pelo menos duas pessoas de confiança bem informadas sobre a sua viagem. Passe todos os detalhes: fale das datas de início e término da sua estadia e explique o itinerário que pretende seguir. Se quiser, você pode até compartilhar a sua localização em tempo real durante os passeios.
  • Caso você não tenha um bom plano de saúde, considere a possibilidade de contratar um seguro viagem. Dessa forma, você não fica na mão se sofrer algum acidente ou sentir qualquer mal-estar. Melhor prevenir do que remediar, né?
  • Capriche no cálculo de viagem e leve mais dinheiro do que você vai precisar. Essa grana extra pode te salvar diante de emergências e outros imprevistos (lembre-se que é mais difícil pegar dinheiro emprestado quando você está viajando só). Também sugerimos levar uma certa quantia de dinheiro em espécie – você nunca sabe quando os pagamentos digitais podem falhar –.
  • Como você não vai dividir as despesas da viagem com ninguém, aposte em estratégias para baratear os custos. Comprando suas passagens aéreas com antecedência, por exemplo, o deslocamento não pesa tanto no seu orçamento.
  • Tome cuidado com seus documentos pessoais durante a viagem. Se você perder algum deles, pode ganhar uma dor de cabeça e tanto! Por isso, além de reservar um espaço seguro na sua bolsa para guardar os documentos, mantenha as versões digitais deles no seu celular.
  • No Brasil, a idade mínima para viajar sozinho é de 12 anos completos. Mas viajantes com menos de 18 anos precisam de uma autorização dos pais (ou responsáveis) para se locomover pelo país.

É possível viver momentos únicos em Goiás, e se você estiver por aqui, não deixe de garantir a melhor estadia no Rio Quente!

Complexo de piscinas e hoteis do Rio Quente Resorts

A gente sabe que conhecer novos destinos ao lado de pessoas queridas é sempre maravilhoso. Mas, às vezes, a sua melhor companhia de viagem é você.

Com nossas dicas especiais e sugestões de lugares para viajar sozinho, você já tem tudo que precisa para planejar uma viagem inesquecível. Nos destinos que acabamos de te apresentar, você pode viver experiências únicas que vão da adrenalina ao descanso e podem te ajudar a renovar completamente as suas energias. E se você quiser aproveitar suas férias com o máximo de conforto, o Rio Quente Resorts é a melhor pedida!

Aqui, você curte as águas termais goianas nas atrações incríveis do Hot Park e do Parque das Fontes e ainda se hospeda no coração do Cerrado. Fuja da rotina e mergulhe em uma estadia diferenciada em meio a cenários de natureza fenomenal: os encantos de Goiás esperam por você no Rio Quente Resorts.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos